Para que uma loja virtual seja um sucesso, alguns erros importantes não podem ser cometidos – justamente aqueles que determinam o sucesso do negócio.
Lentidão
É comum as pessoas esperarem cada vez menos pelos carregamentos, principalmente para o “tempo” da compra. Por isso é importante investir em estrutura, para que a loja virtual tenha um carregamento considerado “muito bom”. A cada dois segundos decorridos, a taxa de abandono ao site cresce em torno de oito por cento progressivamente.
Complicação
Na loja virtual utópica, uma compra completa deveria acontecer em um clique para o cliente. Sabemos que isso ainda não é possível, contudo a finalização da venda não deve ultrapassar três cliques.
Inovações
Inovações durante o processo de compra podem criar empecilhos. Por exemplo: formulários adicionais e passos não essenciais. Mesmo que esteja trabalhando em um mercado de nicho, é importante executar testes A/B para verificar a aderência dessas inovações. No comércio eletrônico já existe um certo padrão de mercado que faz com que se traga mais segurança para o cliente quando confirmado.
Frete caro
Mesmo que o comércio eletrônico tenha criado o conceito da taxa de entrega, ela ainda representa um grande obstáculo para conversões de vendas, principalmente se esse valor em relação ao pedido final for superior a 10%.
É necessário que tenhamos fórmulas que auxiliem na aplicação de sempre o menor valor possível e quem sabe no cenário ideal a isenção total. Para saber como isso é possível veja mais em “Como calcular o valor do frete grátis“.
Não funciona bem nos tablets
Não preparar a loja virtual para outros formatos de visualização – especialmente os tablets. Hoje esse aparelho responde com a maioria das vendas via “m-commerce”. Por isso faça os testes e ajustes necessários até que seja possível realizar uma compra fora do ambiente do desktop ou notebook.
Problema de visualização
Falando em navegação web, é importantíssimo que a loja virtual seja testada e validade na grande maioria dos navegadores atuais. Porque muitas vezes um simples comando pode não ser executado numa determina versão de navegador e por conseqüência este pequeno bug ser um percalço que inviabiliza as vendas.
Informações irrelevantes
Numa compra finalizada conquistamos na maioria dos casos a anuência dos clientes em receber ofertas através do seu e-mail. Entretanto, para que essa ferramenta gere resultados proveitosos, é importante criar relevância nas campanhas. Ou seja, é preciso segmentar e principalmente personalizar os conteúdos disparados, de forma que a aderência e principalmente a assiduidade sejam duradouras. [Webinsider]
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Marcelo Goberto de Azevedo
Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.
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Parabéns pela matéria