Um dos pontos fundamentais para o sucesso da empresa é entender bem o mercado no qual entrará.
Antes de qualquer coisa, é necessário estudar e entender quem são seus concorrentes (diretos e indiretos) e qual seu público alvo – identificar quem são, onde procuram o serviço ou produto oferecido. Se estão na internet, que meios utilizam ou identificam-se? E-mail, sites, portais, redes Sociais, blogs?.
E também como os líderes de mercado se portam – o que deu certo? O que não deu certo? Por que funciona?.
E principalmente ficar atento aos nichos de mercado que ainda não foram explorados ou que apresentam um potencial de desenvolvimento ainda não explorado.
Todos esses fatores levam à palavra chave de hoje: posicionamento.
De acordo com Trout e Ries: “Posicionamento não é o que faz o produto, mas o que você faz com a cabeça do público alvo”.
Uma boa estratégia de posicionamento faz com que a empresa consiga atingir nichos de mercado pouco explorados, que podemos chamar de oceanos azuis, em referência ao livro de W. Chan Kim e Reneé Mauborgne, “A estratégia do oceano azul”.
Oceano azul? WTF?
De acordo com os autores, oceanos azuis são espaços de mercado inexplorados, com grande potencial de crescimento. Os autores propõem alguns movimentos estratégicos – denominados “inovação de valor” – que agregam grandes saltos em valor, tanto para a empresa quanto para os clientes, tornando os rivais irrelevantes e criando uma nova demanda.
Ok, mas o que isso tem a ver com o meu e-commerce?
Tudo!
Para começar, assista este vídeo muito interessante realizado pela DM9DDB que introduz uma nova classificação do consumidor em ambiente digital.
http://youtu.be/BIvkAtr1k2U
Atuar no mundo online não é mais simples que atuar no mundo off-line (este pensamento pode ser um tiro no pé do empreendedor).
Sim, os custos podem ser imensamente menores. Porém, é preciso atentar-se a todos estes pontos citados anteriormente: concorrentes, público alvo e nicho de mercado.
Identificação e diferenciação
Se o empreendedor busca atuar na internet apenas para vender um produto como uma commoditie, ele está fadado ao fracasso. É preciso atentar-se aos dois pilares do posicionamento: identificação e diferenciação.
Estruturar uma boa estratégia de posicionamento, para atuar nos oceanos azuis da internet, aliado a uma boa identidade de marca pode fazer toda a diferença para o seu e-commerce. Com isso será possível entender exatamente quem são seus clientes, quais os canais de comunicação utilizar para conversar com eles e ainda como conversar com eles.
Como sua marca deve se portar na internet? De forma ativa ou passiva? Como deve ser a linguagem? Formal ou informal?
Entenda uma coisa: você não deve lutar para ser o número 1 e sim para ser bom naquilo que faz.
Links recomendados:
Livros recomendados:
[Webinsider]
…………………………
Leia também:
Posicionamento aumenta o valor de seus serviços
O e-commerce entre o oceano azul e o vermelho
Planejamento estratégico 2: segmentar e posicionar
…………………………
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.
Daniel Siqueira
Daniel Siqueira é administrador, coordena o iMBA em Gestão de Mercados, Negócios e Projetos Interativos da Clear Educação e escreve sobre e-commerce para pequenas empresas.