Segundo o Wikipedia: “O crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias”.
Gostei bastante da definição da Fernanda Silvestre:
“Crowdsourcing ao pé da letra vem da união de duas palavras do inglês, crowd = multidão e source = fonte, origem, manancial, raiz e na sua melhor tradução para o termo, fonte de informações. Crowdsourcing é uma fonte de informações oriundas de uma multidão, ou quase isso. A pronúncia da palavra é algo próximo de [craudsórcin], com um R bem retroflexo.
Crowdsourcing são pessoas que se unem para resolver problemas em conjunto, criar novos produtos, testar sites, criar conteúdo, encontrar soluções e muito mais.
E é uma tarefa feita por nós há muito tempo, não é uma novidade da internet, as cooperativas são exemplos de crowdsourcing, determinados movimentos também. Fonte: Ceschini – O que é Crowdsourcing.
Esse termo pode ser novidade para você, porém o conceito já é aplicado há muitos anos em vários sites famosos como Wikipedia (maior enciclopédia online e totalmente colaborativa), Camiseteria (loja virtual de camisetas cujas estampas são enviadas pelos designers e passam por uma votação da própria comunidade), o iStockphoto.com (banco de fotos, ilustrações, vídeos, áudios e animações em Flash® colaborativo com mais de 100 mil artistas).
O que é Crowdsourcing – Vídeos e entrevistas
Crowdsourcing ganha adeptos no Brasil
Entrevista com Marina Miranda da Mutopo Brasil, especialista em Crowdsourcing, para HSM.
Crowdsourcing – Jeff Howe
Vídeo em inglês com explicações bem claras sobre os principais conceitos que envolvem o Crowdsourcing.
Open Innovation (Inovação aberta)
Crowdsourcing também está diretamente ligada ao conceito de open innovation (inovação aberta), um conceito que revoluciona a forma pela qual as empresas criam novos produtos. Alguns casos de sucesso famosos no Brasil são: Fiat Mio – Carro conceito, Tecnisa Ideias – Espaço colaborativo da Tecnisa sobre construção civil, Red Bull Street Art View – Galeria de arte colaborativa onde as pessoas postam locais com arte de rua.
“Open innovation (ou inovação aberta, em português) é um termo promovido por Henry Chesbrough, professor e diretor executivo no Centro de Inovação Aberta da Universidade de Berkeley e chairman do Centro de Open Innovation – Brasil.
Ao analisar o comportamento histórico das grandes firmas americanas ao longo do séc. XX, Chesbrough percebeu que o modelo de gestão da inovação utilizado nessas empresas foi bastante fechado no que se refere ao surgimento das ideias e sua aplicação no mercado. Duas premissas fundamentais mantiverem esse modelo: “nós detemos os melhores talentos e, portanto, nossas ideias são melhores que as dos demais” e “se nós inventamos ninguém melhor do que nós para comercializar”.
Entretanto, essas premissas começam a ruir a medida que passamos por alterações sociais profundas na disseminação do conhecimento e, portanto, na divisão do trabalho para a inovação. Entre esse fatores destacam-se a crescente mobilidade de mão-de-obra, o surgimento de centros de formação de excelência em todo o mundo, a perda de hegemonia dos EUA, Europa e Japão para outras regiões emergentes e o crescente investimento em capital empreendedor (Venture Capital). Se uma boa ideia é rejeitada por uma empresa, está cada vez mais fácil para aquele funcionário ou equipe responsável pela criação dessa ideia sair e buscar alternativas externas para viabilizá-la.
A ideia central por trás da inovação aberta é: num mundo com informações distribuídas, empresas não aplicam inteiramente a confiança de seus recursos em suas pesquisas, mas ao invés disso compram ou licenciam processos de inovação (como patentes) de outras empresas.
Além disso, as invenções internas que não forem usadas pelos negócios das empresas devem ser licenciadas para fora, de forma que outras empresas tenham a oportunidades de utilizá-las.
A inovação aberta se refere assim a um fluxo aberto, no qual os recursos se movem facilmente na fronteira porosa entre empresa e mercado.
Crowdfunding (Financiamento colaborativo)
Quando uma pessoa tem uma grande ideia e essa pode se tornar um negócio ou um produto lucrativo, ela deve buscar um investidor que aceite o risco de colocar uma grande quantia de dinheiro em um projeto com incerteza de sucesso, correto?
Atualmente, a resposta seria não necessariamente. E se várias pessoas pudessem compartilhar o risco e fazer um financiamento colaborativo? Este é o conceito do crowdfunding!
“A premissa é relativamente simples: o autor da ideia apresenta sua proposta em uma plataforma online e diz quanto quer captar. Através deste sistema, indivíduos interessados em apoiar o projeto fazem doações – cada um dá o que quer ou o que pode. Em troca, o dono do projeto oferece uma recompensa – se o projeto anunciado for um filme, por exemplo, os “investidores” podem receber uma cópia gratuita em primeira mão.
Se o projeto conseguir captar os recursos desejados, os donos da plataforma repassam a verba aos responsáveis pelo projeto e ficam com uma comissão – em geral, 5%. “Se a meta de arrecadação não for atingida, o dono da ideia sai sem nada e os investidores recebem o dinheiro investido de volta – em alguns casos, não em espécie, mas em forma de crédito para investir em outros projetos.” Fonte: Exame.com – Crowdfunding ganha força no Brasil.
Vejam alguns sites mais conhecidos de crowdfunding:
- Catarse.me – Uma das primeiras plataformas de crowdfunding do Brasil. É focado em projetos culturais e artísticos.
