A venda de vinhos pela internet provou seu potencial. Uma das principais empresas do setor, que atua apenas por e-commerce, faturou R$ 36 milhões só no ano passado, segundo uma matéria divulgada no Estadão. Para alcançar essa cifra, foram necessários anos de atuação e o investimento em tecnologias específicas, além da comercialização consultiva.
Até o consumo da bebida aumentou no Brasil, após a maior oferta dos produtos, proporcionada pelo comércio eletrônico. A principal vantagem das vendas remotas é ter, geralmente, à disposição um profissional especializado (sommelier) para fornecer dicas para a perfeita harmonização do cardápio que servirá de acompanhamento à degustação do vinho escolhido. Nesse momento, vídeos para aguçar o desejo de compra podem dar um impulso aos negócios.
O empreendedor interessado em entrar no promissor mercado, no entanto, precisa se adequar para atender as especificidades do setor. Funcionalidades que permitam a indicação do melhor tipo de vinho para perfis diferentes de consumidor, a formação de kits de presentes e filtros avançados ajudam a reforçar as vendas.
Mesmo com necessidades bastante específicas, a venda de vinhos é totalmente aderente ao canal online. E a melhor notícia é: ainda existe muito espaço a ser explorado nesse campo de negócios, mas são necessários diferenciais, bom atendimento (fundamental na pré-venda) e ainda uma logística que compense a escolha pelo comércio eletrônico. Além disso, é importante se certificar do uso de embalagens que protejam a fragilidade das garrafas de vidro. Aí dá para ser criativo.
Papel da plataforma
Como vender vinhos pela internet pede algumas personalizações, a plataforma precisa atender a esse modelo de negócios, ou seja, ser passível de customização. Entendendo a necessidade do segmento, existem funcionalidades específicas para o setor que fazem toda diferença, como a já citada gestão de harmonização de produtos, entre várias outras modificações que podem ser desenhadas para atender com qualidade a crescente demanda do setor. [Webinsider]
Talita Macário
Talita Macário é jornalista e profissional de comunicação organizacional. Atua como assessora de imprensa da JET e-Commerce, empresa que desenvolve plataformas para comércio eletrônico.
2 respostas
olá ,gostei do comentário , encontrei esta página porque tenho procurado ideias e exemplos para o comercio electronico de vinhos na europa a partir de Portugal.
No Brasil esse comercio está bem mais desenvolvido e mais organizados .
Parabens pelo seu artigo.
Rui Sousa
Fico feliz de saber que nessa histf3ria ne3o estou sozinha. Sinto ghruloo de participar de uma gerae7e3o que comee7ou este movimento de entender que a melhoria da e1rea pfablica e9 o que realmente vai permitir o pais se desenvolver corretamente e ne3o ao modo para ingleas ver .Estamos quebrando paradigmas te3o antigos como o Brasil. Isso sf3 me motiva para lutar mais e mais.Abs