Tomei contato com a “Qualidade Total” na década de 1980 por meio do nome: “TQC-Total Quality Control”. Na época, eu trabalhava como gerente de engenharia industrial da Firestone, exatamente quando a empresa foi adquirida pela japonesa Bridgestone.
Aprendi a importância da “pregação” do Dr. Deming sobre os 14 princípios da qualidade, que são na verdade princípios de administração geral e de posturas empresariais, relacionados não só com setor de controle da qualidade, mas também com as demais atividades de uma empresa.
Da mesma forma, a ISO 9001 tem sido confundida com a qualidade do produto ao invés da qualidade do sistema e de processos a que ela realmente se destina. O uso do nome Qualidade Total tem sido restrito às atividades de inspeção e laboratório.
A maior prova de que a Qualidade Total foi a grande alavanca que transformou o Japão em uma das maiores economias e centros de inovação mundial, é o fato de ter sido dado ao prêmio nacional da qualidade o nome “Prêmio Deming”. Isso, apesar do nacionalismo exacerbado e da significativa contribuição de vários mestres japoneses como Kaoru Ishikawa, Shigeo Shingo, Masaaki Imai, Taguchi entre tantos outros.
Cada vez que a Qualidade Total é atrelada simplesmente ao controle da qualidade, esses gurus devem revirar-se nas tumbas, pois sua mensagem não foi captada.
Minha amiga bibliotecária me pergunta: “Mas, a Qualidade Total pode então ser aplicada ao dia-a-dia das pessoas, em casa ou na comunidade, por exemplo?” e minha resposta é SIM. Qualidade Total é qualidade de vida. É exercer suas atividades buscando a excelência, melhoria continua, satisfação do cliente interno e externo.
Ou seja, é estar no controle do que você faz, reduzir as surpresas desagradáveis que podem ser desde um desentendimento com o ser amado, até uma devolução de produto por parte de um cliente insatisfeito.
Qualidade Total é buscar o aprendizado contínuo, seja numa tarefa simples ou extremamente complexa, em um hospital, banco ou padaria, tanto quanto em uma fábrica.
Minha vida mudou quando conheci a filosofia do Dr.Deming. Assim como os japoneses, busco qualidade em tudo que faço e a cada dia percebo como é grande a distância que me separa da excelência, pois quanto mais aprendo mais o meu universo se amplia.
“Só sei que nada sei” – Sócrates
Àqueles que tiverem o desejo de se aprofundar no assunto, apresento ao final deste artigo o enunciado dos 14 Princípios da Qualidade, para que entendam que não se trata apenas da área de produção ou dos engenheiros da fábrica, mas sim de empresários, gestores e colaboradores de todas as áreas e ramos da atividade humana.
Também recomendo conhecerem melhor o PNQ – Prêmio Nacional da Qualidade no site www.fnq.org.br e os livros do Prof. Falconi.
Nomes de impacto são muito importantes no mundo de hoje, mas vou continuar com esse: Qualidade Total!
Saiba mais
Willian Edward Deming (1900-1993). Estatístico, professor universitário, autor, palestrante e consultor americano.
Desenvolveu os 14 princípios da administração e suas recomendações só foram aceitas por parte das empresas americanas depois de sua aplicação no Japão.
Os 14 princípios da administração de Deming
- Criar constância de propósito de aperfeiçoamento do produto e serviço, a fim de torná-los competitivos, perpetuá-los no merado e gerar empregos.
- Adotar uma nova filosofia. Vivemos numa nova era econômica. A administração ocidental deve despertar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidade e assumir a liderança em direção à transformação.
- Acabar com a dependência de inspeção para a obtenção da qualidade. Eliminar a necessidade de inspeção em massa, priorizando a internalização da qualidade do produto.
- Acabar com a prática de negócios compensador baseado apenas no preço. Em vez disso, minimizar o custo total. Insistir na idéia de um único fornecedor para cada item, desenvolvendo relacionamentos duradouros, calcados na qualidade e na confiança.
- Aperfeiçoar constante e continuamente todo o processo de planejamento, produção e serviços, com o objetivo de aumentar a qualidade e a produtividade e, conseqüentemente, reduzir os custos.
- Fornecer treinamento no local de trabalho.
- Adotar e estabelecer liderança. O objetivo da liderança é ajudar as pessoas a realizar um trabalho melhor. Assim como a liderança dos trabalhadores, a liderança empresarial necessita de uma completa reformulação.
- Eliminar o medo.
- Quebrar as barreiras entre departamentos. Os colaboradores dos setores de pesquisa, projetos, vendas, compras ou produção devem trabalhar em equipe, tornando-se capazes de antecipar problemas que possam surgir durante a produção ou durante a utilização dos produtos ou serviços.
- Eliminar slogans, exortações, e metas dirigidas aos empregados.
- Eliminar padrões artificiais (cotas numéricas) para o chão de fábrica, a administração por objetivos (APO) e a administração através de números e metas numéricas.
- Remover barreiras que despojem as pessoas de orgulho no trabalho. A atenção dos supervisores deve voltar-se para a qualidade e não para números. Remover as barreiras que usurpam dos colaboradores das áreas administrativas e de planejamento/engenharia o justo direito de orgulhar-se do produto de seu trabalho. Isso significa a abolição das avaliações de desempenho ou de mérito e da administração por objetivos ou por números.
- Estabelecer um programa rigoroso de educação e auto-aperfeiçoamento para todo o pessoal.
- Colocar todos da empresa para trabalhar de modo a realizar a transformação. A transformação é tarefa de todos.
(Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/W._Edwards_Deming )
[Webinsider]
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Celso Estrella
Celso Estrella é diretor da CriaCorp com mais de 30 anos de experiência corporativa em empresas de grande porte. Engenheiro Industrial especialista em Técnicas Japonesas de Gestão. Coordenador e autor do livro “Qualidade Total-Organizações Excelentes”.
Uma resposta
Já que estamos falando de qualidade, quando elencamos uma lista a pontuação correta é ponto-e-vírgula para cada item da lista, com exceção da último.