Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Alguns dias atrás, conversando com um ex-colega de trabalho, lembramos de como era complicado trabalhar com internet. Falamos dos banners de 12k, dos sites que tinham divisão em conexão discada e banda larga, de quando anunciar na internet era sinônimo de atingir um público de alto poder aquisitivo.

De repente, chegamos a uma conclusão: quem disse que trabalhar com internet e meios digitais é mais fácil hoje do que naquela época? Na realidade, ficou muito mais difícil. Por que?

Primeiro, tudo se tornou muito mais profissional: as equipes online que antes trabalhavam nos cantinhos das agências estão ocupando agora lugares mais nobres. Os valores envolvidos são bem maiores. Em algumas campanhas, o online ficou maior que o offline e qualquer deslize pode abalar a imagem de uma marca. Com isso, aumentou também a cobrança por resultados, que podem ser medidos com muito mais precisão.

Segundo, a velocidade das mudanças está até maior que no começo da internet. Portais aparecem e desaparecem. Tecnologias da moda viram capa de revista e somem em uma semana. E tudo isso multiplicado pelas quatro telas atuais: se antes você pensava só em desktop, agora tem que pensar também em TVs, tablets e smartphones. O profissional digital precisa ser autodidata e extremamente adaptável.

Por último, em pleno ano de 2012 ainda é difícil vender digital. Por mais que o investimento em digital esteja crescendo, muita gente ainda não está completamente convencida. Boa parte desse desse investimento acontece pelo efeito manada, ou seja, “se os outros fazem, eu preciso fazer também”, mas não porque acreditam de verdade. Em parte, isso é compreensível: se nem nós que vivemos no mundo digital entendemos tudo, imagine um profissional que não tem foco nessa área.

Apesar de todas as dificuldades, ser um profissional digital é emocionante. É uma profissão com um futuro e um mercado incrível, em que novas oportunidades estão sempre aparecendo: quem imaginaria, cinco anos atrás, que haveria uma profissão como analista de redes sociais?

Ainda estamos no início das profissões digitais. Somos pioneiros, estamos abrindo caminhos para que outros possam passar. Por isso, a ousadia e a importância que os profissionais digitais vêm ganhando merecia um dia: o dia do profissional digital. Para os entendidos, tem até algumas sugestões de datas: 10/01, 11/10, 10/11 ou 11/11. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Avatar de Cezar Calligaris

Cezar Calligaris (cezar@gmail.com) é consultor de projetos digitais no Reino Unido.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

3 respostas

  1. Oi Cezar,

    Resgato seu tópico para comunicar que fizemos um trabalho junto à Câmara Municipal através do vereador Marco Aurelio Cunha e agora o dia 04/04 é o dia do profissional digital na cidade de São Paulo.

    A lei foi sancionada em 31/05/2014.

    (4/04 é um bom número, não?)

    abraço
    Alexandre Suguimoto
    Presidente
    Associação Paulista das Agências Digitais – ABRADi-SP (APADi)
    http://www.apadi.com.br

  2. Texto muito, bateu um pouco de nostalgia ao lembrar os primeiros anos, mas ao mesmo tempo um sentimento de orgulho por se manter nesse mercado por tanto tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *