A experiência do design centrado no usuário

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A palavra design – como a conhecemos no Brasil – ganha uma amplitude bem diferente longe das nossas fronteiras: se, por aqui, trata-se de um termo emprestado do idioma inglês para designar a profissão de quem trabalha com representações gráficas – perdoem os designers pela pobre definição da palavra – lá fora o design ganha ares de projeto, plano, enredo (entre outras tantas possibilidades).

Somando-se ao design a “interação”, outra palavrinha tão em voga hoje em dia, o papel do designer passa a significar algo ainda mais amplo. Ele se torna um mediador entre equipes multidisciplinares (em áreas teoricamente nada relacionadas ao design propriamente dito, como Enfermagem ou Finanças) na promoção da criatividade e novas formas de colaboração em organizações, digamos, mais tradicionais.

Case IDEO

E esse perfil de design está sob a responsabilidade de Brian Rink à frente da IDEO, onde trabalha como especialista em fatores humanos e transformação organizacional.

Rink se vale do “User Centered Design” para desenvolver habilidades de inovação em seus clientes no mundo todo. E no Interaction South America 2011, em Belo Horizonte, apresentou três cases – incluindo o da própria IDEO – para ilustrar a importância da inspiração para criar o que ele chama de “comunidades verdadeiramente criativas”.

Quando fala da empresa, Brian é enfático ao mencionar que seu fundador, Tim Brown, sempre acreditou muito mais na capacidade do seu time de designers de sedimentar os reais valores da IDEO, do que ele próprio sozinho. “O maior desejo da IDEO é criar um grande impacto no mundo através do design”, conta Brian Rink.

Para exemplificar as dimensões desse impacto, Brian usa como exemplo o “Burning Man”, um festival que acontece todos os anos na segunda semana de setembro no deserto de Nevada, nos Estados Unidos, que reúne cerca de 50 mil pessoas em uma celebração única.

E conta também como foi a experiência da IDEO para a HackFwd, uma empresa de origem europeia criada para um fim pra lá de edificante: estimular geeks apaixonados pelo que fazem a lançar suas ideias para o mundo, oferecendo total apoio e suporte para que isso aconteça.

Se para você, tudo isso parece um pouco demagógico ou sem muito sentido prático, assista ao vídeo com a íntegra da palestra de Brian Rink (em inglês) no IxDSA 2011 para saber como é possível transformar o mundo por meio do design:

[Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Avatar de Laura Loenert

Laura Loenert é jornalista e editora do site 3DPrinting.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *