Comércio eletrônico tem grande crescimento na última década

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O Estudo Braspag Comparativo MultiCanal x Pureplayers apurou que hoje os varejistas dedicados exclusivamente ao comércio pela internet já detêm 20% do total das vendas. Dezesseis anos depois de ser implantado e, uma década depois da bolha da web de 2001, o e-commerce no Brasil cresceu seis vezes e corresponde agora a 2% de total de vendas de todo o comercio varejista.

De acordo com o CEO da Braspag e responsável pelo estudo, Gastão Mattos, neste ano, a quantidade de lojas entrantes no mercado são equivalentes entre abordagem Pureplayer x Multicanal em comparação com o constatado no ano passado, quando havia predomínio do Multicanal. “Contudo, existe uma tendência de maior relevância na abordagem Pureplayers para novos entrantes”, analisa.

A curva do aprendizado é mais curta, a terceirização de processos chave (gateway de pagamento, antifraude, logística, etc.) tornou menos complexo o desenvolvimento do negócio, permitindo ao empreendedor focar a atividade de venda. “O mercado está mais maduro, com os consumidores online crescendo, gerando uma forte migração para as compras pela internet”.

O Estudo Braspag Comparativo MultiCanal x Pureplayers é uma nova métrica de avaliação da performance do e-commerce, feito com base amostral, segmentando perfil Pureplayer x Multicanal, que compara mesmos períodos entre dois anos (no caso os primeiros quadrimestres de 2011 x 2012). Os dados não podem ser particularizados e refletem média amostral em cada perfil analisado. MultiCanal são as lojas com operação de venda simultânea nos canais físicos e online. E Pureplayers as lojas com uso exclusivo do canal de venda online.

De acordo com os dados avaliados, o maior crescimento na quantidade de vendas (127% x 76%) dos Pureplayers, não se reflete no faturamento, pois o ticket médio do Multicanal é maior. Segundo Gastão Mattos, o ticket de vendas média das MultiCanais é o dobro. No período analisado, o ticket médio em 2011 da MultiCanal é de R$ 380 contra R$ 208 da Pureplayer.

Esse ano, o comércio online de lojas multicanal subiu o ticket médio para R$ 411 e o Pureplayer caiu para R$ 196, ou seja, o ticket médio do multicanal crescendo 8% ao passo que do pureplayer diminuiu 6%. “O percentual menor das pureplayers é facilmente explicado pela natureza dessas lojas, quase sempre de nicho, que vende uma categoria de produto”.

Na forma de receber os pagamentos, nas lojas multicanais há predominância do cartão de crédito, em volume de compra, 77% e em valor, 81%, mas também tem expressão a quantidade de boleto e de débito online proprietário. Já nas lojas pureplayer a concentração é brutal no cartão de credito.

Outro dado que o estudo demonstra é o perfil de quem ingressa no varejo online. Nos primeiros quatro meses de 2011 a Braspag agregou 39 lojas novas no portfólio, sendo 28 delas multicanal e 11 pureplayer. Em 2012, no mesmo período, as 59 lojas agregadas ao gateway Pagador são 30 multicanal e 29 pureplayer. [Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Avatar de Vicente Tardin

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *