Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Eu confesso ter estado relutante em abordar o tema 3D, porque, entre vários motivos, não estou aqui disposto a estragar o prazer dos outros. Mas, honestamente, ainda não consegui embarcar outra vez na carroça que se arrasta em torno do formato. Até agora, me passa a impressão de que o 3D, não importa quantos melhoramentos tenha tido (e olha que foram muitos), ainda é uma tecnologia inacabada e cheia de problemas.

Embora o 3D (ou a estereoscopia, se quiserem) seja um formato ancião, durante a sua explosão nos cinemas na década de 1950, a quantidade de métodos de filmagem e apresentação era inacreditavelmente vasta. E apesar do grande interesse inicial do público à época, a novidade e depois o formato propriamente dito acabaram se desgastando naturalmente. E ficaram dormentes, com uma tentativa ou outra ao longo do tempo, sem maiores repercussões, até os dias de hoje, quando então se experimenta uma nova, e não se sabe se sustentável a longo prazo, reapresentação do formato.

É claro que para as novas gerações que não passaram por ele durante os anos anteriores, nem pelos problemas que o público de outrora enfrentou, o 3D de hoje se mostra completamente inédito e promissor.

Existe também, justiça seja feita, um lado positivo na ressurreição do formato: filmes clássicos voltam às telas domésticas da exata maneira como foram originalmente concebidos. Um exemplo recente foi o lançamento do clássico de Alfred Hitchcock “Disque M Para Matar”, em um Blu-Ray 3D da Warner. Quisera eu, como fã de cinema, que “Kiss Me Kate” (no Brasil, “Dá-me Um Beijo”), tivesse versão semelhante, nem tanto pelo 3D em si, mas pelo fato de quando o DVD foi lançado, a master usada foi derivada de uma cópia em película com imagem truncada, segundo asseguraram arquivistas especializados em 3D. Kiss Me Kate foi rodado e apresentado em 2D e 3D simultaneamente nos cinemas, mas o estúdio (M-G-M), que usara um método sofisticado, com dupla câmera e óculos com lentes polarizadas, chamado de Metrovision Tri-Dee, abandonou a processo pouco tempo depois.

image001

Segundo historiadores, Dore Schary, o executivo que dirigia a M-G-M, era contra o 3D e teria usado o termo “freak” (aberração) para classificar este tipo de entretenimento.

Não que Schary tivesse totalmente com a razão, mas o fato é que a filmagem em 3D obrigava a modificação completa da cenografia e da direção, sem acrescentar absolutamente nada de importante ou de novo na evolução da narrativa do filme. E neste ponto, lamento dizer que eu sou um que encaro o 3D como cinema, da mesmíssima maneira.

O que vem acontecendo ultimamente não é somente o resgate do 3D como entretenimento, mas uma nova tentativa de usar o recurso da estereoscopia como parte da linguagem cinematográfica. Mas, salvo melhor juízo, é preciso dar tempo ao tempo para ver se este objetivo vai ser de fato alcançado.

Neste momento, a despeito da parafernália vendida e usada para a reprodução de 3D, me atrevo a dizer que, pelo menos em termos da mídia doméstica, o Blu-Ray 3D tem se mostrado a única forma capaz de entregar qualidade real de imagem ao equipamento de reprodução.

 O Blu-Ray 3D

O formato 3D usado no Blu-Ray, conhecido como MVC (“Multiview Video Coding”), consegue armazenar duas imagens 1080p consecutivas do mesmo fotograma. Uma delas é a imagem base e a outra a imagem diferencial, que produzirá a mudança de paralaxe.

O MVC é uma extensão do codec H.264 (AVC), sendo totalmente retro compatível com este último. Ele prevê a codificação de imagens vindas de múltiplas câmeras, e no caso específico do 3D, de duas câmeras pareadas. A imagem base e todas as outras imagens restantes são codificadas com a mesma resolução, o que confere a aplicações como o Blu-Ray a melhor qualidade de reprodução possível.

Para codificar dois quadros em sequência são necessários 2205 x 1920 pixels. Dos primeiros, 1080 pixels são usados para as imagens dos olhos esquerdo e direito, e 45 pixels para separa-las. A estrutura final da imagem 3D fica disposta assim:

image002

O MVC permite a apresentação do material 3D em 2D, através da reprodução exclusiva da imagem base, que contém o fotograma original em 2D. Durante a reprodução de um Blu-Ray 3D basta desligar a reprodução 3D no remoto da TV, já que não há conversão nenhuma envolvida.

Alguns discos poderão ser autorados com a escolha por menu das versões 3D ou 2D. Quando a versão 2D é escolhida, somente a imagem base é reproduzida. Leitores 2D podem, em princípio, reproduzir este tipo de disco em 2D, em qualquer display.

Em discos do tipo “3D-only” não há escolha possível para 2D sem passar antes pelo decodificador MVC, presentes nos leitores 3D. Se o decodificador MVC for desligado no setup do leitor, a reprodução ficará bloqueada. Na prática, isto significa que a reprodução de discos “3D-only” em 2D ficará restrita ao desligamento do modo 3D na TV. TVs 2D são, por isto mesmo, incapazes de reproduzir este tipo de disco em 2D, independente do leitor ser 3D ou não.

 image003

Imagem 2D capturada no disco Tron Legacy “3D-only”.

 

Em computadores, entretanto, alguns programas (“players”) conseguem ler discos “3D-only” e reproduzi-los em monitores 2D. Em outros, a ausência do decodificador MVC impedirá o prosseguimento da reprodução.

A escolha da autoração por discos 2D/3D ou 3D-only dependerá da decisão do estúdio na verificação do material fonte. Se a imagem base (2D) se mostrar inadequada, o disco é mantido exclusivamente no formato 3D. Por isto, embora seja possível desligar o 3D pela TV, tal procedimento não seria recomendável para o disco 3D-only, sob pena de perda de resolução de detalhes na imagem.

 Me engana que eu gosto!

Diante da falta de clareza do que o formato 3D é capaz de trazer ao quesito qualidade de reprodução, e diante da multiplicidade proposital de meios para fazê-lo, o usuário poderá ficar confuso e vulnerável às seduções do mercado.

Até recentemente uma parcela forte da indústria vinha insistindo que a exibição doméstica de discos Blu-Ray 3D com plena resolução só era possível pela exibição sequencial dos quadros em exibição alternada e em sincronismo com obturadores de cristal líquido incluídos em óculos alimentados com bateria. E consequentemente, o uso de óculos passivos estaria automaticamente descartado, já que, neste caso, somente metade da resolução da imagem (540 linhas) seria possível ser exibida na tela, na unidade de tempo.

Se fosse assim, então haveria uma significativa perda de detalhamento na imagem exibida e vista com óculos passivos. Em uma recente comparação dos tipos de exibição, o que se verificou foi exatamente o contrário. E assim, as explicações desta aparente contradição tiveram que sofrer os devidos esclarecimentos.

O que acontece é que a busca pela exibição e a visualização com métodos passivos se baseia no fato singular de que a alternância de fechamento e abertura nos óculos sincronizados com a tela é capaz de produzir cintilação (“flicker”) nos olhos e fadiga cerebral no espectador. Para abrandar esta cintilação, os fabricantes desligam cada uma das lentes alternadamente em alta velocidade. Isto significa ter que aumentar a frequência de varredura para um valor bem acima de 60 Hz. No que tange à fadiga cerebral, nada pode ser garantido, já que bem em frente aos olhos a variação entre a passagem ou não de imagem continua acontecendo e não pode ser desligada.

Em contrapartida, as acusações contra o uso de óculos passivos se fundamenta na queda inevitável de resolução vertical, de 1080 para 540 linhas. Em tese, a diminuição de percepção causada pelas linhas faltantes iria diminuir a reprodução de alta frequência vertical (nitidez), e introduzindo falta de clareza de detalhes na imagem.

A LG, principal proponente do uso de óculos passivos, se defende dizendo que a resolução que chega aos olhos do usuário é de 1080 linhas, através da reprodução de linhas pares e impares da imagem original alternadamente, na velocidade de 1/120 do segundo. O fabricante argumenta ainda que o emprego de um filtro desenvolvido pela japonesa Arisawa, chamado de X-Pol, garante a pureza da imagem, mesmo quando o óculos muda de posição para os lados, em relação a tela, o que é devido à polarização circular do filtro.

A LG usa um filtro X-Pol proprietário, abandonando o filtro de vidro por um filme plástico, e que é chamado de FPR (Film-type Patterned Retarder). O uso do FPR obriga a intercalação de pixels na tela, sob pena da mesma não conseguir exibir a imagem em suas 1080 linhas originais. Um segundo filtro em filme, chamado de “3D Light Boost” (“reforço de luz em 3D”), sem muita explicação divulgada, evitaria a queda de luz normalmente associada à reprodução das imagens em 3D.

 A mentira dos cabos HDMI

Já foi comentado aqui na coluna que os protocolos da versão 1.4 do cabeamento HDMI prevê a expansão de novos formatos 3D, mas até agora não há nada que prove que leitores de mesa ou TVs que ainda usam protocolos da versão 1.3 não possam ser usados para reproduzir discos ou arquivos 3D, incluindo o Blu-Ray.

Embora a atualização para a versão 1.4 seja desejável, se for para uso 3D o usuário não precisará se apressar para alcançar qualquer recurso de reprodução. A regra previamente comentada de que o necessário é apenas prestar atenção na qualidade do cabo HDMI usado na conexão ainda se aplica.

E é sempre bom reforçar a noção de que, a despeito da natureza do uso, áudio ou vídeo, cabos HDMI certificados para alta velocidade, cumprirão o seu papel corretamente, seja em equipamentos 1.4 ou 1.3.

Não é, portanto, lícito que o fabricante ou distribuidor de cabos deixe de fornecer esta especificação, ao atrair o potencial comprador enfatizando que o cabo é um modelo feito para equipamentos 3D ou 1.4. A propaganda confunde e é, por princípio ético, enganosa.

Para o usuário final se proteger disto é preciso ter clareza de que as diferentes versões de protocolo nada têm a haver com a pinagem do cabo, que não muda de versão para a versão.

Em resumo: versão de protocolo se refere a equipamentos e qualidade de cabos se refere à capacidade dos mesmos em atingir velocidade alta de transmissão de dados sem queda de sinal ou erros.

A propósito: a HDMI.org proibiu, a comercialização de produtos com a indicação da versão de protocolo, próximo da logomarca.

Indicações como “alta definição”, por exemplo, também estão proibidas. A entidade aproveitou o ensejo para estabelecer novas regras para a exibição da logomarca.

 E eu, escolho o quê?

Existe uma disparidade óbvia, daquelas que não precisa nem ser medida, no uso de óculos passivos, para ver 3D: além da falta de peso, a imagem é a mesma em ambos os olhos, ou seja, não há disparidade possível que permita gerar o chamado crosstalk nos níveis que os óculos ativos potencialmente permitem, devido à alternância de imagem nos obturadores.

O crosstalk é o aspecto técnico mais importante na reprodução da imagem 3D, pois ele se refere à necessidade implícita de que a imagem destinada a um dos olhos não pode ser percebida pelo outro olho. O aumento do crosstalk gera um fantasma na imagem, em proporção à diferença de paralaxe. Seria como se fosse produzida uma segunda imagem sobreposta à primeira, e que não faz parte desta.

A ausência de flicker e fadiga ocular também é uma das vantagens do método 3D passivo. Se alguém tiver interesse na tecnologia, eu sugiro uma leitura do texto da Display Mate, anteriormente citado, e similares, defensores do uso de óculos passivos.

Tudo isto quer dizer que usar óculos com obturadores é problemático? Não necessariamente! Se inconvenientes como peso do óculos, preço, ângulo de visão e algum crosstalk ocasional não forem obstáculo, o sistema de óculos ativo é a única garantia concreta de obtenção de resolução plena da imagem 3D, e portanto pode ser alvo de uma escolha sensata.

Eu assisti 3D com óculos ativos e passivos, e não tive problema ou percebi qualquer coisa errada. A única coisa chata dos óculos ativos, a meu ver, é que além do desconforto em programas de longa duração, ainda não existem modelos universais de óculos para todas as TVs, o usuário tem que se deter em óculos exclusivos das linha e modelos de um mesmo fabricante.

Uma providência que todo mundo que investe e instala uma TV 3D deve tomar é calibrar a imagem 3D em aspectos como contraste, brilho, cor, etc. Qualquer método de ajuste da imagem pode ser usado. Mas, para que os ajustes se apliquem corretamente, é necessário colocar a imagem em modo 3D, porque este será o modo de operação que será ativado quando uma fonte de sinal 3D for acionada. As formas e maneiras de se calibrar imagem já foram alvo de comentário aqui neste espaço.

Seja qual for a escolha do formato de óculos, a imagem 3D com resolução integral de 1080 linhas só é atualmente possível com o uso de discos Blu-Ray. As imagens em outros formatos, como por exemplo, o SBS (“Side-By-Side”), popular na Internet, não são tão bons quanto o uso do método de sequenciamento de quadros, e um dos motivos é simples: a resolução horizontal é dividida por dois. Se for do tipo TaB (“top-and-bottom”) é a mesma coisa, só que verticalmente.

Mais importante, talvez, do que o tipo de óculos, é a escolha da tela. E neste ponto, é o usuário quem toma a decisão final. Passivo ou Ativo, o 3D pode não trazer o resultado esperado, ou desgastar o interesse a longo prazo. Em última análise, a TV 3D funciona perfeitamente com 2D, e isto, por si só, já é, porque não dizer, um grande alívio! [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Avatar de Paulo Roberto Elias

Paulo Roberto Elias é professor e pesquisador em ciências da saúde, Mestre em Ciência (M.Sc.) pelo Departamento de Bioquímica, do Instituto de Química da UFRJ, e Ph.D. em Bioquímica, pela Cardiff University, no Reino Unido.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

127 respostas

  1. Olá, José Carlos,

    Que bom que você está finalmente usufruindo o sistema por completo.

    No Brasil, o que mais se vê são contradições. Aqui se faz TV 4K com 80 pol., em meio a estes bolsões de miséria e violência urbana diuturna, sem chance de cura.

    O governo, em vez de se preocupar em preservar a coisa pública e assistencial, passa a maior parte do tempo distribuindo cargos para políticos que nada têm a haver com as profissões. O resultado é isso que se está vendo há anos: um festival de incompetência!

    Enquanto a politicagem rola frouxa, a universidade pública, os hospitais, as escolas de base continuam sucateadas e entregues às baratas (literalmente).

    A educação é a única forma de se dar chance honesta às pessoas de progredir. Mas, o que a gente mais vê são crianças de pais irresponsáveis, jogadas nas ruas e nas entranhas das favelas, sem guarda, sem orientação, sem destino (no mal sentido). Então, o pouco que se tenta fazer na educação de base esbarra em um problema social insolúvel.

  2. Olá Doutor Paulo Roberto.

    Espero que esteja tudo na santa paz com o amigo e com muita saúde .
    Liguei o Blu ray da sony 3D , e o envolvimento em 3d nesta tv panasonic VT 60 de 65″ é muito envolvente realmente , apenas que eu não curto muito a tecnologia em 3D por ter que usar o óculos .
    Lembro que a anos , vi uma reportagem onde dizia” que pra se ver uma imagem em 3D é melhor vc ter um Tv de 50 polegadas acima onde terá um melhor envolvimento da imagem ” . Sinceramente o envolvimento em 3D aqui é surpreendente amigo , surpreendente perfeito !! Obrigado por ter indicado a compra da blu ray 3d sony 6200 .
    Hoje estava pensando ; aqui no Brasil o governo federal ainda está usando a imagem analógica , enquanto nos outros países já estão se preparando para ter a imagem em 4k e sem falar que a imagem full hd nem todas as cidades do Brasil recebem o sinal tão deficitário !!!.Como nosso país é atrasado em modernidade tecnologicamente falando ! Os governantes nem tão ai pra isso , pois so vivem ocupados nos desvios de dinheiro público e seus próprios interesses .

    Vou terminando o jornal e desejo ao amigo doutor e toda familia tudo de bom e com saúde é claro !!

    José Carlos

    obs ; continuo treinando . Mes que vem dia 26 ,meia maratona de Porto Alegre . Talvez eu vá fazer em Junho a meia maratona de Salvador também . Em agosto confirmado meia maratona de Curitiba e meia internacional do RJ . Volta da pampulha BH dia 06 de Dezembro,São silvestre dia 31 de Dezembro .
    Em relação as contusões , faz parte pois vivemos de impactos mas temos sempre que trabalhar muito toda a semana na musculatura com fortalecimento ( academia e exercicios de estabilização Segmentar ) .
    Vida de atleta é dura !!

  3. Prezado José Carlos,

    Quisera eu ter informações sobre os lançamentos da indústria, mas infelizmente eu tomo conhecimento através dos reports da CES e assemelhados.

    A Panasonic no início foi positiva no lançamento do Blu-Ray no Brasil, apesar do custo na época ser altíssimo, e criava uma interface ótima com o cliente: você levava o aparelho na autorizada e eles desbloqueavam as regiões de DVD por cortesia.

    Mas, hoje, tente achar um Blu-Ray player no mercado nacional, só se for importado por alguém.

    Acho 4K com tecnologia OLED a combinação ideal, mas as TVs LCD continuam avançando e têm a vantagem da durabilidade do painel e ampla gama de cores. Perde um pouco na acuidade do preto, mas nunca no nível de ser este desastre que alguns andaram comentando por aí. E a prova disso é que as análises de LCD 4K feitas lá fora não se fala mais em níveis de preto, nem mesmo nas telas edge-lit.

    A propósito de 3D, sai por esses dias um texto sobre Kiss Me Kate, mencionado nesta coluna. O Blu-Ray exibe a versão restaurada, com uma verdadeira aula sobre o formato. Tudo isso feito em 1952/53.

    Agradeço e retribuo os seus votos. Felicidades nas maratonas. Se não for competir, boa diversão. Só cuidado com as lesões musculares.

  4. Olá Doutor PAULO ROBERTO .

    Amigo e super gente boa , estou de volta para lhe agradecer e lhe dar atenção .
    Pode não acreditar mas até hoje não instalei o blu ray sony 3D rrrs kkk …mas já já vou com o amigo ligar tudo .
    Como lhe falei não tenho tanta pressa já que usar óculos no rosto para ver em 3D não me empolga muito !! Quando falo em TV dou preferência a qualidade de imagem e esse plasma panasonic VT60 de 65″ em que faz parte da minha sala de home ,é um espetáculo em cores se contraste , tudo muito ao natural . Estou super satisfeito !!!
    Acabei de ler matéria onde diz que a LG estará lançando aqui no Brasil , mês que vem a sua tv oled 4k de 77 polegadas a mesma que em Janeiro passado foi lançada na CES .
    Em relação a panasonic o Senhor sabe se a empresa vai investir em algum televisor Oled 4k em grande polegadas ?

    Quero aproveitar para lhe desejar tudo de bom e que Deus o tenha sempre com muita saúde e toda sua querida família .

    JOSÉ CARLOS

    obs; continuamos os treinamentos no atletismo. Já confirmei para este ano ; meia maratona de Porto Alegre 26 de Abril ,meia maratona de Curitiba dia 16 de Agosto ,meia maratona internacional do RJ dia 30 de agosto , volta da pampulha em BH dia 06 de Dezembro . Estás corridas já confirmei minha presença e voos comprados !!

  5. Olá, José Carlos,

    A atividade física bem praticada, e respeitando a carga de trabalho de cada pessoa, não é só é saudável sob o ponto de vista físico, como também ajuda a combater o estresse. E explico por que: quando a adrenalina sobe por motivos emocionais, o sangue fica entupido de gordura (sangue lipêmico). A atividade física ajuda a mobilizar esta gordura para ser usada como fonte de energia pelos chamados tecidos periféricos, um deles sendo a musculatura. Em contrapartida, este processo de mobilização tende a impedir depósitos de gordura nos vasos sanguíneos. Note que esta é a versão “light”, vou te poupar dos detalhes, caso contrário não haveria espaço que desse conta do recado.

    Sobre 3D, a minha opinião é a mesma que a sua, portanto faça quando tiver vontade. A propósito, estará saindo agora em março o filme Kiss Me Kate, citado nesta coluna e sobre o qual eu pretendo, se tudo correr bem, escrever um texto, mostrando como o processo foi feito naquela época.

  6. Olá Doutor PAULO ROBERTO .

    Com certeza eu não tinha o conhecimento que Alan turing, gostava de praticar corrida . Se alguém super inteligente como ele já praticava sinal que estou fazendo também o certo !!
    Digo sempre que nos alimentamos de farias formas e de variados alimentos e acredito que todo ser humano tem que ter uma atividade fisíca pois o que ingerimos em
    nosso organismo ,não é pouco durante a nossa vivencia neste mundo . Pense sobre isso !!

    Pratico o atletismo , pois me sinto super bem pra tudo e nunca me senti cansado e tenho uma disposição de leão e não tem tempo ruim pra mim . GRAÇAS A DEUS !!

    Amigo acredite ; até hoje não instalei o blu ray 3D da sony e tão logo fique pronto lhe informarei . Nunca liguei para a imagem em 3D devido ao uso do óculos ,mas como a VT60 de 65″ é 3D ,então resolvi comprar o blu ray compativel é claro !
    Tenho como principal objetivo quando falo em Tv é ter o máximo em qualidade de imagem e quando falo em audio é ter o máximo em detalhes sonoros durante a reprodução do filme .
    Muito grato pela atenção e estou também a disposição no que estiver ao meu alcance .
    Fique com Deus o Senhor e toda familia.

