Crie estratégias com tecnologia e colaboração

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No mercado global, empresas, clientes e funcionários estão publicando e consumindo imensas quantidades de informações. De acordo com o IDC, em 2020 o “Universo Digital”, todos os dados criados por consumidores e empresas no planeta, será 44 vezes maior em relação ao ano de 2009.

As pessoas que descobrem, compartilham e aumentam o valor da informação colocam suas empresas à frente da concorrência. Tal informação tem o poder para acelerar a inovação, levar produtos para o mercado mais rapidamente e permitir que empregadores colaborem e compartilhem informação onde e quando eles precisarem.

Esse cenário emergente e descentralizado de negócios pede colaboração. Em uma era de expectativas instantâneas, colaboração significativa pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. De fato, as empresas cada vez mais consideram a colaboração essencial para seu sucesso, de acordo com uma recente pesquisa global realizada pela Avanade. Mais de 80% dos entrevistados para a pesquisa concordaram: a colaboração por toda a empresa é mais importante do que a especialização do indivíduo para o sucesso.

Na mesma pesquisa, 75% das empresas esperam a ampliação do uso de ferramentas de colaboração no próximo ano. A atual realidade dos negócios requer que as empresas mudem radicalmente a forma como elas operam em escala global. Ferramentas de comunicação e colaboração permitem às empresas colaborar e compartilhar informações de maneira mais rápida e melhor, ao mesmo tempo reduzir custos.

Os principais benefícios incluem:

Custos mais baixos

O foco de muitas organizações na colaboração decorre da percepção dos benefícios de custo e eficiência. Algumas empresas têm sido capazes de reduzir as despesas com viagens em até 25%, dependendo de quanto apoio a equipe virtual e a infraestrutura de teleconferência proporcionam.

Maior produtividade

As empresas também relatam aumento na produtividade. A busca pela informação necessária pode custar tempo e dinheiro. Um estudo de 2009 do IDC estima que o custo médio associado à busca dos funcionários pela informação necessária para o trabalho chega a US$3.300 por funcionário anualmente. Com base nesse estudo, as empresas notam um retorno do investimento com o uso de ferramentas de colaboração ao invés de pagar uma pessoa para gastar mais tempo caçando informações e resolvendo problemas.

Flexibilidade

Em tempos de economia difícil e quando a concorrência aumenta, uma infraestrutura flexível de TI economiza dinheiro. Essa infraestrutura deve, sob demanda, expandir-se e contrair-se para acomodar as novas necessidades de negócios.

Menor tempo para o lançamento de produtos no mercado

As empresas de produtos podem se beneficiar da tecnologia de colaboração ao reduzir os ciclos de desenvolvimento de produtos. Quanto mais rápido a empresa conseguir levar o produto ao mercado, mais tempo ele poderá ser vendido com a marca da empresa e isso aumenta a receita.

Retenção de funcionários

Promover um ambiente corporativo colaborativo reforça e amplifica comportamentos que melhoram a moral dos funcionários. Um ambiente colaborativo cria lideranças e oportunidades de carreira ao ajudar os funcionários a trabalharem melhor juntos. E, finalmente, pode ter um impacto positivo como um todo.

Uma maneira de conquistar isso é a criação de um diretório de pessoas bem informadas capazes de habilitar indivíduos a compartilharem suas experiências. Isso aumentaria a “inteligência coletiva” e ajudaria a conectar aqueles que precisam saber com aqueles que sabem. Pense nisso como uma rede social corporativa.

Ao mesmo tempo em que existem benefícios reais com a maior colaboração, os executivos também reconhecem alguns desafios específicos. Antes das empresas considerarem a colaboração com uma solução para cumprir objetivos de negócios, elas precisam compreender seu uso dentro do contexto das empresas.

Por quê? Porque a colaboração envolve pessoas e tecnologia. Entender tanto os aspectos técnicos quanto comportamentais permite às organizações identificar e atender estrategicamente seus pontos atualmente mais sensíveis. Também as ajuda a medir e afinar o resultado das soluções adotas.

O que não pode ser subestimado: o sucesso chega quando a organização considera as pessoas, o processo e os requisitos de tecnologia desde o começo. Uns se alimentam dos outros. Projetos com foco apenas na implantação do processo ou apenas na tecnologia, normalmente falham. Engajamentos de sucesso resultam de uma análise minuciosa de cada aspecto. [Webinsider]

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Uma resposta

  1. Olá Hamilton,

    Muito interessante esta matéria.
    Estou iniciando trabalho de conclusão de curso (Gestão do conhecimento) e gostaria de obter maiores informações sobre a pesquisa realizada pela Avanade, mencionada no 3º parágrafo.
    Onde posso consegui-las?

    Obrigada

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