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Hoje um comércio eletrônico enfrenta vários desafios diferentes desde a sua concepção até a sua manutenção no dia-a-dia. Aplicar essas dicas irá garantir algumas posições em relação à concorrência em geral.

Não permita que os clientes deem voltas

O senso comum diz: uma empresa deve fazer um processo de compra conveniente. Surpreendentemente, alguns sites de comércio eletrônico conseguem complicar esse processo simples. Em vez de simplificar o processo, eles fazem os visitantes passarem por uma série de cliques do mouse, mesmo depois de terem acrescentado produtos ao carrinho, além de terem que negar o tempo todo vários “up-sells”. Mesmo nas lojas mais bem sucedidas a taxa de abandonos de carrinho gira em torno de 20 a 30%.

A mensagem é alta e clara: muitos clientes se recusam a correr em círculos.

Seja diferente neste oceano vermelho

Por que um cliente irá visitá-lo? Vender mercadorias exclusivas? Oferecer o menor preço?

Essas respostas são a “alma do negócio” e vão ajudar no desenvolvimento da sua estratégia de mercado. Toda empresa precisa se diferenciar. Uma empresa de comércio eletrônico não pode esperar vender tudo para todo mundo. Uma maneira de diferenciar o seu negócio é resolver pelo menos um problema que os clientes enfrentam – especialmente um problema que ninguém está resolvendo.

Garanta sua logística

A entrega do pedido acontece, na maioria dos casos, fora do alcance das vistas do lojista. Porém as consequências das falhas são sentidas pelos clientes. Entrega incorreta, mercadoria danificada, entrega atrasada ou ainda falta de mercadorias pode fazer o cliente nunca mais retornar para comprar.

Logo, é importante que o acompanhamento e principalmente “feedback” do encerramento do pedido seja feito para verificar se todo o processo ocorreu a contento para o cliente. Porque a terceirização da entrega deve ser uma escolha estratégica e não uma abnegação de responsabilidade.

Usar tecnologia com parcimônia

Com o tipo de software de comércio eletrônico robusto e de hospedagem disponíveis hoje em dia, não há desculpa para sites de comércio eletrônico não funcionem bem. Entretanto, usar tecnologia certa não é apenas ter uma loja livre de “bugs”, serve também para atingir fins comerciais. Por exemplo: um tempo atrás algumas as empresas criaram blogs. Hoje, muitos desses blogs parecem cemitérios. Nem sempre o que todo mundo faz é o melhor para seu negócio virtual, faça uma analise conceitual e quantitativa antes de iniciar o uso de uma tecnologia.

Seja rentável

As margens brutas de lucro estão sendo reduzidas para um único dígito, as empresas de comércio eletrônico estão vendendo mais e também reduzindo seus lucros. Isso não é sustentável.
Todas as empresas de comércio eletrônico ficam tentadas a reduzir os preços. Todavia as guerras de preços sempre levam à morte vários jogadores. Algumas optam por preço elevado, enquanto outros oferecem grandes descontos. Mas quando se trata de gestão de custos, não pode haver pontos de vista divergentes. Somente as empresas de comércio eletrônico com controle de processos eficazes de custos vão sobreviver. [Webinsider]

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Avatar de Marcelo Goberto de Azevedo

Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

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