Depois do Brasil, o México é o segundo mercado latino-americano para marketing digital, com uma estimativa para 2012 de cerca de 46 milhões de internautas, representando 40,5% da população. Os usuários mexicanos passam 79% mais tempo online do que na TV aberta, e 85% dos deles estão inscritos em pelo menos uma rede social.
O investimento estimado em publicidade online, no ano de 2010 foi de 3,3 bilhões de pesos (ou cerca de 400 milhões de reais à cotação de hoje), isso representa cerca de 1/3 do investimento publicitário online do mercado brasileiro nesse mesmo ano (considerando que o PIB do Brasil é 2,3 vezes o mexicano).
Assim como no Brasil, as empresas no México vêm investindo exponencialmente em mídia digital, mas o número ainda representa uma parte pequena de seu investimento total em publicidade.
O mercado mexicano é muito similar ao Brasil em muitos aspectos: boa parte das campanhas online são gerenciadas pelas grandes agências que detém as contas. Essas agências também possuem seus núcleos de web ou então contratam os serviços de empresas especializadas em web.
Mobile ainda tímido
Em termos de mobilidade, o mexicano ainda está um passo atrás do brasileiro. Os smartphones ainda não atingem o mesmo espectro que no Brasil e a internet banda-larga também não. As iniciativas de aplicativos mobile de empresas por lá ainda são um pouco tímidas.
As ações via Facebook até o presente momento ainda não são relevantes, com somente alguns grandes anunciantes de peso mexicanos com alguma presença em fan pages. Poucas empresas instituiram departamentos de mídia online no México até agora, sendo que em sua maioria, as campanhas de marketing digital ainda são concebidas e gerenciadas pela área tradicional de marketing.
Assim como por aqui, o acesso a internet é provido por alguns poucos grandes grupos de telefonia ou TV a cabo. Porém, nota-se um número maior de hotspots abertos na Cidade do México, por exemplo. Só para dar um exemplo, existe um número infinitamente maior de Starbucks e outros cafés com internet gratuita na Cidade do México e outras grandes mexicanas, como Guadalajara.
Ao contrário do que se pensa às vezes no Brasil, a publicidade mexicana não é muito influenciada pelo seu vizinho de fronteira, os Estados Unidos. O mercado mexicano possui um grande número de boas agências locais, capitaneadas por criativos mexicanos.
Ao se analisar o mercado mexicano digital, é possível encontrar muitas similaridades e sinergias com o brasileiro. Em alguns aspectos, já estamos um passo a frente do México em termos de ações específicas em redes sociais e maior capilaridade no acesso à internet, principalmente mobile.
De qualquer forma, é um mercado interessante para estarmos atentos e trocar experiências, com boas campanhas e criativos. [Webinsider]
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Guilherme Schneider
Guilherme Schneider (@guilhermebarcha) é executivo na área de consultoria e tecnologia da informação e mantém um blog pessoal.