Não importa o tamanho de seu site ou quanto de pesquisa se faça em seu planejamento, a melhor forma de tomar uma decisão será sempre mensurar o comportamento do usuário tendo como base os dados concretos de acesso e navegação.
Durante todo o tempo que trabalhei com internet vi crescerem ideias erradas de como pessoas podem ter “feelings” do que o cliente precisa, conhecedoras e entendedoras de quem é o público alvo do cliente e o sobre o que ele faz na internet.
Sabe-se muito bem o custo e a importância da pesquisa neste processo e mesmo quando se tem em posse as melhores informações, ainda assim temos casos de projetos que não atingem as metas esperadas logo no início. É quando se dá o processo de maior importância na vida do projeto: o ciclo de melhoria contínua baseado nos indicadores de performance.
Já se vai mais de meio século, quando os japoneses tendo sua economia destroçada no pós guerra começaram a desenvolver uma metodologia que tinha como principal objetivo assegurar a qualidade dos produtos e serviços. Esta metodologia, conhecida como Kaizen, inspirou boa parte do conhecimento em gestão de qualidade das grandes organizações.
O diagrama abaixo representa de forma simplificada o ciclo PDCA.
Durante o processo de melhoria contínua de um website conseguimos definitivamente através de KPIs (indicadores-chave de performance) matematicamente mensurar a rejeição do conteúdo do site, o tempo de permanência, a origem do acesso, o caminho de conversão etc.
Desta forma conseguimos tomar decisões não baseados simplesmente em pesquisas anteriores ou mesmo impressões de especialistas mas em dados concretos sobre o usuário que está interagindo agora com o conteúdo.
Existem varias ferramentas de webanalytics no mercado, o Google disponibiliza de forma gratuita o Google Analytics.
Mas a estratégia de webanalytics nunca se restringirá a esta ferramenta.
Além de muita informação apurada diretamente com o cliente, uma das ferramentas de webanalytics mais importante é um velho conhecido dos profissionais de marketing, o teste A/B.
Muito utilizado na indústria para validar versões diferentes de um mesmo produto, na internet utilizamos o teste A/B para avaliar o comportamento do usuário enquanto interage com duas ou mais versões de uma página. O Google disponibiliza uma ferramenta gratuita para realizar este tipo de teste chamada Google WebSite Optimizer.
Quando se trata de marketing de desempenho, é essencial a utilização de webanalytics como uma ferramenta através da qual o profissional de marketing, aplicando a inteligência necessária, conseguirá atingir os objetivos que o seu cliente tanto precisa. [Webinsider]
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Tiago Flores Dias
Tiago Flores Dias é especialista em marketing digital na agência Reweb e mantém o blog Otimização de sites.
Uma resposta
Olá Tiago, Este post é um post que gostaria de ter lido antes de bater a cabeça na parede muitas vezes….
Quando comecei com o trabahlo de web design sempre me preocupei com a estética do produto e não o desempenho real… Depois de ter lido muito sobre web analytics e usabilidade percebi aonde estava o pote de ouro… Estrategia, Alinhamento de KP’is, Análise de resultados, Geração de relatórios e Validação da campanha (Se énecessário refazer ou ajustar)
Obrigado pelo post!
Abraços, Até mais!