Muitas multinacionais e empresas de grande porte estão terceirizando seus serviços ligados ao levantamento de informações e geração de conhecimento.
Pergunto: este pode ser um bom caminho? Contratar um terceiro para trabalhar informações da empresa é produtivo?
Minha experiência com a realização de projetos nesta área tem mostrado um grande avanço por parte dos gestores em buscar apoio de terceiros especialistas no tema. Alguns expõem a preocupação com a falta de conhecimento sobre a cultura da empresa, que pode impedir a realização de um bom trabalho.
Quando empresas sérias, empenhadas no atendimento das necessidades dos clientes e em dedicar-se para atingir os objetivos propostos, o resultado é mais rápido em relação ao desenvolvimento interno. Simplesmente porque as empresas atuam focadas no projeto para o qual foram contratadas e não são chamadas para outras necessidades da empresa. Não têm urgências para serem solucionadas ou reuniões que demandam outras ações.
O terceiro trabalha dedicado e com prioridade para o assunto. Também como especialista na área, possui acesso a fontes e facilidade de obter informações, pois este é o core business de sua atividade.
Conhecer a cultura da empresa cliente é crucial e dela dependerá a qualidade do trabalho, mas profissionais experientes podem fazê-lo por meio de pesquisas e reuniões que permitam ao cliente expor suas necessidades.
O desenvolvimento de uma boa pesquisa, de análises de bases de dados ou de produtos será resultado do que chamamos de sinergia de informações, ponto essencial do trabalho de inteligência de mercado. Conhecer o cenário onde a empresa está também é primordial para analisar informações de forma útil e produtiva. É preciso encontrar respostas para perguntas como:
- Como está posicionada a empresa?
- Aonde ela quer chegar?
- Quais seus valores?
- Como os gestores entendem a importância da informação como parte desta sinergia?
Com a terceirização ou com o trabalho interno a base é o planejamento de uma busca estruturada de informações que façam interface com a estratégia empresarial. Neste contexto, com certeza, os resultados aparecem – e muito além -, contribuem para o sucesso do negócio, que é o foco de toda empresa. [Webinsider]
…………………………
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.
Telma Cunha
Telma Cunha (@Ampla_Mercados), mestranda em Administração PUC/SP, pós-graduada em Administração de Empresas/Faap e Ciências da Computação/USP e bacharel em Estatística/Unicamp. Sócia-diretora da Ampla, consultoria focada em Serviços de Inteligência.