A cada ano, mais redes de lojas físicas de pequeno, médio e grande porte abrem lojas virtuais e novas empresas nascem somente para o mundo online. Com o aumento de empresas atuando no e-commerce, percebemos a diminuição do Retorno sobre o Investimento (ROI) das campanhas de uma loja virtual devido ao aumento da demanda de compra das mídias como AdWords, inflacionando os preços.
Portanto, os gestores investem cada vez mais em formas alternativas para mostrar os seus produtos aos potenciais clientes. Um desses meios são os buscadores, como o Google.
O SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de estratégias utilizadas com intuito de melhorar o posicionamento dos produtos, categorias, departamentos e todas as páginas de uma loja virtual nos buscadores. Na figura abaixo, podemos ver que os links marcados em vermelho foram pagos e os marcados em verde foram indexados organicamente pelo Google.
Nesse caso, a Net Shoes adotou uma estratégia melhor que a Corpo Perfeito para o termo pesquisado – “Tênis Nike” – e acabou aparecendo primeiro. Já a Corpo Perfeito adotou uma estratégia melhor que a World Tennis e assim por diante.
Segundo o manual de boas práticas do Google, um dos pontos chave para melhorar a indexação da loja virtual é a geração de conteúdo.
Veja dicas de como gerar e administrar o conteúdo e o tráfego para sua loja virtual:
1. Crie artigos relevantes para os consumidores dos seus principais produtos
A BodyBuilding, empresa americana de suplementos alimentares, possui matérias exclusivas sobre os seus principais produtos. Quando um cliente adquire um desses produtos, a equipe envia um e-mail customizado para o cliente informando que na loja virtual há uma matéria indicando como utilizá-lo.
2. Peça avaliações sobre o produto
A Net Shoes, em um determinado período após a finalização da compra, envia um e-mail para o cliente, pede opiniões sobre o produto comprado e faz uma série de perguntas relacionadas ao item.
3. Vá atrás de quem também tem conteúdo
No mercado de moda feminina, vemos que diversos blogs possuem forte influência no processo decisório de compra. Faça alianças estratégicas com blogs ou canais de relevância no seu mercado e busque expor a sua loja nesses canais.
4. Pense… pense… repense quais palavras são mais relevantes para a sua loja
Criar conteúdo é importante, mas criar conteúdo contendo as palavras ou expressões mais significativas para a sua loja é essencial. Utilize ferramentas como o Google Insight e Key Word Tools para definir quais as palavras mais relevantes para o seu negócio.
5. Evite, ao máximo, os conteúdos duplicados
O Google não gosta de encontrar conteúdo duplicado. Portanto, utilize a ferramenta WebMaster Tools para identificar quantas e quais são as suas páginas que possuem conteúdo duplicado. [Webinsider]
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Rafael Campos
Rafael Campos é Gerente Comercial da VTEX, empresa líder em tecnologia para o comércio eletrônico.