Desde os primórdios da internet sempre foi muito difícil encontrar um modelo de negócios que conseguisse converter visitantes em clientes potenciais e compradores.
Até mesmo os grandes portais de notícias que sobreviveram ao estouro da bolha ponto.com como o MSN e Yahoo, sempre sofreram com essa frustrante realidade: como converter o grande tráfego de visitantes em negócios?
Google deixa de ser um projeto e vira uma empresa
Por sorte, nesta época, o Google já tinha deixado de ser um projeto criado pelos estudantes Ph.D Larry Page e Sergey Brin e se transformado em uma das empresas mais promissoras do Vale do Silício.
Embora a Google fosse a única empresa de tecnologia que estava contratando profissionais no Vale do Silício após a bolha ponto.com, ela também demorou muito tempo para definir seu modelo de negócios e confirmar a potência das buscas na internet.
Nada se cria, tudo de copia
Por incrível que pareça, aquela velha afirmação: “nada se cria, tudo se copia” também serviu para os fundadores da Google, que pegaram carona com a GoTo.com, uma grande empresa de busca criada por Bill Gross.
Bill Gross foi sem dúvida o nome que revolucionou a internet e trouxe o primeiro modelo de negócio rentável e que funciona até hoje. O único erro de Gross foi misturar as buscas orgânicas com pagas, ou seja, quem pagasse mais estava no topo.
Mesmo sofrendo com os críticos e com a imprensa, a GoTo passou grande tempo na vanguarda e serviu como base para que a Google pudesse criar seu modelo de negócios, o Adwords.
Um fenômeno chamado Google
É importante ressaltar que a apesar de ter melhorado o modelo de negócios da GoTo, a Google já recebia milhões de buscas por dia sendo a empresa com melhor engajamento de usuários e fixação de marca, mesmo nunca tendo investido um dólar sequer em marketing. A resposta para esse fenômeno sempre foi simples: o Google funciona.
O Adwords (links patrocinados) foi um sucesso e em poucos meses já era responsável por uma grande fatia da receita da Google, que tinha como lema: de centavo em centavo chegamos aos milhões.
[Webinsider]
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Leonardo Machado
Leonardo Machado é estrategista de marketing digital e redator do blog Marketing Review.