O termo marketing digital foi criado há alguns anos para designar uma nova forma de se relacionar e se comunicar com clientes e consumidores no crescente mercado da internet. Porém, com a evolução da web, essa atividade vem se tornando cada vez mais complexa.
Para aplicar o marketing digital, um gestor ou empresário tem à sua disposição para promover seus produtos e serviços uma série de recursos: links patrocinados (adwords), redes de displays (banners), otimização de sites (SEO), blogs, e-mail marketing, ações em redes sociais, e-commerce e programa de afiliados, só para citar as mais importantes. Cada um tem as suas próprias características e todos devem ser usados de acordo com o perfil do público-alvo e do segmento de cada empresa.
Além disso, é necessário ficar atento também às novidades e tendências que chegam e se vão com enorme rapidez. Até pouco tempo atrás a grande febre eram os sites de compras coletivas; hoje vivemos o momento dos aplicativos (apps) para smartphones e tablets. E amanhã?
A adoção de uma metodologia tem por objetivo justamente estabelecer um processo estruturado para organizar o trabalho nesse nível de complexidade. Já existem diversos métodos nesse sentido e um dos mais consistentes é a metodologia 8Ps.
Elaborada pelo professor de pós-graduação da ESPM Conrado Adolpho, tem a grande vantagem de ter sido concebida com base na experiência prática e realidade do mercado brasileiro e se divide em oito passos (os 8Ps):
1. Pesquisa: conhecer o público-alvo da sua empresa e como inter(agir) com ele na internet.
2. Planejamento: como elaborar um plano de ação, orçamento, equipe de trabalho e formas de avaliar os resultados através de um documento formalizado.
3. Produção: transformar o site em uma plataforma de negócios.
4. Publicação: desenvolver conteúdo de relevância para atrair consumidores e clientes.
5. Promoção: criar campanhas promocionais e divulgá-las nos diferentes canais disponíveis na web.
6. Propagação: “viralizar” as promoções de modo a aumentar exponencialmente o número de pessoas atingidas pela campanha.
7. Personalização: identificar as diferenças entre as necessidades de grupos de clientes e desenvolver ações promocionais e de comunicação personalizadas.
8. Precisão: mensurar a avaliar os resultados de acordo com indicadores de desempenho.
Ao todo os oito passos formam um ciclo que permite à empresa descobrir suas “verdades”: como agem seus consumidores, o que funciona e não funciona em seu mercado específico, um método para gerar e colocar em prática o conhecimento adquirido.
Não estabelece fórmulas, mas mostra o passo a passo para definir as suas prioridades na internet. Os interessados em conhecer mais detalhes sobre a metodologia podem consultar o livro “Os 8Ps do Marketing Digital”, publicado pela editora Novatec. [Webinsider]
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Silvio Tanabe
Silvio Tanabe (silvio.sp@magoweb.com.br) é consultor de marketing digital da Magoweb, autor do blog Clínica Marketing Digital e um dos autores do e-book Caia na Rede – 12 Maneiras de Planejar e Fazer Sucesso nas Redes Sociais .