  7. Oi, José Carlos,

    Você sabia que Alan Turing, um dos maiores pioneiro da informática e objeto da minha última coluna, gastava a maior parte do tempo disponível fora do laboratório praticando corrida?

    A prática do esporte, de acordo com a idade e a carga de trabalho de cada um, mesmo que por distração ou lazer, é super saudável, e te ajuda no trabalho e no enfrentamento da vida diária.

    Faço votos que tudo corra bem contigo.

  8. Boa tarde ,Doutor Paulo Roberto .

    Estou lhe dando satisfações ,sou grato ao amigo e informo que ainda nem instalei o blu ray 3D da sony . Semana que vem devo conectar e ai lhe informarei .

    Abaixo o senhor digitou ” o homem do esporte” . Sim verdade e em termos de transmissões esportivas varios jogos do campeonato Capixaba da primeira divisão ,Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil e tantas outras partidas .
    Graças a Deus nos dando saúde ,vamos trabalhando e praticando o atletismo. Falando em atletismo ,se der tudo certo vou fazer também a meia maratona de Porto Alegre dia 26 de Abril . Aguardo o regulamento e abertura das inscrições.
    Fique com Deus e saudações .

  9. Oi, José Carlos, homem do esporte,

    Boa sorte!

    Eu faço o que eu posso, mas espero que os leitores sempre lembrem que eu estou quilômetros de distância do equipamento, e soluções demandam compreensão do problema e testes, coisas que eu não consigo fazer on-line.

    Obrigado pela leitura e por favor acompanhe as matérias mais recentes, caso elas sejam de seu interesse.

  10. Boa noite .

    E como esclareceu a final desde as primeiras respostas já tinha me informado profissionalmente , mas eu reconheço a minha incapacidade de entender o que para o Senhor que é um profissional é simples !!
    Muito obrigado doutor e amigo Paulo Roberto e mesmo distante me coloco a disposição se precisar de algo e que esteja a meu alcançe .Será um prazer !!
    Segunda feira vou com um amigo fazer a ligação .
    Saudações .

  11. Oi, José Carlos repórter,

    Vou tentar de novo:

    Se você tem um cabo HDMI saindo do receiver para a TV ele terá que conduzir qualquer sinal que entre no receiver, bastando para tal selecionar a respectiva entrada.

    Então, digamos: você tem um cabo HDMI entre o Sony e o receiver, ligado na entrada A, e o Panasonic ligado na entrada B. Note que ambas as entradas tem que ser setadas para receber o sinal HDMI prioritariamente.

    Normalmente, a saída de áudio do cabo que sai do receiver para a TV deve ser desligada!

    Tudo isso independe de você querer ligar o Sony por cabo ótico, bastando conectá-lo em uma entrada não usada.

    Sobre cabos (espero que seja essa a sua dúvida), você deve usar cabos high speed (cat-2) para qualquer sinal HDMI, 3D ou 2D.

    Esclareci agora?

  12. Boa tarde , doutor e amigo Paulo Roberto .

    Agora tem dois José Carlos aqui …!!!
    Desculpa já que não fui feliz na tentativa de explicar claramente o que queria dizer ,mas suas respostas já são suficientes e esclarecedora .
    O que eu quis dizer é que ; 1- para Video é so eu ligar então o blu ray 3D sony em cabo HDMI até o televisor . Tudo bem !!

    2 – Audio ; para que o audio possa ser reproduzido no receiver eu deva optar por uma das conexões digitais, seja ligando a saída digital da TV no receiver, seja ligando a saída digital do Blu-ray no receiver.
    Gostaria de saber ; já tenho o blu ray da panasonic 2D ligado em audio em HDMI ( cabo esse acredito saindo da tv ao receiver ) , esse mesmo cabo não serve também para enviar audio do blu ray 3D da sony não ? Entendeu amigo ?
    Lhe peço desculpas pois não sou um profissional no assunto e lembro que meu blu ray sony 3D tem apenas uma saida de HDMI e se for preciso usar ele para audio ou eu uso da tv até o receiver ou uso do blu ray sony em cabo optico até o receicer .
    Abraços e mais uma vez muito obrigado pela atenção e respostas .
    JOSÉ CARLOS

  13. Eu não entendi bem o que você está querendo, mas vou tentar te colocar como proceder:

    Se o sinal 3D não passa pelo receiver (você me informa que não existe opção “Through”), a única forma de reproduzir 3D é direto na TV e neste caso o áudio irá para o receiver via cabo ótico (opção bitstream). Se o receiver tiver mais de uma entrada por conexão HDMI, você poderá usá-la para discos 2D, usando o seu player Panasonic. E neste caso, mantenha um cabo HDMI do receiver para a TV, como estava antes.

    Em uma próxima oportunidade, antes de fazer o upgrade do equipamento verifique se o receiver deixa passar sinal 3D e/ou ele próprio tem processador de saída com este recurso.

    A propósito, eu acho estranho a Onkyo fabricar um receiver sem a opção Through, porque normalmente esta opção esta lá para evitar a interferência do aparelho em sinais que ele não processa, e que precisam chegar intactos ao destino, via HDMI. Verifique se é possível desabilitar o processamento interno do receiver sem bloquear o sinal HDMI na saída.

    E ainda sobre a mensagem de “operação proibida” na reprodução de discos 3D eu entendo que ela só seria aplicada se o decodificador MVC estivesse desligado. Se você já passou pelo setup e ele está com a opção 3D em Auto, então pode ser que o aparelho esteja com defeito (acho porém pouco provável) ou durante a conexão o 6200 encontrou uma informação de que o destino do sinal (receiver, por exemplo) não está habilitado a receber o sinal 3D. E neste caso, o teste do 3D com o cabo HDMI direto na TV irá dirimir esta dúvida.

  14. Primeiramente muito obrigado pelo esclarecimento e tão destacado tecnicamente falando .
    Sim doutor , evidentemente que a minha mudança de Receiver vai acontecer somente quando eu adquirir a tv 4k acima de 73″juntamente com outras alterações que serão necessárias e já pensando nos futuros audio dolby Atmos e DTSx que estão chegando ai .
    Como sou ruim em conexões vou tentar agilizar aqui , mas agora somente segunda feira já que meu colega viajou .

    Apenas uma dúvida ; Tenho ja conectado em HDMI ( audio e video ) o blu ray da panasonic ao receiver e TV . Gostaria de saber se o audio transmitido em HDMI que estou usando , servirá tambem para o blu ray da sony neste mesmo cabo hdmi , já que vou ligar o cabo HDMI do blu ray da sony a tv para video , ou para audio da sony terei que fazer outra conexção ?
    Penso eu que agora usando também o blu ray da sony terei que ter audio e video em cabos somente para o blu ray da sony .
    Desculpa pela minha ignorança já que se tratando em conexões rs kkk…deixo muito a desjar ….

    Grato pela atenção e pode ficar a vontade para uma resposta mais simplificada já que estou encomodando muito o Senhor e isso não é nada agradavel .
    Desculpa .
    Saudações .
    JOSÉ CARLOS

  15. Ao José Carlos, repórter de Colatina,

    Em primeiro lugar, eu lamento muito pelos seus problemas, mas eles claramente são decorrentes da ausência de suporte 3D no seu receiver Onkyo.

