Gerir uma empresa, seja ela de qual porte for, não é uma tarefa fácil. Muitos empreendedores, ao partirem para a abertura de seus negócios, acreditam que irão obter sucesso somente com seu conhecimento sobre seus produtos ou serviços. E assim, tudo vai bem até a hora em que a empresa começa a ganhar corpo e é preciso administrar cada requisito de forma detalhada. E quando chega esse momento, como fazer?
Antes, vamos analisar outra situação. Uma empresa, que já cresceu no mercado, já conquistou seus clientes e está de vento em popa. Tudo anda bem, até o momento em que os gestores começam a perceber certa desordem nos processos, feitos manualmente até então e isso implica em atrasos nas tomadas de decisões, entre outros problemas organizacionais.
Analisando os dois casos, quando surgem esses questionamentos é hora de os gestores sentarem e se organizarem, pois mesmo com a liderança do mercado, sem ordem, não haverá progresso.
Dessa forma, é inegável a necessidade de todas as empresas terem informações certas para tomadas de decisão com muita rapidez. Mas como fazer isso? A solução é mais simples do que pensamos, pois hoje existem diversos sistemas de TI desenvolvidos para esse propósito.
Mas aí surge outro impasse: o medo de gastar. Por isso, enfatizo: é preciso olhar a gestão de outro ângulo e não conjugar mais o verbo gastar. E sim, investir. Se os administradores investissem um pouco mais e usassem sistemas que geram informações de forma muito simples, eles poderiam acompanhar realmente tudo o que acontece na empresa, sem estresses desnecessários.
Felizmente, no Brasil temos sistemas excelentes, prontos e em pleno funcionamento para a maioria das regras de negócios das empresas. Dessa forma, as implantações não demoram, embora haja a necessidade de treinar os colaboradores para o manuseio.
Aliás, os gestores que estão de olho na modernização de suas empresas, devem saber que todo sistema implementado precisa de uma equipe sempre trabalhando para melhorar o produto, atualizar as mudanças de legislação, etc. Por isso, preço bom nem sempre significa um bom negócio.
De qualquer maneira, há uma luz no fim do túnel. Os empresários estão começando a entender que a tecnologia está a favor de suas empresas, embora ainda seja explorada de forma superficial. Mas acredito que a realidade está começando a se modificar, principalmente com a chegada dos tablets no mundo corporativo.
Embora pouco explorados no mundo dos negócios, afinal ainda são vistos para ferramentas para entretenimento, os tablets são uma tendência de mercado e farão parte do dia-a-dia das empresas, um ponto positivo para os gestores. Isso porque, por meio deles, é possível acompanhar tudo o que acontece em seu negócio, com mobilidade para galgar passos ainda maiores e aperfeiçoar cada vez mais sua empresa. [Webinsider]
…………………………
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.
Eliel Mariano
Eliel Mariano é sócio diretor da Empflex, empresa especializada no desenvolvimento de soluções para gestão corporativa.