Vida virtual: a humanidade hiperconectada e as relações online

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

É impressionante a maneira como o mundo mudou nas duas últimas décadas. A disseminação da tecnologia digital, os novos canais de comunicação, as mudanças nas dinâmicas familiares, o novo ritmo de vida acelerado e a transformação radical dos hábitos sociais deixaram muitos de nós inseguros quanto ao que ainda está por vir. Por mais benefícios que essas inovações possam ter trazido, elas também tem deixado de lado uma série de coisas valorizadas pelas pessoas – como uma conexão com o mundo natural e o senso de comunidade.

A Euro RSCG Worldwide desenvolveu um importante estudo global sobre a nova realidade em relação à vida moderna e sobre como as pessoas estão reagindo à ela. Trabalhando em parceria com o Market Probe International, foram pesquisados 7.213 adultos em 19 países diferentes, representando uma população combinada de 3,6 bilhões.

“O estudo revela que existe um forte sentimento de ambivalência em relação ao futuro”, diz Bronson Smithson, VP de Planejamento da Euro RSCG. “De um lado, os consumidores estão abraçando a tecnologia e todas as conveniências da vida moderna. Por outro, estão melancólicos por alguns aspectos que estão se esvaindo, como a simplicidade, a intelectualidade e os laços com a natureza”.

A analogia é analisada por Maurício Kato, CEO da Euro RSCG São Paulo. “A vida digital mudou a forma como encaramos a privacidade e a sociedade em si. Independente da idade, as pessoas estão preocupadas que a tecnologia possa estar roubando sua privacidade e seu tempo de convivência com a família e amigos”, conta o executivo. “Grande parte de nossos entrevistados está preocupada que a sociedade se tornou muito ‘superficial’, dando muito atenção a coisas que não tem real importância”.

Highlights

– A modernidade tem sido sinônimo de progresso, mas a ideia do futuro não nos faz sonhar mais. 60% dos entrevistados globais acreditam que a sociedade está se movendo na direção errada. Mais preocupante, 4 em cada 10 pessoas sentem que estão desperdiçando suas vidas e 72% estão preocupados com o declínio moral da sociedade.

– Enquanto apenas 10% acreditam que a tecnologia digital vai ter um efeito negativo global sobre o mundo, 42% acreditam que é muito cedo para dizer, sugerindo um nível relativamente forte de desconfiança e inquietação sobre o que está por vir.

– As pessoas estão ficando mais estúpidas? Metade da amostra se preocupa que a tecnologia digital e as multitarefas estão afetando a capacidade humana para pensar profundamente e se concentrar em uma tarefa de cada vez.

– 58% estão preocupados que nós possamos estar perdendo a capacidade de se engajar em debates civis. Sete em cada dez diz se preocupar com o aumento do extremismo político, e 64% estão preocupados com o aumento de paranoia e teorias conspiratórias.

– Mais de um quarto da amostra dizem que as rede sociais os tornam menos satisfeitos com suas próprias vidas.

– A cultura do consumismo tem se provado insatisfatória: a maioria diz que está cansada do consumo excessivo e estão tentando viver de forma mais simples. Quatro em cada dez dizem que seriam mais felizes se eles possuíssem menos coisas.

– Quase três quartos dos entrevistados em todo o mundo se consideram moderadamente ou extremamente preocupados com a crescente desigualdade entre ricos e pobres.

Prosumer Report

É uma publicação trimestral, pioneira da Euro, sempre abordando um tema relevante ao mundo atual. É parte de uma iniciativa global para divulgar informações, insights e pensamentos do comportamento do consumidor a respeito de diversos assuntos, através do conhecimento adquirido pela rede global de agências e clientes do grupo.

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Avatar de Vicente Tardin

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *