O planejamento para esse novo ano, já foi estruturado ou está prestes a ser finalizado na maioria das empresas. E se o seu negocio ainda está sem os objetivos definidos, cuidado: a sua empresa pode ficar à deriva!
O mercado está cada vez mais ágil e as mudanças ocorrem em curtos períodos, portanto, agora é momento certo para se (re)determinar as metas, as ferramentas de análise e acompanhamento adequadas e a melhor forma de divulgação e comunicação com TODOS os envolvidos.
Nessa fase é preciso entender e estudar a diferença entre as metas efetivamente alcançadas em 2011 e as não atingidas.
- Esses resultados foram obtidos por quais razões?
- Qual o perfil das equipes que alcançaram as metas?
- Como foi o relacionamento entre o gestor e o seu time?
- Como o passo a passo do objetivo foi discutido e analisado durante o ano?
Essas são algumas das questões cujas respostas são indispensáveis para, se necessário, realizar as correções de rotas.
Além disso, é preciso considerar o mercado como uma das variáveis de grande influência nos resultados obtidos.
Informação de qualidade
A análise “meta-a-meta”, traz informações sobre as melhores maneiras de acompanhamento, quais os indicadores são mais eficazes na comunicação com a equipe e qual motivação específica produziu resultados para todos os envolvidos.
Os objetivos definidos pela empresa precisam ser claramente acompanhados e a escolha dos indicadores é essencial para isso ocorrer de forma transparente e precisa.
É por meio deles que os envolvidos na busca de resultados acompanham o quanto eficaz são as estratégias adotadas. Tê-los com rapidez e confiabilidade possibilita correções real time de rumo, a fim de gerar maior competitividade e retorno para a empresa.
O ano passa rápido e no mundo atual é inviável trabalhar com informações “velhas” e desatualizadas, por isso é preciso ter tudo nas “pontas dos dedos” com rapidez nas respostas.
Afinal objetivos e metas são alcançados por pessoas e essas precisam estar altamente motivadas.
E motivação sem informação confiável não existe.
Disponibilize tempo para escolha dos indicadores e na definição da forma de comunicação. E somados com os panoramas do mercado, eles são partes importantíssimas para o resultado final positivo.
Sucesso em 2012. [Webinsider]
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Telma Cunha
Telma Cunha (@Ampla_Mercados), mestranda em Administração PUC/SP, pós-graduada em Administração de Empresas/Faap e Ciências da Computação/USP e bacharel em Estatística/Unicamp. Sócia-diretora da Ampla, consultoria focada em Serviços de Inteligência.
Uma resposta
amigos! Andei usando boa parte do meu tempo nesses primeiros dias do ano para estruturar metas e começar a pensar sobre estratégias eficazes para cumprí-las, de forma que só agora estou