    Honestamente, a solução ideal seria a troca do seu A/V receiver, mas como é uma solução cara, eu não posso recomendá-la impunemente. E antes de fazer qualquer coisa, eu sugiro verificar a saída 3D do Sony 6200 (3D Output Setting). Lá, você deverá encontrar as opções Auto e Off. Usando a primeira, verifique se o bloqueio de sinal 3D continua (mais provável) e usando a segunda, verifique se o sinal passa pelo 806 (no caso ele passaria em 2D).

    A transmissão de sinal por HDMI é constantemente complicada. Eu uso um Oppo BDP-103, que tem duas saídas HDMI, uma delas para contornar este problema que você está enfrentando. Mas, no entanto, a minha melhor solução de instalação foi cabear o Oppo ao receiver e deste para a TV. Eu andava tendo quedas ocasionais de sinal, que acabaram de vez eliminando a conexão direta na TV. Como cada equipamento tem as suas peculiaridades, esta solução foi a melhor para o meu caso, mas poderá não ser no caso de outros usuários.

    A reprodução de discos 3D passa necessariamente pela presença de um decodificador no aparelho de leitura e pela compatibilidade de sinal na TV. Para a verificação de erro no 6200 é interessante ligá-lo direto na TV por cabo HDMI. N.B.: a atualização de firmware é sempre recomendável, e pode (deve) ser feita por um flash (pen) drive, baixando primeiro o arquivo da Internet conforme as instruções do fabricante.

    Quando aos cabos, a minha opinião é a seguinte:

    Os cabos Absolute Acoustics são excelentes, mas o custo é alto. Existem várias marcas de cabos no mercado com preço mais acessível e de boa qualidade. No final do ano passado, eu comprei dois cabos HDMI Duracell. Este cabo é importado da Alemanha pela Duracell e vendido no varejo a um preço relativamente baixo. Tem cerca de 2 m, e inclui pinagem Ethernet, caso você precise dela.

    Você pode usar o cabo que veio com o Sony sem susto. Normalmente, esses cabos também são importados e testados antes de serem aprovados para entrega ao consumidor.

  16. Ao José Carlos de Recife,

    Eu já fiz críticas ao HDMI me baseando em problemas de conexão que eu enfrentei no passado e nas falhas da arquitetura na transmissão de dados, primeiro descobertas pelo site da Secrets (http://www.hometheaterhifi.com/), coisas como sinal de clock separado, ausência de compensação de erros, etc.

    De lá para cá felizmente já melhorou muito, mas nunca a ponto de ser uma conexão totalmente segura. Prova é que recentemente eu mudei de player, e cortei um dobrado até acertar o melhor caminho de conexão player – receiver – TV.

    O cabeamento HDMI é uma espécie assim de “curra inevitável” em cima dos consumidores, por conta da obsessão da MPAA em fechar o que eles chamam de buraco analógico para sinais de alta definição.

    Por outro lado, é o único modo de passar DSD (para quem usa) de forma decente, a um decodificador externo.

    O pior, creio eu, é impor esta conexão e expurgar as outras dos equipamentos mais novos, deixando assim o usuário final sem opções.

    Fora isso,e quando tudo funciona sem queda de sinal, o resultado é muito bom. Não existe, como você pensa, nenhum embaralhamento de sinal possível. Áudio e vídeo coexistem nos seus arquivos de origem e são demultiplexados antes da decodificação. Nada disso tem a haver com o cabeamento. Os problemas das conexões HDMI se devem principalmente às versões de protocolos, seus conflitos entre transmissores e receptores de sinal.

  17. Olá Doutor , boa noite .

    Antes mesmo do amigo responder a pergunta mais abaixo , pesquisei e descobri detalhes e também observando as conexões do meu blu Ray da Panasonic que já esta ligado algo me chamou atenção .
    POIS BEM vamos por etapas ; o meu receiver onkyo 806 não tem conexão com recurso 3D pass through , ou seja ; conectar o blu Ray da Sony 3D nele, o receiver não é capaz de enviar o sinal do blu Ray 3D até a TV . A solução nesse caso será ligar o blu Ray diretamente em um das conexões HDMI da TV . Já para que o áudio possa ser reproduzido no receiver eu devo optar por uma das conexões digitais , seja ligando a saída digital da TV no receiver , seja ligando a saída digital do Blu Ray no receiver . Mas neste caso, doutor Paulo Roberto , o blu Ray Sony 3D tem apenas uma saída de HDMI , que já usarei para ligar até a TV para vídeo , sendo assim qual conexão devo fazer para obter o melhor , o máximo em detalhes em áudio surround no receiver ? Acha melhor e recomenda o Senhor ligar do blu Ray até o receiver em cabo óptico ou devo ligar tudo em HDMI – do blu Ray até a TV ( para vídeo) e do Receiver até a TV ( para áudio ?
    Lembro que no meu blu Ray da Panasonic que já esta ligado a conexão foi feita tudo em cabo HDMI da absolutc acústic . Devo comprar novamente cabos HDMI da absolutc acustic ou o mesmo cabo que veio junto com o blu Ray da Sony ( mais curto) posso usar e comprar outro maior para a segunda conexão e de que marca ?
    Aguardando o retorno do amigo .
    Fique com Deus sempre o Senhor e toda a família .
    Saudações .
    JOSÉ CARLOS

  18. Obrigado pelo retorno anterior.
    Já fui um entusiasta de aparelhos separados para cada função a que se destinavam. Era uma parafernália, isto na década de 80. Surgiram novas mídias com qualidades inegáveis como por exemplo os mp3 players. Então começaram a decadência como fizeram com a nossa Aviação Comercial, ou seja. Coisas mais baratas para que mais pessoas tivessem acesso. Não me convence a interface via HDMI, me parece que o HDMI embaralha os sinais de vídeo e áudio, e a televisão não desembaralha estes sinais, corrija me se estiver equivocado. A saída de headphone da TV não funciona para se ouvir o áudio quando este sinal chega à TV via HDMI.

  19. Olá Doutor Paulo Roberto .

    Já se encontra comigo o blu ray player da sony 3D BDP-S6200 .
    Saiba que gosto muito de ler sobre tecnologia , os lançamentos e as principais inovações em que estão chegando no mercado , mas quando se fala em instalar o aparelho ou configurações já não é comigo .
    Vou tentar explicar ; instalei ou liguei o bu ray player da sony atravez do cabo HDMI que veio justamente com o aparelho diretamente ao Receiver onkyo 806 ,mas quando coloco o filme bly ray 3D apresenta inscrito na tv : ‘ operação proibida para este disco no momento .
    Lá no Paraguai , levei uma média em blu ray em 2D daqui e um DVD e tudo funcionou legal compativel com nossa região .
    Será que tem que ser feito a atualização do blu ray ?Isto está aconteçendo porque terei que ligar o cabo HDMI DO BLU RAY SONY diretamente ao televisor e não ao receiver ?
    No visor do receiver quando coloco o filme blu ray 3D tem que apresentar o que ? Neste cabo HDMI ligado da sony com o receiver na tv está tudo certo ou seja configurado em 3D .
    Quero informar que o outro blu ray que tenho da panasonic 2D , está ligado em outro cabo HDMI ,mas não me lembro se está ligado diretamente ao receiver ou ao Televisor .
    Se tiver como gostaria de contar com sua força para que eu possa resolver este probleminha .
    Estou na expectativa para a reposta para que eu possa fazer aqui com meu amigo como eu pouco entende de instalação , o que o Senhor determinar .

