Para tornar um formulário mais amigável e vendedor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Os formulários de um website ou loja virtual são na sua grande maioria os processos de transações e conversões. Mesmo os processos de fechamento de pedido (checkout) são considerados um formulário. Logo, é importante que esses formulários consigam atender requisitos básicos, sendo eles:

  • Reduzir o medo
  • Construir confiança e credibilidade
  • Reforçar os benefícios

Como reduzir o medo durante o preenchimento?

  • Não obrigar o preenchimento de todas as informações
  • Solicitar somente informações pertinentes à transação
  • Formulários extensos costumam intimidar
  • Utilizar mensagem de validação de forma elegante

Como construir confiança e credibilidade durante o preenchimento?

  • Estabeleça o tipo de negócio que está sendo tratado
  • Exiba mensagens de garantia e segurança sobre os dados coletados
  • Crie um item explicativo sobre a campanha de marketing

Como reforçar os benefícios do preenchimento do formulário?

  • Apresentar todas as informações pertinentes para confirmação do formulário
  • Se existir alguma condição especial, faça-a ser notada e clara
  • Fornecer outros canais para preenchimento (como telefone)

Existem vários estudos que podem ser aplicados durante o processo de concepção e validação de um formulário, entre eles o teste A/B. Porém o mais importante é verificar a taxa de abandono do formulário.

Formulário amigável

Através do monitoramento dessa taxa é possível verificar quais modificações estão surtindo efeito. O melhor lugar para coletar essas informações é a consulta aos próprios clientes que fizeram esse abandono. [Webinsider]

Avatar de Marcelo Goberto de Azevedo

Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *