Pesquisa recente realizada pela Buuteeq e Killer Infographics no mercado hoteleiro dos EUA revela que o marketing digital atualmente é responsável por 50% das reservas dos hotéis, enquanto em 2000 esse percentual chegava a apenas 1%.
Além de gerar volume, as ações de publicidade online também apresentam o menor custo por reserva (US$ 2 a US$ 6), contra US$ 6 a US$ 10 por telefone e dos US$ 12 a US$ 40 das agências de turismo.
Os estudos do mercado norte-americano são sempre referência e servem para mostrar as oportunidades que as empresas no Brasil têm para explorar. E as perspectivas são muito positivas, haja visto que esses números da pesquisa estão muito longe da realidade brasileira.
Por que?
Porque simplesmente estamos falando de momentos diferentes. O ramo hoteleiro dos EUA encontram-se um passo à frente no que se refere ao marketing digital, tem plena consciência do potencial de retorno e não tem medo de investir em mídia e inovação. Embora no Brasil haja empresas seguindo esse caminho, ainda são exceções. O que prevalece é o improviso e as ações pontuais.
Na grande maioria dos casos, marketing digital ainda se restringe a campanhas de links patrocinados no Google, feitas na maioria das vezes por funcionários (quando não o proprietário ou gerente) que tem de dividir sua atenção com diversas outras atividades, e spams de e-mail marketing.
E se mesmo assim, com ações precárias, a publicidade online já apresenta resultados, imagine então se fossem planejadas e executadas com a importância e o profissionalismo que necessitam.
Veja caro empresário e gestor de hotéis, não se trata de uma crítica, mas um alerta às empresas do segmento no Brasil. Investir em marketing digital (ainda) é um diferencial e quem investir nessa área tem grandes chances de assegurar uma vantagem competitiva.
O ponto de partida é o planejamento, em que poderão ser estabelecidos os objetivos a serem alcançados e os recursos necessários. Com base na metodologia 8Ps, seguem oito passos para você aproveitar ao máximo todo o potencial que o marketing digital oferece para o ramo hoteleiro.
1. Pesquisa de mercado: a internet está criando uma nova forma de clientes e consumidores pesquisarem e escolherem produtos e serviços. Faça uso das diversas ferramentas que o Google e outros sites fornecem para estimar a demanda do seu mercado, perfil do consumidor, sazonalidade, fatores de decisão, etc.
2. Plataforma de negócios: transforme o site do seu hotel em uma plataforma de negócios, ou seja, um local capaz de direcionar e facilitar que seus potenciais clientes efetivem as reservas.
3. Conteúdo relevante: Essa é a principal moeda do marketing digital e da internet hoje. Oferecer informações, dicas e orientações é uma forma de conquistar a atenção e o interesse das pessoas para o seu site e, por consequência, seus serviços. Esse conteúdo não deve se restringir somente ao seu site, mas também em todas as mídias e redes sociais de interesse dos clientes.
4. Promoções: o setor de turismo oferece muito mais oportunidades de criar promoções além dos pacotes sazonais e de feriados e que, além de diferenciais para o seu hotel, contribuem para aumentar a fidelização e reduzem a necessidade de baixar preços.
5. Publicidade online: é essencial para ser encontrado na internet. Links patrocinados e otimização do site (SEO) são ações básicas, mas é importante avaliar outras possibilidades, como campanhas de afiliados, redes sociais etc.
6. Personalização: em vez de mala-direta, estude a possibilidade de transformar o e-mail marketing em uma ferramenta de relacionamento. A sua base de dados fornece informações importantes sobre as preferências e interesses de seus clientes que também servem de base para ações e promoções personalizadas.
7. Monitoramento: defina indicadores para monitorar os resultados, avalie e faça ajustes para aprimorar constantemente o trabalho desenvolvido.
8. Planejamento: formalize todas as etapas em um documento, contendo em detalhes todas as etapas. É a partir deste planejamento que você terá uma noção mais clara dos investimentos a serem realizados, bem como a necessidade de mão-de-obra necessária para a execução. [Webinsider]
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Silvio Tanabe
Silvio Tanabe (silvio.sp@magoweb.com.br) é consultor de marketing digital da Magoweb, autor do blog Clínica Marketing Digital e um dos autores do e-book Caia na Rede – 12 Maneiras de Planejar e Fazer Sucesso nas Redes Sociais .