    Sudações …
    JOSÉ CARLOS

  20. Oi, Jose Carlos,

    Infelizmente, e eu comentei sobre isso em uma coluna recente, a economia da omissão de recursos de conexão está sendo somada à ganância do cinema de Hollywood, haja visto a decadência da saída de vídeo componente, um absurdo que tenta tapar o chamado “buraco analógico”.

    Os fabricantes assumem que o que o usuário precisa é de uma conexão HDMI, e com isso eles passaram a ignorar a retro compatibilidade nas conexões com outros equipamentos.

  21. Já estou planejando comprar o meu terceiro blu ray player sony. Estou reticente porque notei que o novo BPS S6200 não tem a saída digital optlink. Sempre usei esta saída óptica usando um conversor DAC com amplificador para headphone. Acho lamentável a falta daquela saída de áudio, antes um recurso tão comum e barato. Por outro lado, acho que o benefício de se adquirir um OPPO não justifica o seu preço. Me vejo sem opção.

  22. Oi Doutor .

    Como sempre lhe agradeço a atenção e sou muito grato ao Senhor amigo .
    Sim vou ver com o vendedor e agora aguardamos as novidades e qualquer coisa pode me enviar também um email .
    Vou entrar em contato com a Sony também !!
    Fique com Deus sempre .

    JOSÉ CARLOS

  23. José Carlos,

    Estas especificações do site da loja não são confiáveis. Na dúvida, eu sugiro contactar o fabricante.

    Todos os DVD players depois de uma certa época (década de 90 para frente) passaram a ter saída em vídeo progressivo, às vezes com cabeamento de vídeo componente separado. No início, apenas algumas TVs aceitavam este tipo de sinal, mas ele se tornou padrão nos televisores com telas digitais (LCD, plasma, etc.).

    Qualquer equipamento atual de DVD e principalmente Blu-Ray é dotado de saída progressiva como default da fábrica. Este tipo de sinal pode, a critério do usuário, ser desabilitado no menu de resolução desses aparelhos, com o objetivo de torná-los compatíveis com TVs antigas.

    Se você injetar um sinal entrelaçado (digamos, 1080i) na sua TV ele será automaticamente convertido para progressivo (no caso, 1080i para 1080p). A maioria dos decodificadores de TV por assinatura trabalham assim. Eu nunca vi nenhum com sinal progressivo na saída. E no entanto, você não nota nada.

    Se você for comprar um aparelho Sony por lá, eu sugiro verificar com o vendedor se ele está aberto na reprodução de DVDs. Se for, por exemplo, um Sony norte-americano pode não estar.

  24. Boa tarde , Doutor Paulo Roberto .

    Apenas uma questão !!
    Sempre ouço falar da importância da tecnologia Progressive Scan e abaixo no link , diz que o Player 3D da sony PDP S 6200 não tem !! E ai amigo o que diz ?
    No blu ray que tenho da panasonic e que possui essa tecnologia e que utilizo junto ao meu TV VT 60, quando coloco um filme em blu ray apresenta 1.080 P e com 24 quadros por segundos .
    Sem essa tecnologia Progressive Scan no blu ray da sony , pode prejudicar a imagem ? Lembro ao que admiro e dou o maior valor a qualidade do audio e principalmente qualidade de imagem e já li matérias onde diz que TV e blu ray tem que ter essa tecnologia ….. ? ? ? ?
    Não repare a final quanto mais nos dedicamos a leitura se aprofundando ao conheçimento da tecnologia mais exigentes somos !!

    LINK ;http://www.casasbahia.com.br/Eletronicos/DVDBluRayPlayers/midiaBluRay/Blu-ray-Player-3D-Sony-BDP-S6200-com-Wi-Fi-Built-In-Entrada-USB-e-Cabo-HDMI-3591404.html

    Obrigado e fique com Deus sempre .
    Na Quarta feira estarei seguindo para Foz do Iguaçu se Deus quiser.

    JOSÉ CARLOS .

  25. Olá Doutor Paulo Roberto .

    Agradeço pelas informações tecnicas quanto a energia e região dos blu rays player ,mas vou como ja afirmei abaixo levar comigo um blu ray e DVD daqui mesmo para testar lá na loja no Paraguai. Quanto a garantia não levarei em consideração, mesmo sabendo que seria importante ,mas contarei com a sorte e é algo que sempre tive em se tratando de eletrônicos . Sendo bem mais barato o valor do que no Brasil já ficarei satisfeito!!!
    Estou feliz pela sua sinceridade e profissionalismo em me indicar o blu ray 3D DPS 6200 da sony ,sendo particularmente e tecnicamente falando uma preferência do Senhor e será esse que vou adquirir com seu apoio . Na pesquisa na internet entre panasonic e esse da sony , pelo que observei o da sony é bem superior mesmo .Não estou me espelhando no que diz a materia na inter mas sim no amparo de um profissional , como é seu caso .
    Veja bem ,poderia até comprar no site fast shop hoje no valor de R$498,00 , mas quando digito o CEP ,apresenta mensagem dizendo que o produto está indisponivel para certas regiões .Não entendi e estão perdendo vendas !!
    ESPORTE – Concordo com tudo que digitou abaixo e assino em LETRAS MAIÚSCULAS ; neste Brasil é isso mesmo esporte seja em qualquer modalidade , é visando lucro financeiro e pouco apoio ou quase nada ao atleta e eu quando era mais jovem já fui vítima disso com a falta de patrocinadores mesmo sendo um dos melhores do Brasil . Um exemplo em que lembro de tantos é o ex pugilista Brasileiro Acelino de Freitas ( Popó),campeão Mundial da categoria no Boxe , na época sem patrocinador no Brasil e somente depois que ele se apresentou na TV no programa da Hebe Camargo ( já falecida ) foi que conseguiu seu sonhado apoio financeiro …
    Visando lucro !! Recentemente tivemos a copa do Mundo ,uma seleção Brasileira enganadora com um investimento visando apenas dinheiro em cima dos turistas , como inteligentemente o Senhor Paulo Roberto , digitou abaixo , parabéns !!!

  26. Oi, José Carlos,

    Incômodo algum. Só que eu nunca visitei Foz do Iguaçu e nem conheço, mesmo que por anúncio as lojas de lá, portanto não conseguiria lhe informar sobre a disponibilidade de equipamentos neste tipo de comércio.

    Os aparelhos norte-americanos e os nossos só diferem no tipo de tomada. Fontes de alimentação são obrigatoriamente 110 V 60 Hz, se não forem 110-240 V 60 Hz. O Oppo BDP-103/103D trabalha com fonte 100-240 V 50/60 Hz.

    Sobre códigos de região, os valores default são:

    América do Norte – Blu-Ray, código A, DVD, código 1.
    Brasil – Blu-Ray, código A, DVD, código 4.

    Todos os Oppo são desbloqueáveis para Blu-Ray e DVD desde que seja instalado um kit apropriado.

    Se você for comprar um Sony no Paraguai, eu sugiro verificar primeiro se a garantia será honrada pela fábrica.

