Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Jeff Sonderman diz no Poynter que a recente aquisição dos guias de viagem Frommer’s torna o Google uma empresa de mídia, sem sombra de dúvida.

Mas o que o setor de mídia pensa a respeito disso? Como as editoras e publicações encaram o Google como membro de seu setor?

Para avaliar o status do Google, é preciso verificar de onde vem o lucro da empresa. Em 2011, o Google derivou quase 70% de seu faturamento de seus próprios sites (como o site principal de busca, YouTube e outros serviços), 27% de anúncios espalhados em sites de terceiros e menos de 4% com outras atividades.

O Google está expandindo sua presença no setor de mídia, mas ainda não deve ser considerado um membro dessa indústria. É acima de tudo uma empresa de informações, especializada na organização e distribuição de conteúdos criados por terceiros.

Veja o texto de Sonderman, com links para várias matérias relacionadas. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Avatar de Sergio Kulpas

Sergio Kulpas (sergiokulpas@gmail.com) é jornalista e escritor.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma resposta

  1. Acho preocupante. O Google tem seus tentáculos por todas as áreas do universo digital. É uma espéçie de Gatekeeper, por mais que afirme ser neutro.

    Publicou, há uns meses um estudo em que afirma ser, sim, um veículo de mídia e que goza dos direitos de proteção da livre expressão garantidos na primeira emenda dos EUA (http://computerklaus.com/liberdade-de-expressao-e-resultados-de-busca), funciona com vendedor, quando cobra para posicionar resultados transacionais (de venda) em posições privilegiadas.

    E, se é uma plataforma de publicidade, precisa ser mídia, no conceito de mídia tradicional, igual a um outdoor, por exemplo.

    O que incomoda, é a presença da organização em todos os meios e a proteção que tem, quando, em verdade, se diz apenas um software gratuito para pesquisas na web.

    Recentemente, apresentou uma plataforma de ads especializada para veículos de notícias, em tal plataforma, colhe dados de alto valor, pois é baseada em pesquisas de mercado, e paga aos veículos uma ninharia por essa espécie de leads (http://computerklaus.com/enquete-google).

    Belíssimia iniciativa, Sérgio. Obrigado por partilhar

    Klaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *