O mercado passa por uma grande transição. Se por um lado vemos uma crise econômica forte, por outro há um boom de novas empresas e startups.
A tecnologia parece ser imune às marés mais revoltas. Apenas parece. Basta lembrar o estouro da bolha da internet no início do ano 2000.
O mercado está aquecido e ansioso por inovações, seja de dispositivos ou de novos aplicativos. As pessoas estão hiperconectadas e muitas das atividades do dia a dia dependem exclusivamente do uso da tecnologia.
Mas, por que muitos negócios promissores não se consolidam apesar do cenário extremamente positivo e com alta demanda pelas soluções desenvolvidas?
Pois não há gestão eficiente.
A pirâmide de valor
Sem planejamento e estratégias eficientes, nenhum negócio sobrevive no competitivo mercado moderno.
Há muitos projetos lucrativos e com alta visibilidade – seja nas redes sociais, nos meios especializados ou mesmo na mídia convencional – entretanto, existe ainda muito amadorismo por parte dos managers, seja por falta de experiência – pois são, em geral, jovens – ou por não se preocuparem com essa parte mais “burocrática”.
É bastante comum no caso das startups ou das pequenas empresas ter o foco do trabalho apenas em determinado produto ou serviço, nos famosos carros-chefe. E quando a “onda” desses passa, muitas ficam sem parâmetros e – consequentemente – fecham as portas.
O rápido ganho financeiro, todavia sem continuidade, não se sustenta. O sucesso do negócio está no longo prazo, por isso a visão imediatista pode gerar uma ilusão perigosa.
É como tentar equilibrar uma pirâmide ao contrário. Ela ficará totalmente instável e, a qualquer leve movimentação, cairá.
O produto ou serviço sempre é o topo, nunca a base. O topo deve estar sobre blocos sólidos de conhecimento, de profissionais compromissados e de objetivos e metas bem definidos.
Com esse modelo estrutural, é possível ir além e solidificar a marca. Foi o que empresas como a Apple e o Google fizeram para se tornarem gigantes, não só em porte, mas em confiabilidade e respeito.
Somente com gestão eficiente do conhecimento é possível, mesmo depois de vários anos de atuação, continuar na vanguarda.
Então, que tal analisar o seu negócio e planejar com coerência as ações para o próximo ano?
Talvez, seja preciso uma mudança radical de postura para poder evoluir e manter-se em destaque.
Em 2012 há ótimas perspectivas para quem aplica o conhecimento em inovação. Agora, é preciso transformar essas oportunidades em negócios concretos.
Sua startup está pronta para o desafio?
Até mais! [Webinsider]
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Eduardo Kasse
Eduardo Massami Kasse (@edkasse) é escritor, palestrante e analista de conteúdo. Subeditor do Webinsider. Mais em onlineplanets.com.br e eduardokasse.com.br.
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