Novidade. Essa é a força motriz desse mundo em transição. Youtube, Facebook, Pinterest, etc. fomentam totalmente esse cenário.
Nunca antes na história tivemos um acesso tão fácil e tão abundante às informações – independente da qualidade dessas – e as pessoas gostaram dessa liberdade, dessa oferta e estão cada vez mais vorazes.
Hoje já não se fala mais em milhares de acessos ou visualizações, mas sim em milhões e, muito em breve, bilhões. A multidão virtual é exponencial e a fama e o sucesso de uma iniciativa estão a distância de um clique. 15 minutos na web podem ter o alcance geográfico ou mesmo populacional das conquistas de décadas de Alexandre, o Grande.
E esse é o ponto desse artigo.
Guardadas as proporções, o nome de Alexandre III da Macedônia é conhecido e perdura por milênios. Já o vídeo ou o aplicativo ou um determinado assunto da vez pode ser esquecido tão rapidamente quanto virou febre.
A web é um ambiente inflamável. E acima de tudo, volátil.
Escrever na pedra ou escrever na areia
Então, como se diferenciar e perdurar entre essa maciça oferta de conteúdos, produtos e serviços que temos atualmente?
Como criar um negócio duradouro, sólido, com possibilidade de evolução e crescimento se o ambiente muda em um período muito curto?
Com a gestão do conhecimento.
As boas ideias – quando não são perdidas, esquecidas ou engavetadas – dão o primeiro passo na criação de um projeto. Os demais são:
- Análises;
- Planejamento;
- Desenvolvimento;
- Testes;
- Implementação / lançamento;
- Acompanhamento e melhorias.
Não importa qual o negócio ou área envolvida, todos esses passos devem ser executados corretamente para transmutar uma ideia em uma solução efetiva.
E muitos fracassos acontecem devido a falta de cuidado, carinho e empenho nessas atividades. Conheci profissionais que diziam: “essas etapas demandam muito tempo e aumentam os custos”.
Discordo totalmente e ainda afirmo o contrário!
A gestão do conhecimento engloba e une todas as fases do projeto, desde a análise da ideia, das viabilidades e do potencial dessa, até o acompanhamento junto ao público e a captação de feedbacks para as melhorias e complementações.
Somente com essa aplicação é possível construir uma escada com degraus bem fixos e com estrutura para subir o quanto for necessário. A tríade aprender, aplicar e evoluir está intrinsecamente ligada ao valor que se dá ao conhecimento.
Pois do contrário, sua ideia, por melhor que seja, por mais inovadora ou criativa, pode ser apenas um escrito na areia: sumirá com o vento ou será encoberta quando mudar a maré.
Até mais!
[Webinsider]
…………………………
Sugestões de leitura
…………………………
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.
Eduardo Kasse
Eduardo Massami Kasse (@edkasse) é escritor, palestrante e analista de conteúdo. Subeditor do Webinsider. Mais em onlineplanets.com.br e eduardokasse.com.br.