Apesar de muitas empresas não darem a devida atenção à mensuração das ações de e-mail marketing, ela é uma das etapas fundamentais para que o relacionamento digital com os clientes tenha sucesso. Por meio do acompanhamento dos resultados do e-mail marketing é possível obter informações dos envios e comportamento do seu público, bem como o alcance do ROI.
O primeiro passo é acompanhar o número de interações nas mensagens, fator importante para avaliar o quão relevantes são os envios para o público. Quanto mais alto é esse número, melhor está o desempenho das suas ações. Se os números estiverem baixos ou apresentarem queda a cada envio, é sinal de que a estratégia precisa ser repensada.
Outro ponto importante, é a taxa de opt-out. Esse número pode indicar, por exemplo, que a frequência do envio está muito alta, que a mensagem não está de acordo com o interesse do destinatário ou mesmo que o assunto abordado não tem relevância.
Para conseguir uma resposta, a sugestão é fazer com que o link de opt-out leve o destinatário para uma página com a qual encontre opções para indicar qual a razão de não querer mais receber as mensagens.
Já a analise dos links mais acessados no e-mail permite identificar quais os assuntos que mais interessam aos seus destinatários, suas preferências, etc. A partir daí, é possível oferecer conteúdos cada vez mais relevantes e até mesmo realizar envios segmentados para cada grupo de interesse. Uma forma de fazê-lo é enviar ofertas diferenciadas de um determinado produto para quem clicou, mas não o comprou ou uma oferta de produto relacionado ao que a pessoa já tenha adquirido anteriormente e assim por diante.
Assim como a análise de links, a taxa de visualização por horários, dias da semana e dias do mês ajuda a estabelecer qual o melhor dia e horário para enviar e-mail marketing aos seus destinatários, garantindo que seu e-mail não seja perdido.
Por fim, a mensuração do e-mail marketing não pode ser resumida apenas ao Click Through. É possível ir além e saber mais. Podem ser aproveitadas as inúmeras possibilidades de análises para aprimorar as ações de e-mail marketing e fazer campanhas mais efetivas.
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Fonte: Experian Virtual Target, serviço que disponibiliza soluções de e-mail marketing que entregam diferenciação, inteligência da informação, mensuração, capacidade de interação e automatização de processos para diversos segmentos de empresas. Para mais informações, acesse: www.virtualtarget.com.br.
[Webinsider]
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Vicente Tardin
Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.