Em uma loja virtual mais de um em cada três clientes usa a busca interna para tentar encontrar os produtos. Por isso é tão importante que esse mecanismo seja realmente funcional, pois os resultados da busca impactam no aumento das vendas, na taxa de conversão, na fidelização e no fortalecimento da marca.
Veja algumas dicas que podem nos ajudar a alcançar melhores resultados:
• Oferecer a caixa de busca sempre disponível em todas as áreas da loja, exceto no fechamento.
• Posicionar a caixa de busca preferencialmente no topo e na centro-esquerda. Essa normalmente é a área mais quente das páginas e habitualmente conhecida.
• A caixa de busca deve ser fácil de ser localizada visualmente; ou seja, é importante reforçar e utilizar figura (lupa, binóculos, etc) que remeta ao sentido de pesquisar.
• Procurar destacar a caixa de busca das demais da loja, evitando assim que o cliente se confunda na hora de pesquisar.
• Mostrar com um título auxiliar interno na caixa de busca uma mensagem de ajuda. Por exemplo: “Procure por…”, “O que deseja localizar?”.
• Tenha certeza que o título auxiliar desapareça no momento de uma nova digitação.
• Permitir que a tecla “Enter” possa disparar o processo de busca quando pressionada dentro da caixa de busca.
• O tamanho da caixa de busca deve ser considerado a partir dos termos que serão mais comumente utilizados, para evitar rolagem interna e desaparecimento de palavras.
• Oferecer pontos iniciais de busca, através de caixa de seleção auxiliar, que podem representar as principais seções da loja.
• Utilizar autocompletar na caixa de busca oferecendo termos conhecidos. Isto irá facilitar e corrigir possíveis falhas de digitação, resultando numa maior assertividade.
• Criar um atalho para busca avançada. É importante manter uma busca avançada quando os produtos podem ser pesquisados por características ou especialidades únicas ou combinadas. [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Não deixe sua loja escorregar nestas falhas comuns
- Cuide bem de quem entra no seu site
- Engenharia de vendas online é a base para o e-commerce
…………………………
Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.
Marcelo Goberto de Azevedo
Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.