Sete dicas para melhorar o seu site ou o de seu cliente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

É muito difícil prever o sucesso de um website. Seja um simples blog, um portal de notícias ou uma loja virtual, existem muitas variáveis que influenciam direta e indiretamente esse processo.

A empresa que vai desenvolver o site deve assumir grande parte da responsabilidade. Porém a participação ativa do cliente durante o desenvolvimento é essencial.

Conseguir bons resultados exige planejamento, definição clara dos objetivos e estratégias para atingi-los. A execução do projeto é apenas a ponta do iceberg.

Não existe uma formula mágica para o sucesso, mas observando sites bem sucedidos identificamos sete características importantes. Coloque essas ideias em prática, avalie os resultados e compartilhe conosco.

Conquiste à primeira vista

Você já deve ter ouvido que um site deve ser como um cartão de visitas online. Eu prefiro pensar de uma forma diferente.

Imagine o design do site como a roupa do primeiro encontro com a mulher dos seus sonhos. O visual deve apaixonar o usuário do site à primeira vista ou, no mínimo, gerar um pré-julgamento positivo.

Você deve ter liberdade para inovar, mas com cuidado para não passar uma imagem “cafona”. Procure expressar credibilidade, organização e criatividade adicionando um toque de estilo.

Deixe o visitante à vontade

Equilibre a criatividade e inovação com a facilidade de uso. Deixe seu visitante à vontade, ele deve “se sentir em casa”.

Não faça ele pensar. Tudo deve ser intuitivo, fácil de encontrar, fácil de clicar e fácil de usar.

O uso de convenções como navegação em abas, links sublinhados em cores diferentes do resto do texto, botões em relevo e campo de busca no canto superior direito auxiliam bastante na usabilidade.

Vá ao encontro do seu público

Mobilidade é a palavra do momento. O mercado de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis tem crescido bastante nos últimos anos.

É muito provável que seu público necessite acessar o site através de um desses dispositivos. Por isso disponibilize versões móveis e proporcione uma boa experiência de navegação nessa plataforma.

Transforme seu site no melhor amigo do seu cliente

A mobilidade tem influenciado cada vez mais o uso de redes sociais como Facebook, Twitter e YouTube, que somadas possuem bilhões de usuários.

Não tem como ignorá-las. Utilize as funcionalidades de curtir e compartilhar a seu favor e transforme toda informação em um potencial conteúdo viral.

Pense no site como um ambiente social, que facilite a interação, o relacionamento e o compartilhamento entre sua empresa e seus clientes.

Trate o conteúdo como rei

O conteúdo define a sua relevância para seu público alvo e consequentemente seu posicionamento nos sites de busca.

Na prática isso significa um bom posicionamento no Google, mais visibilidade e, provavelmente, mais visitantes convertidos em clientes.

Gaste boa parte do seu tempo escrevendo bons títulos. Procure chamar atenção e usar palavras chave. Títulos como: “As cinco características” ou “Como fazer” costumam funcionar muito bem.

Use e abuse de imagens e vídeos. Eles ajudam a tornar seu conteúdo mais “concreto” e geralmente adicionam um toque de surpresa, emoção ou criatividade. As pessoas adoram isso.

Atualize seu site constantemente com conteúdo que interesse ao seu público alvo. Lembre-se: as pessoas estão interessadas em compartilhar coisas sobre elas e não sobre você.

Foque nos objetivos

Utilize chamadas para conversão. Se precisa de comentários, peça para comentar. Se precisa de fãs ou seguidores, convide seus visitantes a conhecer e curtir a sua página ou te seguir no Twitter.

Se o seu objetivo é aumentar as vendas da camisa da seleção brasileira, convide seu visitante para acessar a página de venda da camisa quando publicar alguma atualização sobre Ronaldo, Pelé ou outro assunto relacionado.

Mantenha a relação entre o conteúdo do seu site e o seu negocio. Não perca a oportunidade de estimular seu visitante a realizar ações de conversão.

Incentive o feedback

Como costumam dizer por aí, a voz do povo é a voz de Deus. Portanto preocupe-se em dar voz ao povo e incentivar os comentários. Escutar seu visitante pode ser a melhor forma de melhorar seu site.

Aprenda com eles e não se contente com uma primeira versão. Procure se atualizar e lançar novas funcionalidades, sempre levando em consideração melhorar essas características apresentadas.

Coloque essas dicas em prática e você vai ficar “na cara do gol”. Tenha paciência, seja disciplinado, e aplique os primeiros passos no marketing digital. Depois é só correr para o abraço.

Aproveite o espaço de comentários abaixo para perguntar e opinar sobre o assunto. Que tal começar compartilhando o que tem funcionado e o que não tem funcionado com você? [Webinsider]

…………………………

Leia também:
Marketing digital na pequena empresa iniciante
Destrua seu marketing digital cometendo esses 10 erros

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Avatar de Dyego Luz

Dyego Luz (dyego@sitesfeitos.me) é fundador do Sitesfeitos, estudante de administração na UFRN onde cursou também ciência da computação. Fascinado por desenvolvimento de aplicações web, marketing digital e empreendedorismo. Mais no Twitter (@sitesfeitos) e no Facebook.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *