A boa recomendação é a melhor propaganda

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O mundo dos negócios virtuais não é muito diferente do comércio físico. Quantas ouvimos opiniões de pessoas acerca de determinados estabelecimentos e quando essas pessoas são próximas, o peso dessas impressões conta muito na hora de decidir ou adquirir algo.

A propaganda “boca a boca” sempre foi considerada importante – um passa para outro e daí estes para vários outros, algumas vezes atingindo um número de pessoas muito grande. E ainda existe o reforço do fator confiança e a transmissão de experiência.

Do outro lado, uma reclamação anula 10 elogios instantaneamente, acredita-se. Por vários motivos. Primeiro porque as pessoas se cotizam com problemas alheios e imaginam que elas mesmas poderiam estar passando pelo mesmo problema.

Problemas que chegam a ser publicados sugerem que foram feitas várias tentativas de contato e negociações. Ou seja, transmitem um sinal de que o atendimento tende a ser precário, desorganizado, lento e incapaz de soluções rápidas e satisfatórias.

Por isso é tão importante cativar clientes. São eles que realmente têm o potencial de fazer a marca, o produto ou serviço estar presente em diversos mercados. A recomendação dos clientes fornece possibilidade de crescimento, regional ou mundial, não importa o tamanho do negócio.

Outra regra de ouro: custa dez vezes menos manter um cliente do que conquistar um novo no mercado. Clientes satisfeitos trazem novos clientes exponencialmente e é realmente neles que os negócios devem ser focados.

Claro que é importante manter parte da sua verba para divulgação e busca de novos mercados e consumidores. Mas reverta outra boa parte para cativar e conseguir mais e mais recomendações positivas dos clientes que já tem.

Essas recomendações podem ser espontâneas (colhidas de várias fontes) ou vindas de pesquisas ou ainda estimuladas por premiações por freqüência e fidelidade.[Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Avatar de Marcelo Goberto de Azevedo

Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *