Nesse artigo abordarei os erros facilmente identificáveis por quem conhece algumas características funcionais, visuais e de valor do marketing na internet, bem como ressaltar alguns comentários que poderão dar norte e desvio de tais condutas.
1. O marketing digital não é orientado por palavras-chave
Interessante se a empresa aprendeu a utilizar o link patrocinado e realiza campanhas no Adwords, porém isso custa caro e a preocupação com conteúdo deve ser priorizada e esse conteúdo deve ser preenchido por palavras-chave facilmente detectáveis pelos motores de busca, caso contrário, a empresa certamente estará fadada ao fracasso na Internet.
2. Sua empresa não tem grandes ofertas, chamadas e páginas de conversão otimizadas em seu site
Em termos de monetização e retorno de investimento, palavras indispensáveis para aquele que investe tempo e dinheiro na web, o negócio online deve possuir promoções, eventos, brindes, assim como ocorre nos negócios tradicionais a fim de que o cliente possa sentir interesse em comprar, realizar um download, preencher um cadastro, enfim, tornar-se rentável para a empresa.
Conforme cita Santos, em seu sítio resultados digitais:
O que a maioria das pessoas faz é colocar um botão “fale conosco” em sua navegação e esperar. Isso é o equivalente a ter uma loja e pedir ao seu caixa para ficar no canto da loja com os olhos fechados e um pequeno botão em seu peito: “Acorde-me apenas se você quiser comprar algo”.
3. Sua empresa não está medindo de onde provêm os acessos
Se sua empresa não sabe a cidade, país ou qual a página de maior relevância para o cliente, certamente desperdiçará orçamento em itens desnecessários, como naqueles sem valor agregado ao site ou aqueles que não se convertem em vendas. Deve-se explorar com mais efetividade o Analitcs.
4. No Facebook, achar que as pessoas vão até a sua página, em vez de ver seus posts nos seus feeds de notícias
Existem empresas que acreditam: somente com um bom visual em uma página no Facebook, suas métricas irão sempre crescer, mas o que os visitantes mais veem são as postagens e o conteúdo da página.
5. Falta de investimento em anúncios para adquirir fãs
Existem empresas que, logo nas primeiras semanas de criação de uma página na rede do Facebook, gostariam que centenas, talvez milhares de fãs curtam a página, sem gastar em link patrocinado dentro desta rede.
Embora aplicativos e recursos de eventos, promoções possam trazer bons resultados, o link patrocinado na rede deve fazer parte do orçamento para resultados satisfatórios, o custo pode variar de R$ 0,20 centavos a R$ 3,00 o clique, dependendo do segmento e das palavras selecionadas na campanha.
6. Fazer posts falando só sobre si mesmo, não tentar postar conteúdo relevante
Tal observação vale para blogs, páginas empresariais e redes sociais, devemos lembrar: há pessoas do outro lado do monitor e os mesmos esperam reações humanas para os conteúdos. Falar somente de si mesmo, dos produtos e serviços da empresa não é a melhor estratégia, assim como Martins cita em seu blog:
Você não consegue se comunicar de forma efetiva até conhecer sua plateia. Você não consegue respostas se você não faz perguntas. Você não consegue entusiasmo se você não o estimula.
7. Abusar das cores e do layout
Evitar marcas d’água, não usar animações no título da imagem, fontes de difícil leitura, seja por sua estranheza ou desuso ou pelo seu tamanho em excesso ou diminuto, deixar de mostrar identidade do site em mais de uma área da página, deixar de usar formas arredondadas e leves, utilizar as cores de fundo com maior destaque ou intensidade de cor do que o conteúdo principal são alguns exemplos para não fazer em um projeto de marketing digital.
8. Encarar o marketing digital com o olhar do marketing tradicional
O marketing digital não é gritar e sim conversar, o primeiro é ouvir, para depois falar, é interativo e de permissão, não monólogo e obrigatório, é de nicho e não de massa, é multidisciplinar, envolve texto, áudio e vídeo, não é só papéis, folders e cartazes, não coloque a imagem de um papel de gráfica no post de sua empresa achando que isso, somente isso, trará resultados, ao contrário, coloque enquetes, vídeos relacionados ao tema de sua empresa, deixe o cliente se sentir atraído pela marca. Conforme cita Dimantas, (2003, p. 163):
O marketing tradicional, mesmo contando com todas as artimanhas conhecidas, esqueceu-se de olhar no fundo da paisagem. Não viu uma multidão de consumidores atravessando a fronteira virtual. Montados em computadores pangarés, eles estão chegando numa velocidade absurda.
Ignorar o comportamento do consumidor nessa era digital é perder terreno para aqueles que já vivem nele.
9. Criação de um simples perfil em página da empresa, na conta Facebook
Mesmo em perfis de empresas com mais de cem funcionários pode-se verificar a existência de perfis de “pessoa física”, ou seja, não houve a criação de uma página para tal, com isso, há a restrição de apenas 5000 mil contatos a adicionar. O usuário não consegue curtir a página, mas sim adicioná-la na lista de amigos, não há possibilidade de agregar certos aplicativos e o próprio Facebook, em suas regras, não admite páginas empresariais em perfis, podendo excluir a mesma sem aviso prévio.
10. Na conta do Twitter, seguir desesperadamente
Esse erro pode ser encontrado até mesmo em agências digitais. A intenção é alcançar, por reciprocidade, um certo número de seguidores, no entanto, essa meta deve ser alcançada pela qualidade de conteúdo. A empresa pode cair no erro de seguir pessoas de diferentes interesses e os mesmos deixarem de seguir tal empresa. [Webinsider]
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Fernando Finati
Fernando Finati é especialista em gestão empresarial, diretor executivo na Finati Marketing, tendo mais de 10 anos de experiência com consultoria e execução em marketing digital. Palestrante e professor.