Esse é um dos grandes dilemas dos comércios eletrônicos – quanto de popularidade uma loja virtual tem que alcançar para que possa manter-se e estabelecer-se com um referencial no mercado. A resposta não é muito simples, porém acredito que esteja muito mais relacionada à área de atendimento do que à área de marketing.
Na maioria das vezes um dos potes de ouro que são perseguidos ao final do arco-íris do mundo dos negócios eletrônicos é atrair audiência para a loja virtual e aguardar que estas visitas revertam em vendas. Entretanto nem sempre é possível alcançar esse resultado ou ainda nem sempre é viável do ponto de vista da audiência que foi criada.
Isso porque a grande parte dos esforços para ganhar essas visualizações se utiliza de métodos poucos ortodoxos, ou não remetem cem por cento da realidade, ou ainda utilizam-se dos rompantes do consumo inconsciente.
São mecanismos que muitas vezes não atraem o tipo de público que realmente estará interessado no produto e a grande maioria deles pode ser comparada aos insetos que se sentem atraídos pela luz e, não conseguindo resistir, aventuram-se em suprir prazeres momentâneos mesmos que correndo um grande risco.
Ou seja, é mais fácil e proveitoso para o canal do comércio eletrônico priorizar as conversões que sejam mais conscientes para os clientes e aprender a identificar e fidelizar esse tipo de cliente especial. Porque serão esses que amanhã se tornarão consumidores recorrentes. Através dessa massa de clientes fiel, a loja virtual conseguirá mais clientes indicados com qualidade e os motores do marketing não precisarão estar girando em carga máxima para que se atinjam as metas de conversão para obtenção de lucros no negócio.
Resumindo, façamos dos clientes muito mais que apáticos números, criando estruturas que os torne especiais, oferecendo experiências de compras únicas e intransferíveis.
E vejamos que a loja virtual se torna um negócio altamente rentável e que não necessita de largos investimentos em mídia para que o sucesso se mantenha. Um cliente feliz e satisfeito vale mais que milhares de visualizações inidentificáveis na internet. [Webinsider]
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Marcelo Goberto de Azevedo
Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.
Uma resposta
Na meu caso pessoal, impressões de página significam dinheiro. Nos sites que tenho, em média, por cada 1000 pageviews eu obtenho 1 euro de receita. Mas cada caso é um caso.