Sustentar algo é fazer da forma certa, trabalhar para que as coisas sejam sólidas e durem. Para isto é fundamental reciclar, reutilizar, renovar.
Por isso me preocupo com a repercussão e a responsabilidade de um evento como a Rio+20.
A questão é que a sustentabilidade não pode ter hora e data marcada, tem que ser atitude de todo dia, das pessoas, governos, empresas e instituições.
Não importa quem veio ou não, o que vale é o compromisso e o resultado das reuniões.
Criou-se uma expectativa tão grande – a nível mundial – que vai ser difícil atender a esta demanda. O marketing em torno disso nos colocou dentro de uma armadilha.
A Rio+20 ou aquilo a que se propõe tem que acontecer mesmo é de forma diferente. Todos os dias, semanas e meses, com decisões e atitudes concretas de governos e empresas. Isso é o que esperam os cidadãos.
Na mídia a sustentabilidade é linda, virou um grande argumento de marketing e com maravilhosas criações publicitárias.
Enquanto isso, na prática a gente vê os mesmos erros de sempre.
Para quem acompanhou a Rio 92, o que era novidade na época, trazia grande esperança. Depois de 20 anos, o que damos como exemplo?
Basta pensar no que estamos fazendo com Código Florestal, da discussão de Amazônia, Belo Monte e outras coisas do tipo.
A culpa desta situação toda e do nosso impasse não é de um ou outro. É de todos. Enquanto não nascer e prosperar esta consciência coletiva, nada mudará.
A natureza nos ensina coisas de diversas formas. Às vezes branda, às vezes violenta e tragicamente.
É uma questão de escolha, não é mais ecológica e política, é uma questão de sobrevivência de nós e do planeta.
Dentro de sua casa, de seu cotidiano, de suas palavras e ações. Esta decisão na verdade é individual, cabe na consciência de cada um, e não como resultado de um evento.
Esse e outros passam, mas a outra mobilização, a que faremos no dia a dia depois é que vai determinar o futuro, desta e das próximas gerações.
É hora mesmo de nos reciclar como pessoas e cidadãos. [Webinsider]
…………………………
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.
Roberto Tostes
Roberto Tostes (@robertotostes) é profissional de comunicação e web na área de marketing digital e design gráfico. Publicitário e escritor. Possui o blog robertotostes.com/.