    Sobre esportes:

    Por volta de 1996, eu fui procurado por um colega do IPPMG-UFRJ, que vinha estudando a síndrome do overtraining, e precisava de apoio técnico. E eu fiquei com ele o suficiente, para lhe afiançar que a prática profissional de esporte neste país é feita sem nenhum critério, não só na parte de preparação física, quanto no aperfeiçoamento da performance dos atletas. Tudo isso ajudado por um calendário estafante, e o maior exemplo é o campeonato brasileiro da CBF, uma maratona sem pé nem cabeça.

    As pessoas que lidam com isso não leem, e portanto não estudam e não enxergam os malefícios clínicos a longo prazo do treinamento excessivo. Não se respeita o ciclo necessário à adaptação e recuperação muscular, propiciando potenciais lesões, algumas de cura a longo prazo.

    Eu não sei que fim teve este projeto, mas eu notava que a ressonância do assunto era mínima, até dentro do ambiente acadêmico, congressos locais, etc. Aliás, nada da gente se espantar em um país que promove eventos esportivos para ganhar dinheiro com turistas, e promove o futebol como uma espécie de filosofia escapista, do tipo “pão e circo”. Esportismo mesmo que é bom é apenas um detalhe.

  27. Boa tarde .
    Espero não estar lhe encomodando Doutor.
    Como resolvi de última hora promoção avião , dia 21 proximo vou a Foz do Iguaçu ( Cataratas ) irei também do outro lado Paraguai ( Fronteira ) e me ajude ai com sua experiencia !!!
    O BLU RAY OPPO 103D – original – será que encontro lá ? O Blu ray player da sony que me indicou BDP S 6200 deve ter sim pois lá tem loja autorizada da sony como tambem da Panasonic , segundo meu amigo aqui da cidade.
    Dei uma olhadinha na internet e diz que loja la no shopping paraguai tem esse blu ray da sony novinho na caixa por R$ 320,00 .
    Posso comprar se tiver ? Eu comprando o blu ray lá , ele tem que fazer leitura blu ray região A e DVD região 4 é isso ? Seria melhor eu levar daqui um filme em blu ray e um DVD pra testar lá ? E a energia ? Se eu comprar lá esse player tem que ter procedência dos Estados Unidos pra ser compativel com o Brasil ?
    Aguardo seu retorno e apoio …
    Vou sim com muito prazer entrar no Webinsider
    a final são assuntos que me interessam e me orgulho do Senhor pela cultura,pelo amplo conhecimento em tecnologia !!
    So para o amigo saber um pouquinho desta pessoa humilde e sincera sou praticante de Atletismo ;. este ano estive ai no Rio de Janeiro e fiz minha oitava meia maratona internacional do Rio. Viajo varias partes do Brasil praticando o atletismo e fiz tambem minha NONA consecutiva São Silvestre e tantas outras; Meia de Pernanbuco (1)Florianopolis (1) Volta da Pampulha (7) meia da Ponte rio Niteroi (3)e tantas outras e se der tudo certo este ano quero fazer tambem a meia de Bogotá na coloombia ( Julho) e meia de Buenos Aires na Argentina ( Setembro)e meia de Curitiba ( Novembro) .
    Ser amigos faz parte saber do que fazemos neste mundo em que estamos apenas de passagem e tenho o prazer de ser também hoje seu amigo .
    Sudações Doutor.
    JOSÉ CARLOS

  28. Oi, José Carlos,

    Mais uma vez, eu lhe agradeço pelos comentários generosos sobre a minha coluna.

    Aproveito para lhe dizer que estão na pauta do site alguns textos sobre o que está acontecendo em termos de tecnologia de imagem, inicialmente sobre mudanças no backlight, e posteriormente (ainda em fase de pesquisa e preparação) sobre processamento de sinal.

    Espero que esses textos sejam do seu interesse, e se forem, agradeço se os indicar para os seus amigos ou ouvintes. O Webinsider é um site modesto, o meu salário aqui é zero, e ele se mantém com colaborações e um enorme esforço financeiro dos editores.

  29. Olá Paulo Roberto .

    Boa tarde Doutor .
    Corretamente !! Talvez eu não soube me expressar direito , e sabemos como o Senhor mesmo menciou , e aguardamos no mercado a chegada do Blu ray 4k nativo da panasonic.
    Sim sei , o blu ray da sony faz apenas upscale em 4 k mas pra isso tem que ter o tv tambem compativel é claro !!
    Acabei de abrir os links abaixo e tive o prazer de me informar ainda mais , com suas informações e agradeço pois curto essa leitura a final gostamos de tecnologia .
    Saiba Paulo Roberto , que agora o Senhor tem mais um fã de tantos no Brasil . EU !!
    Felicidades e até a proxima .
    Fique com Deus e também toda sua familia e amigos .
    JOSÉ CARLOS

  30. José Carlos,

    Não existem players com 4K nativos no mercado neste momento. O protótipo da Panasonic está em exposição na CES 2015.

    Eu gastei um tempo enorme nestes últimos mês e meio fazendo vários tipos de conexão e métodos de upscaling, tendo já publicados alguns detalhes:

    http://br74.teste.website/~webins22/2014/12/22/sub-sampling-e-as-tvs-4k/

    http://br74.teste.website/~webins22/2014/12/08/4k-hdmi-2-0-e-hdcp-2-2/

    O assunto ainda é muito novo para conclusões prematuras, mas o que eu posso lhe afiançar é que eu consigo uma excelente qualidade de reprodução fazendo upscale para 4K a partir de um disco Blu-Ray bem autorado. Eu comparei estes resultados com o playback de arquivos 4K, cedidos a mim por cortesia, para testes, e reproduzidos em porta USB 3.0 direto na TV.

    Os players Oppo e Sony anteriormente citados têm saída com upscale em 4K, mas nenhum deles decodifica HEVC (H.265), motivo pelo qual você não poderá usá-los para tocar material de vídeo em 4K.

    Eu agradeço novamente os seus elogios ao meu trabalho. Nestes últimos anos eu tenho feito um esforço honesto para apresentar textos que traduzem pontos de vista do usuário final como eu sou, e discutir os assuntos de maneira que eles sejam informativos ou úteis para um leitor que esteja neste hobby e/ou que goste de música ou cinema.

  31. Oi Paulo Roberto .

    Pode não ser o Senhor um técnico no assunto , mas nos que curtimos tecnologia agradecemos pelas suas informações e conhecimentos na area e de grande conteúdo !!
    Que legal … já tem sua TV Samsung 4K .. um dia eu chego lá também ,mas para isso somente quando estiver disponivel várias mídias com a mesma resolução .
    O Blu RAY OPPO 103D é 4k ? Pelo que acabei de ler é 4k Up-conversion é isso mesmo ?
    Se for 4k de forma nativa , até que interessa mais em compra lo pois assim já estarei me preparando para a futura mudança em resolução é claro , ao contrario vou ver se compro mesmo o que o amigo ai me indicou .
    Mais uma vez e jamais me canso em afirmar ; obrigado pelo apoio e fique com Deus .
    JOSÉ CARLOS

  32. Oi, José Carlos,

    Obrigado pela deferência, pela oferta de ajuda e pelos elogios. Espero tê-lo como leitor dos meus próximos textos.

    Atualmente, eu tenho instalada uma TV Samsung 65HU8500 há cerca de um pouco mais de um mês. E foi o que eu pude tirar do orçamento. A TV tem todos os recursos que eu preciso e outros tantos que até então eu não conhecia, portanto não posso me queixar.

