Essa é a lógica:
O cliente te conta um monte de mentiras sobre sua marca (ele não iria mesmo te contar o tamanho do bônus que ele vai ganhar se alcançar a meta).
Os consumidores te contam um monte de mentiras sobre suas vidas (afinal de contas segredos de divã custam muito mais do que murchas coxinhas).
Tudo aquilo que você consegue entender sobre os concorrentes também é um monte de mentiras (eles não são burros de serem tão óbvios).
As pessoas com as quais você trabalha mentem estupidamente quando apostam num conceito (não é consenso, é preguiça ou amor ao crediário do Shopping).
Por sobre esse vale de mentiras, faz-se propaganda numa vã esperança de zerar as polaridades, mentindo.
Clientes vendem mentiras que consumidores consomem mentindo. Seria pretensioso achar que cabe à propaganda a celeste missão de reconciliar mentirosos patológicos.
E seremos os melhores se melhor mentirmos. Se mentirmos dizendo que acreditamos nas mentiras dos clientes, dos consumidores e de todos os outros mentirosos que nos cercam. A fé é o único talento. [Webinsider]
6 respostas
Artigo infeliz de alguém que vive alguma frustração.
Aham. Poxa, então as empresas de pesquisa ganhou fortunas para apresentar mentiras!
Ferdnand, você está no limite do amor e ódio como qualquer publicitário e sua bipolaridade hehehe!
Na boa mesmo?
Acho o mundo da propaganda/marketing fascinante, artístico, realmente, muito interessante, e por isso mesmo me esquivei da enorme possibilidade e aptidão (talento) que tenho para iludir as pessoas. Descobri isso quando ainda em meus primeiros empregos vi que era ótima com vendas, carismática, ágil, criativa… recebia muitos elogios de todos e principalmente dos superiores, que muito me incentivavam dizendo que eu tinha um grande futuro (claro, eu lhes dava um enorme lucro), mas com a experiência e os estilos de vida que nos são apresentados (fui incentivada a cursar Propaganda e Marketing também), avaliei bem meus conceitos e decidi que não! não quero estudar para enganar as pessoas.
Não que seja regra toda propaganda ser enganosa (claro que não), mas a maioria supervaloriza algo que o consumidor não necessita para vender mais que a concorrência e assim os proprietários lucram mais e mais e ficam milionários e movimentam a economia. Lindo isso né? Os detentores do sucesso (também exploradores dos necessitados ou ambiciosos trabalhadores) ou aspirantes ao poder ou às riquezas, dizem sempre: É inevitável se esquivar disso num país capitalista como o nosso. É utopia pensar ou querer remar contra a maré. É hipocrisia dizer que não coage com esse sistema a todo tempo usufruindo e se deliciando com tantos atrativos materiais…
Concordo com tudo isso, mas acredito que acima de tudo ainda existem valores (eu ao menos tenho os meus), e a mentira, com toda sinceridade não está entre os meus, ainda que isso encha meu ego ou me deixe nadando no dinheiro. Posso sim, estar no dia-a-dia colaborando com nosso mundo capitalista, mas na medida do possível, através da consciência e das ações meço sim o que posso estar fazendo que vá estar colaborando mais ou menos com toda essa mentirada. Se todos mentem pra se dar bem, não é problema meu (não diretamente) mas é um problema que afeta a todos indiretamente, mesmo sem se darem conta. Tentador é esse mundo que nos cativa explorando e oferecendo talvez, a possibilidade de ser tão mentiroso quanto ele. Acho que os valores estão sendo invertidos… as pessoas não contam mais a seus filhos a história do Pinóquio, mas sim, criam outras com as quais melhor possam se beneficiar.
Por fim, acho que tudo não passa de uma verdadeira mentirada mesmo: Aqueles que estão acima mentem para os explorados que mentem para si mesmos na intenção de chegar lá em cima, e para isso, mentem para os que estão abaixo… um mentiroso mentindo e tornando o outro mentiroso que mentindo vai tornando outros mentirosos, é um círculo vicioso em busca do “Quero Crescer”, como se não bastasse para si e sua família (e para o mundo) o “Ser… Honesto!”.
Por outro lado acredito que o mundo da publicidade pode sim ser usado através de inúmeras formas para promover o bem, os valores, a união, o bem-estar coletivo, através de campanhas, entre outros meios, que até mesmo uma marca pode levantar a bandeira (isso também é marketing, ao menos mais benéfico).
Nada contra comprar e vender produtos, mas minha alma, não… ela procura ser consciente e livre, para pensar e agir, e viver, não esclusa do mundo em que vivemos, um pouco mais equilibrada, mais em paz!
Que me desculpem e até me ignorem os mentirosos de plantão, mas é só minha opinião, não vai mudar em nada suas mentiras. E parabéns pelo talento de mentir!
Fernand
Seus textos geralmente são muito bons, mas este é brilhante.
Parabens.
Um dos melhores textos que li nos últimos tempos. Parabéns!
Com base em sua publicação e na realidade do mercado da Grande Floripa, pergunto:
Nós,”profissionais”, somos parte dessa massa mentirosa e hipócrita, ou temos apenas um espírito ingênuo?
Se são todos mentirosos, por que devo acretidar em você?
OBS: parabéns por sua publicação. Este é um sério problema encontrado em nosso mercado.