Pronto! Isso mesmo, pode contar para todo mundo. A sua fan page criada, o conceito é bacana, conteúdo cool, super referências… tudo suuuuuper bacana. Primeiro passo, done! Mas e agora? Quantas pessoas curtem tudo isso? Quantos fãs você já tem? O que você faz? Como divulga?
Vamos falar de números… Sendo direto, menos de 5 mil, o que você tem é um perfil, não uma fan page. Acima de 10 mil, temos uma fan page. Mais de 50 mil, agora você pode realmente dizer que tem um canal para relacionamento, gerar valor e ações de social commerce e converter vendas. A pergunta é… como fazer?
Se você tem verba para investir
Se você tem verba, mídia ou dim dim, a resposta é simples: anúncios pagos. Pode deixar todo o resto para segundo plano. Anuncie, anuncie e anuncie. Use banners, divulgue posts bacanas, rede de influência e tudo mais que você preferir. A dica é usar o CPC (custo por clique). Jogue sua verba e faça tudo CRESCER. #simplesassim.
E se você não tem verba?
Entenda como não ter verba tudo que for menos que R$ 5 mil para investir na rede. Para isso, anote essas cinco dicas práticas do que você pode ou deve fazer para fazer a rede andar.
1. Primeiro, saiba usar o seu site. Nada de limitar em ícone e link. Estou falando gadget de conteúdo e o link do Curtir com total de seguidores em todas as páginas. Se possível, na home, com destaque para o mais interessante (e notícias não é interessante). Pense em citar presentes, lançamento ou clube de descontos. Seja claro, crie desejo no link, faça o site ser um gerador de fãs.
2. Você tem outras redes sociais? Então use. Crie uma frequência de posts, assuntos e enquetes para linkar seu público aos posts do Facebook e gerar fãs. Pode ser via Twitter, Pinterest, Blog, Youtube ou Linkedin. Pense em usar o conteúdo da página como forma relevante para divulgar.
3. Outro passo é usar o coletivo. Por exemplo, incluir seu link em grupos e relacionar conteúdo em fóruns é bacana, mas usar blogs ou outras fan pages é bem melhor. Faça o seguinte, com um pouquinho de investimento, selecione um produto ou conteúdo bacana e invista para gerar buzz.
4. Você tem equipe? Isso mesmo, equipe, pessoas, funcionários ou time? Você tem? E o que você faz para eles ajudarem a sua marca? Eles acessam a sua página, compartilham e marcam curtir, curtir e curtir? Não? Mas o que você está fazendo para incentivar isso? Rola um prêmio mensal? Um bônus por fãs ou mesmo uma festa para comemorar os 100 mil fãs? Eu conheço muitas grandes empresas que têm mais funcionários do que fãs. Isso sim é um #totalfail
5. Por fim, anúncios pontuais e realmente efetivos. Você criou uma promo, um super desconto ou concurso, essa é a hora de investir um pouquinho para gerar buzz e fazer esse conteúdo bacana multiplicar. Se você não tem muitos tiros, saiba quando realmente atirar.
Pronto! Agora sem mais desculpa. Você tem página + fãs.
E eu fico aqui aguardando seu comentário e um #consegui depois dos seus primeiros 10 mil fãs…
A série com os três artigos:
1. Sua empresa já está no Facebook?
2. Vamos divulgar esse seu Facebook?
3. Como anda esse seu papo de engajamento?
[Webinsider]
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Leia também:
Quantos clientes você precisa?
A gestão 40-20-40 se aplica à sua empresa?
O valor do redator que sabe conversar em rede
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Iuri Brito
Iuri Brito, o @GoUp no Twitter, é publicitário, mestre em planejamento, fundador da agência digital prumos.com e prêmio Talento Empreendedor. Hiperativo, vive hoje em New York e São Paulo.
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