O Brasil e o mundo vêm assistindo, no sentido literal da palavra, a um enorme crescimento no número de pessoas que consomem vídeos pela internet. Já temos à disposição uma infinidade de plataformas que oferecem conteúdo de vídeos in-stream.
A lista é extensa, então vou citar apenas alguns exemplos: redes de TV, sites (Hulu e YouTube), sistemas de aluguel e compra de filmes e séries (Netflix, Terra TV, NetMovies), TVs conectadas à internet, aparelhos de Blu-ray, smartphones, devices como AppleTV, tablets, PS3, Wii, Xbox…
Também não posso deixar de fora os vídeos postados e compartilhados nas redes sociais.
Pesquisas recentes nos mostram que uma grande parcela da audiência consome televisão enquanto navega na internet (veja a terceira dica na lista abaixo). Também vale a pena destacar que os usuários de tablets são mais propensos a comprar produtos online do que os usuários de smartphones e computadores.
Portanto, antes de mais nada, devemos nos esforçar ao máximo para tentar compreender as razões pelas quais o usuário curtiu ou compartilhou um determinado vídeo com seus amigos conectados através das redes sociais, levando em conta, obviamente, o tipo de device que ele estava usando.Resumindo, o consumo de vídeos online é uma realidade. Mas já sabemos realmente como tirar proveito dessa tendência?
Para tentar responder essa questão, reuni quatro preciosas dicas que vão ajudar você a destacar seu vídeo em meio a tantos outros que circulam pela web.
1. Simplifique o compartilhamento
Isso não é difícil hoje em dia. Se você conta com um bom anúncio, tenha certeza que será fácil disseminá-lo via Facebook ou Twitter. Seu vídeo não vai se torna um viral se permanecer fora das redes sociais.
2. Entretenha enquanto informa
Pense a respeito dos vídeos que seus amigos postam no Facebook. O que eles têm em comum? A maioria costuma se destacar por ser divertido e inédito. Se você possui um vídeo que mostra sua ideia de maneira interessante, basta construir um conteúdo em torno dele que possa melhorar a experiência do usuário.
3. Aposte na integração de telas
Um estudo recente da Razorfish indica que 80% dos entrevistados utilizam telefones celulares e tablets enquanto assistem à TV.
Uma pesquisa recente da Nielsen/IAB revelou que cerca de 75% dos consumidores se lembram de um anúncio visto em diversas plataformas de mídia. No entanto, esse número cai para 50% entre as pessoas que visualizaram um anúncio somente na TV. Isso significa que você precisa engajar seu usuário de uma nova maneira porque eles não estão apenas vendo televisão – eles estão participando.
Você pode mostrar o mesmo vídeo pela TV e em plataformas In-Stream, mas talvez esteja perdendo a oportunidade de aproveitá-lo ao máximo. Nesse caso, seria recomendável incluir no anúncio algumas opções, como galeria de fotos e um campo para pesquisa rápida, além de adicioná-lo às redes sociais. Então, voilà, você oferecerá uma experiência publicitária capaz atrair e engajar os usuários.
4. Familiarize-se com o programa VAST/VPAID
Caso seu anúncio com vídeo seja compatível com o VAST e o VPAID, a execução pelo maior número de players possíveis está garantida. Isso também vai ajudar você a realizar uma mensuração ainda mais precisa e eficiente.
As plataformas de vídeo estão abrindo novas oportunidades e consumo, mídia e disseminação da informação. Nesse contexto, a publicidade In-Stream tem a oferecer grandes oportunidades aos anunciantes. Então, coloque seu vídeo na web e crie uma experiência única ao redor dele. O único erro que você poderá cometer é não explorar ao máximo as vantagens desse meio! [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Métricas de campanhas: o entendimento do que é ideal
- Conceitos para a produção de vídeos no YouTube
- YouTube o jornalismo
…………………………
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.
Paula Marsilli
Paula Marsilli é diretora de mídia da WMcCann e presidente do Comitê de Métricas do IAB Brasil.