Será que a nossa atividade no LinkedIn também pode receber apoio de outras ferramentas para maximizar a nossa presença?
A resposta é evidente: sim!
Vamos começar:
1. Transforme o seu perfil em um currículo atrativo
Aqui estão duas ótimas aplicações para revolucionar a imagem do seu currículo.
Lembre-se, o seu perfil LinkedIn NÃO é o seu currículo! É mais do que isso! Apesar de servirem propósitos diferentes, será com certeza, uma forma excelente de apresentar a sua informação profissional.
– Resume Builder.
– Visualize.me.
2. Recomendações
Para quem precisa de um apoio na redação das recomendações, pode encontrá-lo neste sistema de recomendações automático.
– Endorser.
3. Skills
Esta aplicação foi criada por portugueses e pretende ajudar a identificar as habilidades pelas quais a sua rede de contatos o reconhece.
– TOP 3 SKills.
4. Expanda a sua rede LinkedIn
Existem vários grupos de usuários “abertos ao networking” e que partilham contatos para integrarem lista de membros e, desta forma, obterem convites e dados para fazerem convites no LinkedIn. Não sou muito apologista desta estratégia devido à forma tão artificial com que se recebem novos membros na rede.
– TopLinkedIn.
5. Atualizações de estado
A atualização regular do estado do nosso perfil é tão importante, mas é sempre difícil de gerir. Aqui pode estar a solução! O Buffer permite que possamos partilhar qualquer página ou website com a nossa rede LinkedIn e ainda escolher se iremos partilhar de imediato ou em momentos especiais de grande tráfego na rede.
Outra estratégia: Bookmarklet do Linkedin – arraste este aplicativo para a barra de atalhos do seu browser.
– Buffer App.
6. Mapa da nossa rede de contatos
Visualize a sua rede profissional com base nas suas ligações. Esta é uma ótima maneira de analisar a sua rede. Também podemos usar outro mapa para analisar as nossas ligações com base nas suas habilidades.
– Just Map It Linkedin.
7. Palavra-chave
Quer ter a certeza que o seu perfil LinkedIn está otimizado com as palavras corretas associadas à sua atividade profissional ou área de especialidade?
Quer ver que palavras os recrutadores usam quando procuram candidatos para determinados postos de trabalho?
Wordle é um gerador de palavras. Basta copiar e colar o seu perfil ou uma descrição do trabalho e o Wordle irá criar uma nuvem de palavras. Pode-se ver as palavras que têm maior destaque e as palavras que aparecem mais frequentemente no seu perfil. Essas “grandes” palavras são as palavras-chave!
– Wordle.
8. Criar uma assinatura e-mail personalizada
Tornar mais fácil para as pessoas se conectarem contigo é uma ótima prática. Use o assistente LinkedIn da assinatura de e-mail para preparar uma assinatura que será incorporada na parte inferior de todos os seus e-mails.
9. LinkedIn mobile
As aplicações mobile receberam recentemente um verdadeiro lift e estão fantásticas. Esta mudança contribuiu para um aumento de mais 400% de utilização mobile do LinkedIn no último trimestre.
Esta versão do IPAD é fantástica! Recomendo a sua utilização.
10. Programe as suas atualizações de estado
Existem várias opções para apoiar o nosso desempenho. O Hootsuite ajuda na gestão do status no LinkedIn. Aguardamos que venha a permitir no futuro a gestão da página da empresa.
– Hootsuite.
11. Rapportive // Smartr
Rapportive ou Smartr mostram-lhe tudo sobre os seus contatos diretos dentro da sua caixa de correio. Isto significa, que pode ver os perfis de redes sociais e conversas recentes das pessoas que o contatam por e-mail.
Pode-se adicionar contatos à sua rede LinkedIn sem sair do Gmail!
– Rapportive.
– Smartr .
12. Faça backup!
Para, além de podermos fazer backups dos nossos contatos, exportando esses dados diretamente da página de contatos, existem atualmente outras opções para gravar tudo o que fazemos no LinkedIn. O SocialSafe faz o backup das suas informações e assim, no caso de algo errado acontecer, pode recuperar tudo facilmente!
– SocialSafe.
[Webinsider]
…………………………
Rui Pedro Caramez
Rui Pedro Caramez ( www.linkedin.com/in/caramez) - Docente Universitário, Formador e Consultor Especialista na Área de Marketing Digital. Em 2009, editou o livro “Linkedin – como rentabilizar a sua presença online". Administra o projeto Linkedportugal dedicado a analise da rede Linkedin - www.linkedportugal.com.
Uma resposta
Algo no ramo de representação