- Lets.bt – Site focado no Terceiro Setor para apoiar projetos sociais, ambientais, educacionais, esportivos, culturais e muitos outros.
- Crowdfundingbr.com.br – Blog sobre crowdfunding.
Queremos.com.br no Mundo S.A.
Movimento iniciado por fãs para trazer ao Brasil o show da banda Belle & Sebastian, que havia realizado sua última apresentação por aqui há longínquos nove anos.
1ª Conferência Internacional de Crowdsourcing, Co-Criação e Comunidades
Em Agosto/2011 aconteceu a 1ª Conferência Internacional de Crowdsourcing, Co-Criação e Comunidades no Teatro Vivo em São Paulo.
Palestra de Romeo Busarello da Tecnisa
Excelente palestra sobre exemplos de inovação que a Tecnisa utiliza para usar o crowdsourcing para gerar novas ideias e inovações.
Tecnisa – Inovação na Construção Civil por ccrowdsourcing no Videolog.tv.
Crowdflower – As pessoas são melhores do que os computadores
A palestra de Lukas Biewald foi inesperada e bem interessante, pois ele explicou como funciona o Crowdflower, uma plataforma de distribuição de serviços via internet para milhares de colaboradores que contribuem com tarefas simples e de fácil execução. A plataforma faz a gestão da informação através de fluxos que passam por revisores de forma a garantir a qualidade do trabalho. Um exemplo simples é a checagem de endereços que é uma atividade essencial para o e-commerce e que os computadores não conseguem realizar com a eficácia necessária. O vídeo da palestra não ficou tão legal, pois não filmaram a projeção de slides, podem acessar o vídeo e a apresentação: “As pessoas são melhores do que os computadores” VÍDEO | APRESENTAÇÃO (destaco os slides 7,8, 15, 17, 19, 22). O vídeo abaixo é mais explicativo (inglês).
Assista também a palestra de Lukas Biewald no TEDxTalks. Um destaque é o o caso de sucesso no Terremoto do Haiti:
“Um exemplo bastante interessante do uso da plataforma do CrowdFlower foi quando ocorreu o terremoto no Haiti, em 2010, em que o governo do país criou um sistema de ajuda via SMS. O problema era que os cidadãos utilizavam o sistema em sua língua nativa e a maioria dos grupos de auxílio falava primordialmente o inglês. Para solucionar o problema milhares de trabalhadores do mundo inteiro, via CrowdFlower, trabalharam na tradução das mensagens, que em menos de 2 minutos, chegavam aos grupos de auxílio já no inglês.” Fonte: Open the Crowd.
Crowdsourcing e open source
Não poderíamos deixar de falar do movimento open source que se tornou uma das formas de desenvolvimento de software mais eficientes da atualidade. O Linux é o grande exemplo de como é possível criar um software de alta qualidade por meio da colaboração de milhares de desenvolvedores ao redor do mundo.
Veja meu artigo O Mundo é dos Open Source para conhecer outros exemplos de sucesso. Na área de gestão de conteúdo de sites, o Joomla! (sistema utilizado no site da Konfide) e o WordPress são os mais utilizados em todo mundo, com milhões de sites utilizando-os como plataforma de gestão.
Wikisocial – Rede de voluntários para criação de sites para ONGs
Este projeto foi apresentado no TEDxSalvador e tem como um dos principais pilares o uso do Joomla!/WordPress como sistemas de gestão de conteúdo das ONGs.
Vistem o site www.wikisocial.com.br – Sites para ONGs.
Um exemplo incrível de Open Source aplicado para arquitetura é o projeto Architecture for Humanity criado por Cameron Sinclair e apresentado no TEDxTalks.
Conclusão
Será que podemos tirar uma conclusão de tudo isso? Confesso: a quantidade de ideias e projetos que já existem em torno desta simples palavra “crowdsourcing” parece não ter fim.
O que podemos perceber é que há uma clara mudança de poderes das grandes instituições/empresas para as pessoas. Estas mudanças se devem à facilidade de comunicação, a facilidade de publicação de conteúdo em qualquer formato por qualquer pessoa, custos de transação cada dia menores e, talvez a mais importante, as pessoas gostam de compartilhar e ajudar uns aos outros.
O crowdsourcing é mais uma prova: as pessoas perceberam que possuem o poder para mudar o mundo.
Para fechar com chave de ouro, a palestra “Como os vídeos da internet potencializam a inovação global” ministrada por Chris Anderson. Ele mostra de forma clara como o tripé Multidão, Luz e Desejo se unem para gerar inovação acelerada em vários campos do conhecimento. Ele cita exemplos como a dança, open source, palestras do TED e, inclusive, experimentos científicos. Simplesmente imperdível!
A apresentação foi feita com Prezi. Visite o blog PreziBrasil.com.br para visualizar a apresentação do Chris Anderson.
Referências:
- www.mutopo.com.br
- pt.wikipedia.org/wiki/Crowdsourcing
- www.ceschini.com.br/2011/10/mas-o-que-e-crowdsourcing/
- br.press.istockphoto.com/pr/isp-br/crowdsourcing-nova-for-a-na-economia-219739.aspx
- www.conferenciacrowdsourcing.com.br/index.php/videos/
- blog.ideiasnamesa.com.br/crowdsourcing/
- prezi.com/lcce07h2eeme/crowdsourcing-crowdfunding/
[Webinsider]
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Marcio Okabe
Marcio Okabe (@marciokonfide) é palestrante e consultor de marketing digital, sócio da Konfide Marketing Digital e blogueiro (marciookabe.com.br). Evangelista de Joomla!, SEO e Prezi.