Quer seu negócio competitivo na internet? Tenha estratégias

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Quem ainda não tem um www pode ter certeza de que em breve terá. Muitas empresas ainda não aderiram aos canais digitais para ampliação dos negócios, mas isso deverá acontecer por exigência do mercado consumidor. A World Wide Web causou um impacto tão grande na maneira de conduzir os negócios hoje, que para sobreviver à concorrência, é preciso seguir a “multidão” de adeptos.

A presença digital não se dá apenas pela criação de um site ou uma loja virtual. Os canais se expandem a todo o momento e vale a pena saber de que modo se pode explorar cada um. Atualmente, todos estão na rede, então, a ideia é facilitar ao máximo o acesso dos seus potenciais clientes aos seus produtos ou serviços. Sua empresa precisa ser encontrada, precisa estar bem posicionada, proporcionar uma experiência real e positiva para seus consumidores e atraí-los com diferenciais de atendimento, ambientação, agilidade, seriedade e confiança.

Se sua empresa tem um site ou uma loja virtual, você precisa de audiência (acessos) para converter em vendas. Quando você abre uma loja em um local ruim, um ponto sem movimento, você pode colocar as melhores ofertas, oferecer o melhor atendimento, as melhores condições de pagamento e nada disso irá gerar faturamento, a não ser que você invista em divulgação, certo? Neste caso não adianta fazer promoções ou mudar o ambiente da loja. Se não houver audiência não haverá conversão.

Imagine então se você tem um ponto quente, muito quente, bem movimentado, com um ponto de ônibus bem próximo e ao lado um grande estacionamento. Neste caso você terá a visitação de todo o tipo de cliente, de curiosos, mesmo se pintar sua fachada de preto e colocar uma placa dizendo: “Não entre, grandes promoções”. Neste caso o desafio não é a comunicação e sim as promoções, experiência e ambiente de loja. Você precisa fazer com que as pessoas – potenciais clientes – estejam alinhadas com a sua oferta, que confiem em você e que isso gere resultado.

Até o surgimento de novas maneiras para solucionar a falta de audiência no seu canal, hoje o sucesso pode vir por meio de estratégias de SEO, links patrocinados, conteúdo, adwords e aplicação de uma boa estrutura de navegação, para que, quando o seu visitante chegar, possa se sentir confortável e a vontade.

Em 2010 palestrei na Feira do Empreendedor, em Minas Gerais, no WWY, evento voltado ao empreendedor digital que ocorreu no ExpoMinas, e deve se repetir em 2012. Naquele momento se falou muito sobre a era da mobilidade e o avanço da classe “C”, as novas experiências por meio da entrada dos tablets e de negócios baseados em lojas virtuais. Acredito: hoje o cenário é outro, consolidados os tablets e a classe “C” dominando a internet brasileira, o desafio não é mais só estar presente no ambiente digital e sim se fazer presente neste ambiente com relevância e lucratividade através do aumento da exposição destes canais por meio da qualificação da informação e uso do marketing digital.

Recentemente, atuei em um case de e-commerce, para uma empresa de pequeno porte, de público segmentado, no qual o posicionamento elevou o faturamento da loja de R$ 30.000,00 (médios), para um faturamento médio de R$ 90.000,00 com oito meses de posicionamento, sem utilização de verba de Adwords e apenas 70% das instruções de posicionamento implantadas. (Ainda existe muito para crescer e ações de cross para desenvolver).
No varejo, acompanhei outros cases onde foram implantadas estratégias para posicionamento e em até seis meses o resultado veio em aumento real de vendas e contatos, além da qualificação das visitas.

Junto a tudo isso, não posso deixar de falar da evolução do social networking, redes sociais, blogs, compras coletivas, coisa para outro artigo. Mas algumas tendências já estão por aí.

Social commerce 2012

o valor das redes sociais

Um estudo sugere: ainda neste ano de 2012 – no Brasil vai demorar mais um pouquinho – um executivo de vendas simplesmente não precisará mais realizar tantos telefonemas para fechar suas vendas, ele vai criar conexões usando as redes sociais disponíveis e, em seguida, comercializar os produtos para os clientes, tudo em um ambiente mais amigável e com menos perda de tempo.

Facebook como canal de vendas

pampers

O número de marcas é cada vez maior no Facebook e a tendência em 2012 é de que se torne um grande canal de vendas. Uma nova fase para empresas e consumidores: vender e comprar por meio de uma rede de relacionamento. Sem estranhezas o consumidor sente que o espaço é seu e ali pode ficar a vontade para escolher, pesquisar e comprar no momento que quiser.

Free Trials será oferecido pelas lojas

amostras grátis

Esperamos que mais empresas passem a oferecer provas, degustações e testes de seus produtos ou serviços para seus clientes. Uma boa estratégia, pois é muito importante para o cliente ter uma experiência com pelo menos o primeiro produto da loja, antes de se decidir pela compra. Além disso, oferecer um teste gratuito abre a oportunidade para que no segundo momento o representante, consultor de vendas entre em contato com o cliente para tentar realizar a venda. Empresas que oferecem uma versão gratuita dos seus produtos terão vantagens, vão expô-los para mais pessoas, aumentando assim suas chances de conversão.

Há muitas mudanças acontecendo no mundo dos negócios diante da chegada de novas tecnologias. Nesta nova era, consumidores e vendedores procuram envolver as redes sociais em seus processos e as empresas precisam saber que é o momento certo para começar a fazer uma estratégia social e criar a vantagem competitiva. [Webinsider]

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Avatar de Roberto Soares Costa

Roberto Soares Costa é empreendedor, especialista em marketing digital e gestão de projetos web. Sócio na agência digital Otimiza).

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3 respostas

  1. Bom artigo! Nova forma de explorar o mundo digital, as redes sociais são forte ferramentas de divulgação, necessário sempre estar atento a estas novas oportunidades. Sobre o TRIAL, lembro que neste meio digital sempre foi muito utilizado a forma “gratuito” desde total (com propagandas) ou versões premium (mais robustas). O LinkedIn é um exemplo, é gratuito aos usuários, mas disponibiliza uma versão TOP para acesso irrestrito. O importante (como vocês mesmo comentou no artigo) é definir e planejar a estratégia.

  2. Realmente a divulgação através do marketing digital traz uma visibilidade que só pode ser comparada à televisão. Nenhum outro meio de divulgação conseguiu o que a internet conseguiu em um período tão curto de existência.

    Hot Master – acessórios para picapes

  3. Olá Roberto, gostei muito do seu post.

    Fiquei muito interessado nas suas dicas e estratégias. Temos interesse em como poder nos ajudar em um case interessante na área de concursos-públicos onde temos uma rede social agregada com um e-commerce de vídeo-aulas. Estamos querendo nos consolidar especialmente no mercado de nicho de concursos estaduais e locais. Que estratégias e/ou dicas/sugestões vocês poderiam nos dar ?

    http://atepassar.com/loja
    http://atepassar.com

    parabéns pelo post,

    Marcel

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