Dando continuidade ao artigo O sucesso do seu projeto depende da comunicação 1, ressaltaremos a importância de garantir que as informações cheguem às pessoas certas. Para isso, é crucial identificar os comunicadores, os métodos e as ferramentas a serem usados na comunicação.
O maior objetivo da gestão de comunicações dentro de um projeto é que as mensagens sejam transmitidas de forma acurada, pontual e para as pessoas certas. Para isso, devemos nos perguntar:
- Com quem precisamos nos comunicar e qual é o perfil das partes interessadas?
- Quais são os objetivos dessa comunicação?
- Em que formato a informação precisa ser transmitida?
- O formato e os meios usados para transmitir a informação dependem do alvo e dos objetivos da comunicação. A comunicação com um investidor, por exemplo, é muito diferente da comunicação interna do projeto. Entretanto, mesmo na comunicação interna é necessário identificar que informações são relevantes e quais são os meios mais eficientes para transmiti-las dependendo do papel de quem receberá a mensagem. A meta é a disseminação acurada e em tempo das informações. Para isso, há diferentes métodos e mecanismos:
- Comunicação geral;
- Relatórios de andamento;
- Gerência de reuniões;
- Gerência de questões;
- Gerência de problemas;
- Gerência de feedback;
- Gerência de mudanças.
Os métodos e ferramentas utilizados, bem como os responsáveis pela disseminação das informações, são determinados pelo grau de envolvimento pretendido pela comunicação. A lista de graus de envolvimento abaixo está ordenada do menor para o maior:
Conscientização:
Responsáveis pela disseminação das informações: Administração central e alta administração;
Métodos e ferramentas: Boletins, vídeos e correio eletrônico.
Compreensão:
Responsáveis pela disseminação das informações: Administração central e alta administração; diretores das áreas.
Métodos e ferramentas: Apresentações; videoconferências; fóruns com clientes.
Apoio:
Responsáveis pela disseminação das informações: Diretores das áreas.
Métodos e ferramentas: Seminários; Cursos e treinamento; reuniões de negócio; multimídia.
Envolvimento:
Responsáveis pela disseminação das informações: Gerentes funcionais locais; gerentes ou líderes do projeto.
Métodos e ferramentas: Reuniões de equipe; fóruns de feedback; programas de opinião; conferências interativas.
Compromisso:
Responsáveis pela disseminação das informações: gerentes ou líderes do projeto.
Métodos e ferramentas: Atualizações; soluções de problemas em equipe; sessões de explanação.
A determinação dos responsáveis pela disseminação da informação e dos métodos e ferramentas para essa disseminação é essencial para uma comunicação eficiente, crucial para o sucesso do projeto. Vale também a pena lembrar que, apesar de haver cada vez mais ferramentas disponíveis para facilitar a comunicação, a interação pessoal ainda é fundamental. As ferramentas, contudo, são muitas, e serão assunto de outro artigo. A comunicação em projetos e na gestão empresarial é um tema amplo, que incita muita discussão.
Afinal, já dizia Voltaire: “Se queres conversar comigo, define primeiro os termos que usas”; enquanto dizia o igualmente genial Chacrinha: “Quem não se comunica se trumbica”. Até mais. [Webinsider]
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Catharina Pinheiro
Catharina Pinheiro (@catharinapin) é tradutora, revisora e redatora. Informações completas aqui: catharinapin.tumblr.com/.