Faz muito sentido para as empresas de e-commerce terceirizarem serviços de otimização de mecanismos de busca (SEO) à empresas especialistas nesse assunto. Afinal, as ferramentas de SEO utilizadas são altamente técnicas e o know-how é bem específico.
O número de empresas que prestam esse serviço teve um aumento de 45% nos últimos anos, mas é necessário ter muito cuidado com as empresas que prometem resultados impressionantes em pouco tempo, contando com a falta de conhecimento dos clientes sobre esse assunto.
Por isso, elaborei um guia com pontos importantes para serem levados em consideração na hora de contratar uma empresa especializada em SEO.
Primeiro sinal: promessas que são boas demais para ser verdade
Tome muito cuidado com empresas que garantem primeira posição no resultado dos buscadores. O próprio Google adverte no seu guia de marketing de busca: ninguém pode garantir primeira posição no Google. E ainda há aquelas que prometem esse resultado em 30 dias!
As empresas mais sérias do ramo não fazem esse tipo de apelo ou qualquer outra promessa que parece boa demais para ser verdade.
Segundo sinal: uso de técnicas de “segunda mão”
Para conseguir posicionar um site nas primeiras posições, algumas empresas utilizam técnicas para enganar os mecanismos de busca, práticas não recomendadas pelo Google, pois podem afetar a longo prazo, a visibilidade e indexação do projeto.
Técnicas “destrutivas” como lotar as páginas com palavras chaves, sem a intenção de criar conteúdo de valor para os usuários ou usar textos “invisíveis” (palavras brancas sobre o fundo branco) são alguns exemplos dessas técnicas de “segunda mão” que podem resultar em uma penalização e prejudicar a reputação do negócio.
Terceiro sinal: direcionar tráfego irrelevante para os sites
Uma melhora no posicionamento do site ou aumento do fluxo de visitantes não representam necessariamente o sucesso da estratégia de SEO. Para avaliar se a empresa foi realmente eficaz você precisa verificar quanto, de fato, o trabalho de SEO gerou mais negócios.
Algumas métricas interessantes que deveriam ser levadas em consideração seriam a geração de novos leads, vendas, taxa de conversão do site e até mesmo o tempo que o usuário gasta no site.
Quarto sinal: criar conteúdos de baixa qualidade
Quando se trata de SEO, criar conteúdo relevante e útil para os leitores é essencial para se ter um bom resultado. Algumas consultorias não profissionais podem recomendar algumas práticas como copiar conteúdo de sites bem posicionados, postar comentários falsos de clientes supostamente satisfeitos ou criar conteúdo exclusivamente com palavras–chave repetidas. Especialistas apontam: devemos evitar esse tipo de empresa para o bom andamento dos negócios.
Quinto sinal: oferecer um serviço único, sem manutenção
Tenha em mente que o SEO não é um projeto pontual e sim um processo contínuo. O conteúdo deve ser constantemente atualizado e as estratégias modificadas de acordo com a tendência de mercado e métricas de performance. Inclusive, os mecanismos dos buscadores têm seus algoritmos constantemente modificados, gerando flutuações no posicionamento dos sites.
É necessário que a sua empresa tenha um relacionamento de longo prazo, uma boa comunicação e comprometimento com a empresa que presta consultoria em SEO para você. Se você não conseguir ter esse tipo de abertura, creio que está na hora de procurar um novo parceiro. [Webinsider]
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Renata Eiko
Renata Eiko é gerente de marketing da Vertis, companhia especializada em soluções de negócios baseadas em tecnologia web.
2 respostas
Renata, talvez o título poderia ser “Cuidado com as falsas promessas em SEO” ou “Como identificar armadilhas em SEO”. Seria mais relacionado ao conteúdo, que por sinal é ótimo.
Parabéns pelas dicas, e nós como profissionais da área devemos orientar nossos clientes que infelizmente acreditam em qualquer bobagens que essas empresas (ou sobrinhos) prometem.
Perfeita abordagem sobre sobre como mensurar ROI em SEO, acredito que são poucas as empresas e pessoas autônomas que prezam este ponto tão importante do trabalho de otimização.
Aquela velha história será que depois do posicionamento Estarei com a Meta atingida?
Parabéns Renata Eiko!
Ótima matéria…