Um dado muito interessante que parece bobagem mas devemos respeitar ao máximo: quase 70% das pessoas gostam quando outras pessoas curtem seus posts.
Agora imagina quando a marca que esse consumidor segue, gosta, é fã ou consumidor curtir um post seu. Qual o ganho no relacionamento? Enorme! As pessoas gostam quando recebem atenção. Marcas, façam isso!
O motivo desse artigo vai muito ao encontro desse primeiro parágrafo. Minha grande amiga Bianca Toniol, analista de mídias sociais de um importante e-commerce no Brasil, indicou um estudo com números sobre o quanto as “curtidas” influenciam compras. Foi feito nos EUA, mas que pode ser uma tendência para o Brasil. Veja gráfico abaixo.
Eu, particularmente, acho que curtir um post não é engajamento; acho que engajamento vai além, mas para alguns pode ser considerado. Ok, não deixa de ser uma exposição de sentimento de uma pessoa sobre uma marca ou produto.
A pesquisa mostrou que “apenas” 75% das pessoas que compram regularmente no online clicam em links de produtos que seus amigos postaram ou também clicaram, e “apenas” 50% desses consumidores online compraram o que seus amigos indicaram.
Na faculdade meu professor, isso em 2000, nos disse que iríamos estudar quatro anos para saber que a propaganda que realmente funciona é a boca-a-boca. Imagina se o professor Luis Barco conhecesse Facebook, Twitter, Orkut, Sonico entre outros.
Cerca de 81% das pessoas compartilham os produtos que consomem nas redes sociais, olhe agora na sua timeline do Facebook e veja quantas marcas ou produtos estão circulando por lá.
Segundo Darby Williams, vice-presidente de marketing da Sociable Labs, empresa que fez a pesquisa, “os varejistas podem incentivar esse tipo de compartilhamento de informações dos produtos adquiridos em seu site, elevando a significância desses comentários, direcionando as visitas de referência e aumentando as chances de conversão de visitas em compras. O compartilhamento social pode ser uma das melhores ferramentas para qualquer varejista online”, afirmou.
Em resumo ao que Williams disse, é preciso incentivar as pessoas a falar nas redes das marcas. Tenho acompanhado de perto as marcas de mais sucesso nas redes e visto que a conversa não existe, assim como analisando algo que parece óbvio, mas é importante: as marcas que falam só delas têm poucos likes ou comentários. E piadas, mesmo que nada a ver com a marca, são melhores aceitas. Isso é meio claro, o brasileiro gosta de rir! Para chorar, a gente lê o caderno de política.
Está na hora de abrirmos os olhos para o conceito social, para o relacionamento. Ninguém se relaciona com quem não conversa. Marcas, vamos pensar nisso!
[Webinsider]
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Felipe Morais
Felipe Morais é diretor da FM Consultoria em Planejamento. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão de Ecommerce da Impacta. Autor do livro Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva).
Uma resposta
Uma empresa não pode curtir uma postagem de um fã no Facebook.
De onde procede essa informação sua???