Quais as prioridades da sua empresa? A análise interna dos seus processos de trabalho, a gestão de pessoas, o fluxo de caixa ou os lucros?
Será que chegou o momento de inovar e abrir mais leques de negócios?
Uma forma de entender essas questões para conseguir trabalhar planejamentos e estratégias adequados é utilizar a Análise Estrutural da Indústria, desenvolvida por Michael Porter.
Por esta ferramenta de análise, um “negócio ideal” seria aquele que apresentasse as seguintes características:
- Existência de altas “barreiras para a entrada”, que dificultam o surgimento de novos competidores para dividir o mercado. Quanto maior a dificuldade para uma nova empresa instalar-se, melhor tenderá a ser a facilidade de operar e lucrar para as empresas já existentes.
- Inexistência de “barreiras para a saída”, que, especialmente nos momentos de crise, facilitam o fechamento de empresas, deixando as remanescentes com a maior fatia do mercado. O fechamento de um concorrente facilita a sobrevivência e o sucesso das empresas que resistiram às dificuldades do mercado.
- Pequeno grau de “rivalidade” entre as empresas já existentes que concorrem entre si. É mais difícil ter sucesso quando os concorrentes disputam palmo a palmo sua posição no mercado atual e futuro. Esse grau de rivalidade é determinado principalmente pelas características da indústria/empresa e, em menor grau, pela personalidade dos executivos.
- Inexistência de “produtos/serviços substitutos” que diminuem o tamanho e a natureza do mercado, dando outras opções aos nossos clientes. Um bom produto/serviço substituto pode significar a extinção de todas as empresas que não se adaptarem no devido prazo.
- Maior “poder de negociação que os clientes”, para resultar em bons preços de venda.
- Maior “poder de negociação que os fornecedores”, para resultar em bons preços de compra.
E então, como anda seu negócio frente aos competidores, concorrência e junto aos seus clientes e consumidores?
*Fonte: Estratégia moderna nas empresas, Sérgio Baptista Zaccarelli. São Paulo: Zarco, 1996. [Webinsider]
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Alfredo Passos
Alfredo Passos - (@profdrpassos) Partner da Knowledge Management Company, Professor ESPM, Membro da Society of Competitive Intelligence Professionals - SCIP, autor de diversos livros sobre Inteligência Competitiva.