A inteligência de mercado utiliza diversas ferramentas para transformar informação em estratégias inteligentes para a empresa.
Entre estas ferramentas, os indicadores têm especial importância, pois quando bem definidos e trabalhados, trazem um panorama da situação de forma precisa e de fácil entendimento para todos os envolvidos.
Como indicadores são acompanhados ao longo do tempo, temos sempre a visão da evolução e a tendência da situação, o que nos dá subsídios na escolha de caminhos.
A definição de um indicador deve levar em consideração se os valores acompanhados são mensuráveis, se a metodologia de coleta e analise é transparente, se pode ser padronizada e se as fontes são viáveis, não apresentando custo restritivo para o acompanhamento ao longo do tempo.
Outro fator a ser considerado é a interação dos gestores da empresa, dos envolvidos no processo de coleta e analise com a informação que o indicador representa. Para isto, a confiabilidade da informação, resumida pelo indicador, deve ser consenso entre os colaboradores.
Indicadores podem ser utilizados para o acompanhamento de uma situação, mas também servem de parâmetros para estabelecimento e acompanhamento de metas e analise de performance.
Por exemplo, o Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH, desenvolvido pela ONU, é um indicador não só de crescimento de um pais frente outro, mas também um comparativo entre países. Ajuda a estabelecer e acompanhar metas em um local determinado e suas relações com outras localidades.
Para obtermos um indicador que resuma informações e as torne úteis devemos nos apoiar em:
1. Fontes/coleta: obtenção dos dados de forma ágil, viável e dentro dos parâmetros de custo.
2. Análise: processo padronizado e executado dentro de prazos que atendam a demanda da empresa.
3. Divulgação: sistemática, com formatação adequada à cultura da empresa e no tempo necessário para a tomada de decisões.
Indicadores – apoio à gestão sustentável
Hoje, gestão sustentável não é mais um tema acadêmico e está cada vez mais presente no dia a dia das empresas, seja por meio dos clientes – que com mais informações, são mais exigentes, seja para os investidores – preocupados com o longo prazo ou para obtenção de crédito – que necessita de transparência de gestão e estabilidade.
Para demonstrarmos que os mecanismos utilizados pela empresa são sustentáveis e podem ser acompanhados ao longo do tempo devemos desenvolver uma base de indicadores para dar transparência ao processo.
É por meio desta base de indicadores que poderemos demonstrar e acompanhar a evolução da empresa e o equilíbrio entre prosperidade econômica, qualidade ambiental e o desenvolvimento social.
Esta base de indicadores deve abranger as dimensões da sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental e deve estar alinhada aos desafios estratégicos da empresa, ao setor de atuação e as demandas da sociedade.
A comunicação do resultado dos indicadores deve estar em sintonia com os objetivos estratégicos, deve ser abrangente e especifica para cada publico envolvido no projeto. Ela exerce um papel fundamental no fortalecimento da imagem da empresa, de seus produtos e serviços, principalmente nesse momento em que os stakeholders exigem posturas mais transparentes e alinhadas com os preceitos da sustentabilidade.
Com a analise de indicadores, a gestão sustentável pode ser demonstrada e aprimorada, trabalhando para incorporá-la cada vez mais ao cotidiano das empresas, sempre com foco em resultado de negócios. [Webinsider]
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Telma Cunha
Telma Cunha (@Ampla_Mercados), mestranda em Administração PUC/SP, pós-graduada em Administração de Empresas/Faap e Ciências da Computação/USP e bacharel em Estatística/Unicamp. Sócia-diretora da Ampla, consultoria focada em Serviços de Inteligência.