Estamos na Era da Informação. E muitas delas podem ser acessadas e utilizadas de forma rápida, fácil e gratuita. Contudo, essas nem sempre possuem plena confiabilidade ou estão prontas para uso.
Então, como as empresas podem mapear e quantificar somente as informações de qualidade?
Com análises detalhadas e planejamento estratégico específico = inteligência de mercado.
E o produto final desse projeto é o conhecimento, ou seja, o diferencial competitivo para o sucesso empresarial, o bem mais valioso do mundo corporativo.
Olhar crítico e foco no mercado
Ao pensar nos modelos administrativos e comerciais das décadas passadas, tínhamos os produtos ou serviços como o centro. As empresas ofereciam e as pessoas adquiriam. E ponto final.
Havia a cultura que “o consumidor precisa de mim, do meu produto”. Hoje esse parâmetro se inverteu.
Matérias sobre a importância da utilização da informação para identificar cenários têm sido veiculadas diariamente. Em uma edição passada, de 23/11/2010, o jornal Valor Econômico publicou artigo reproduzido do The Wall Street Journal sobre como seguradoras utilizam informações disponíveis na internet para definir o perfil dos clientes.
Essas empresas acessam dados de sites de compras, verificam quais revistas a pessoa assina, quais atividades ela realiza e depois disso traçam o perfil do segurado, para então oferecer produtos adequados ao risco que esta pessoa representa.
O Santander, por exemplo, utiliza informações sobre os seus melhores clientes para buscar, no mercado, novos clientes com perfis semelhantes.
Esse data mining ajuda na oferta de produtos personalizados para o cliente, além de ser ótimo para a prospecção e para minimizar os riscos.
Avaliações dos cenários internos e externos
O processo de utilização de informações pode também ser focado em nichos, como acompanhar o perfil educacional dos colaboradores da empresa.
Por meio de uma base de dados, alimentada pelos próprios colaboradores, a empresa poderá identificar quem está investindo no desenvolvimento da sua carreira e aproveitá-los em novas posições ou no desenvolvimento de planos de carreira.
Em contrapartida o colaborador que deixar seu perfil atualizado terá acesso a abertura de novas oportunidades.
Para que este processo se consolide é necessária a construção de uma base de informações estruturada e a definição dos objetivos e metas da empresa.
Para estar sempre um passo à frente
Não será por falta de informações que deixaremos de balizar nossas decisões.
Em 2012 serão dezenas de zettabytes ou trilhões de gigabytes no planeta. Tudo depende de como serão utilizados estes dados e como transformá-los em conhecimento gerador de resultados.
E a inteligência de mercado é uma ferramenta essencial para efetivar decisões acertadas, com as melhores estratégias a fim de atingir todos os objetivos propostos.
Principalmente nesse mundo em transição acelerada. [Webinsider]
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Telma Cunha
Telma Cunha (@Ampla_Mercados), mestranda em Administração PUC/SP, pós-graduada em Administração de Empresas/Faap e Ciências da Computação/USP e bacharel em Estatística/Unicamp. Sócia-diretora da Ampla, consultoria focada em Serviços de Inteligência.