Os formulários de um website ou loja virtual são na sua grande maioria os processos de transações e conversões. Mesmo os processos de fechamento de pedido (checkout) são considerados um formulário. Logo, é importante que esses formulários consigam atender requisitos básicos, sendo eles:
- Reduzir o medo
- Construir confiança e credibilidade
- Reforçar os benefícios
Como reduzir o medo durante o preenchimento?
- Não obrigar o preenchimento de todas as informações
- Solicitar somente informações pertinentes à transação
- Formulários extensos costumam intimidar
- Utilizar mensagem de validação de forma elegante
Como construir confiança e credibilidade durante o preenchimento?
- Estabeleça o tipo de negócio que está sendo tratado
- Exiba mensagens de garantia e segurança sobre os dados coletados
- Crie um item explicativo sobre a campanha de marketing
Como reforçar os benefícios do preenchimento do formulário?
- Apresentar todas as informações pertinentes para confirmação do formulário
- Se existir alguma condição especial, faça-a ser notada e clara
- Fornecer outros canais para preenchimento (como telefone)
Existem vários estudos que podem ser aplicados durante o processo de concepção e validação de um formulário, entre eles o teste A/B. Porém o mais importante é verificar a taxa de abandono do formulário.
Formulário amigável
Através do monitoramento dessa taxa é possível verificar quais modificações estão surtindo efeito. O melhor lugar para coletar essas informações é a consulta aos próprios clientes que fizeram esse abandono. [Webinsider]
Marcelo Goberto de Azevedo
Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.