Vivemos atualmente diante de um real enigma: aparelhos digitais que tentam nos decifrar e devorar.
A web está nos devorando lentamente e ainda não tomamos consciência disso.
Cada vez mais vamos deixando rastros digitais espalhados pela internet.
Os sites que frequentamos, músicas que escutamos, o que lemos, vídeos que assistimos, as coisas que compramos, mensagens e diálogos que trocamos e compartilhamos nas redes sociais.
Querendo ou não estamos envolvidos numa espécie de karma digital. Nosso presente e passado recente podem estar indexados em mecanismos de busca, spyware, cookies, qualquer sinal digital que nos identifique.
Avançados recursos de softwares de análise e pesquisa estendem cada vez mais os seus tentáculos como medusas que tentam solidificar nossos perfis, gostos e hábitos de compra para prever nossos próximos passos.
Para muitas religiões, o karma é um registro das nossas decisões e atos. Ele envolve o que receberemos de volta pelo que fizemos, em algum momento de nossa existência.
Em nossa vida virtual também digitalizamos nosso karma a cada momento: nos produtos que compramos, nas empresas, marcas, serviços, ideias e cultura que consumimos.
As grandes empresas da web sabem disso e agora já não querem somente produzir e vender, mas principalmente dominar nossos ambientes digitais, reduzindo a concorrência e aumentando nossa dependência, podendo até restringir nossa liberdade de escolha.
Contra estas empresas que vão querer cada vez mais nos monitorar, controlar e tentar atender a nossos mais variados desejos, temos que usar a nosso favor a estratégia e o poder de sermos únicos e diferenciados.
Em 1968 uma revolução estudantil tomou as ruas com os dizeres “a imaginação no poder”. Atualmente a web é quem ocupa cada vez mais espaço nas nossas vidas.
Imagine então: a favor de quem? [Webinsider]
…………………………
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.
Roberto Tostes
Roberto Tostes (@robertotostes) é profissional de comunicação e web na área de marketing digital e design gráfico. Publicitário e escritor. Possui o blog robertotostes.com/.