Pela primeira vez, o Scup, principal plataforma de monitoramento e gestão de mídias sociais do mercado brasileiro, publica o estudo Os horários nobres do Facebook.
Foram identificados os períodos de maior movimento na mídia social a partir da análise do volume de posts e comentários coletados pelos monitoramentos feitos com o Scup no primeiro semestre de 2012.
No total, considerou-se uma amostra de 12.407.953 posts e comentários – para se ter uma ideia, 250 milhões de fotos são publicadas no Facebook por dia.
Como é possível notar nos gráficos, o volume de posts e comentários é semelhante de segunda à sexta-feira, da meia-noite às 23h. O comportamento dos usuários do Facebook sofre uma pequena mudança apenas aos sábados e domingos. Aos domingos, o período com maior volume de postagens ocorre entre 22h e 23h; às segundas e terças, entre 21h e 22h; às quartas, entre 11h e 12; às quintas, entre 21h e 22h; às sextas, entre 11h e 12h; e aos sábados, entre 19h e 20h.
Ao observar as barras laranja, nota-se que a diferença dos horários de pico para os demais períodos é muito pequena. O estudo mostra que, a qualquer hora do dia, capturar a atenção dos usuários do Facebook é uma tarefa bem disputada.
[Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Marketing nas redes sociais: não adianta vender ilusões
- Para quem você fala nas redes sociais?
- Sua empresa incomoda ou gera valor nas redes sociais?
…………………………
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.
Vicente Tardin
Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.