    A minha coluna existe aqui no Webinsider por obra de um convite que eu recebi anos atrás do jornalista e co-fundador do site Paulo Rebêlo, pessoa aliás muito inteligente, fã de cinema e tecnologia.

    Eu sei pelo nosso editor-chefe que a minha coluna tem um número grande de acessos de potenciais leitores, mas só que eu nunca deixei de andar com os pés no chão, e não quero criar uma fantasia de que o meu trabalho tenha maiores repercussões neste métier. Aliás, eu escrevo sobre o que eu sei, estudo ou pesquiso. Desde o início, eu venho recebendo pedidos de ajuda, de leitores que estão órfãos diante da tecnologia que, convenhamos, não é nada amigável ou fácil de digerir.

    Por outro lado, não sendo técnico nos assuntos que eu escrevo nem tendo nome neste tipo de trabalho, eu não posso dizer ao leitor que sou analista, porque primeiro eu não recebo equipamentos para testes, e segundo que eu não tenho bancadas nem instrumentos para fazê-los.

    A mim não me custa nada dar uma ajuda ao leitor, com base na minha própria experiência como usuário. A ciência na qual eu me formei às vezes me ajuda muito, mas não faz parte deste campo de trabalho especificamente. Eu entendo que o cientista deve saber um pouco de tudo, na medida do possível. Na década de 1980, eu comecei a estudar programação em micros de 8 bits e no final acabei escrevendo três livros sobre o assunto, depois de notar que o mercado estava carente deste tipo de literatura. E com isso eu emendo (até hoje) o meu estudo com a divulgação de conhecimento, fazendo desta forma o meu papel de educador para quem precisa de ajuda.

  33. Boa tarde , Paulo Roberto.

    Muito obrigado pelo esclarecimento , pela aula que tem um significado muito importante pra todos nós que gostamos de tecnologia .
    Quanto ao blu ray da panasonic 4k , sim vamos aguardar o lançamento no mercado e aproveito para parabeniza lo pelo convite feito pela empresa a final o Senhor é um mereçedor e entende de tecnologia !! Estou torçendo para que na CES 2016 o Doutor Paulo Roberto tambem esteja presente para depois nos contar tudo …
    Vou ligar para o Marcelo sem falta , mas pela alta do dólar no momento , devo mesmo ter que decidir e pensar bem , em relação ao blu ray 3D e também analisando que num futuro muito próximo já terei que trocar por um blu ray 4k e compativel com o TV é claro !!
    Curiosidade; qual tv o amigo tem e quantas polegadas ? Como já falei sou admirador da panasonic e a VT 60 de 65″ é um espetáculo em qualidade de imagem ,encanta os olhos nas cores ao natural e no contraste verdadeiro carvão !!
    Mais uma vez fico agradecido por tudo e novos contatos teremos aqui.
    Estou no Estado do E.S. mas o mundo da muitas voltas , precisando também de minha pessoa e no que estiver ao meu alcance pode contar e é só enviar email em particular como consta ai .
    Saudações .
    JOSÉ CARLOS

  34. Olá, novamente, José Carlos,

    Olha, veja bem: um dos principais avanços dos players e TVs atuais está na implementação de módulos SoC (System on a Chip). Sem entrar em muitos detalhes, basta imaginar um pequeno computador trabalhando com um sistema operacional autônomo e perfeitamente integrado com a parte gráfica. Alguns anos atrás os fabricantes de CPUs (Intel/AMD) começaram a incentivar a instalação de processadores de múltiplos núcleos operacionais e integrados com o cartão de vídeo, por seu turno com microarquitetura assemelhada. O SoC trabalha com múltiplos núcleos, geralmente de 2 a 4, e tem uma performance superior aos processadores de vídeo convencionais.

    No Oppo 103/103D é usado um SoC Mediatek dual core, otimizado (customizado) para o Oppo. Este SoC trabalha e libera o sinal direto na saída HDMI2, mas pode ser complementado por um segundo processador de vídeo, com o objetivo de um aprimoramento da imagem complementar. No 103 este processador é um chip QDeo e no 103D são implementados um processador Darbee e um VRS da Silicon Image (motivo pelo qual o aparelho é mais caro). Tudo isso torna esses aparelhos atraentes, mas a carga de trabalho principal é feita através dos SoC, e você só precisa dele, tanto para o áudio quanto para o vídeo. Na realidade, DSD puro só sai em HDMI2.

    O uso de um SoC aumenta a eficiência de processamento, em diversos tipos de operação dos players Blu-Ray, que hoje em dia funcionam como autênticos media players, via USB ou até HDMI.

    O Sony BDP-S6200 usa um processador dual-core, tal qual o Oppo, só não saberia te dizer se é proprietário ou encomendado. De qualquer maneira, ele é suficientemente potente para gerar imagem a 4K.

    Falando agora objetivamente, na escolha do seu aparelho tudo vai depender do quê você quer. A escolha de um Oppo faz sentido se você o usa para tocar áudio de alta resolução. Neste particular o Sony está restrito a SACD, e isto só já é um baita recurso.

    No quesito de imagem, é preciso considerar que grande parte da qualidade final é resultado da TV que você usa, como você mesmo já notou.

    Em suma: se o que você quer é assistir vídeo, 2D ou 3D, todos os dois (Oppo e Sony) fazem o que você quer com competência.

    Eu não desmereço fabricante algum, por não ter a fama dos outros. Meses atrás, o meu antigo Oppo BDP-93 começou a dar problemas, eu cheguei a trocar o loader, e depois vi que não era suficiente. Conversei com o Marcelo, e me convenci que era preciso aposentá-lo, em função do custo do conserto, e do fato de que a tecnologia deste player já havia ficado para trás (o que não é novidade neste mercado). Durante um período considerável, eu usei um Sony antigo (nem 3D tinha), que o meu irmão não estava usando. Acredite se quiser, mas a imagem de DVD deste Sony era melhor do que a do Oppo 93 (com QDeo e tudo mais). Na parte de Blu-Ray não tinha diferença nenhuma. Eu inclusive usei o Sony para fazer upscale de sinal a 4K, via A/V receiver.

    Muitos anos atrás, eu me dava com o pessoal técnico da Sony, quando o laboratório deles era aqui parte aqui no Rio de Janeiro. Diante da realidade do mercado de DVDs (todo mundo acaba “hackeando” códigos de região), a direção da Sony decidiu lançar os players já destravados, sem obviamente dizer nada a ninguém. Este Sony antigo que eu usei estava assim (inclusive tocando discos RCE), e as informações que eu tenho é que os atuais também.

    Sobre a Panasonic e a CES 2015 (eu recebi um convite, mas decidi não ir la por falta de verba), eles estão lançando o protótipo de um Blu-Ray player para discos 4K, assunto que está na pauta do Webinsider, aguardando publicação. É só o que eu posso te dizer.

  35. Boa tarde , Paulo Roberto e estou aqui novamente .

    Vou sim ligar para o Marcelo como me sugeriu !!Como falei do meu objetivo mais abaixo no email , o amigo ai acha em devo comprar o Oppo ou o player da sony será o suficiente , baseado nos meus aparelhos de home ?
    Resido no interior e nem na capital tem a loja fisíca fast shop e a compra somente pela internet e não tem como pechinchar com o vendedor ..kkk..rsrs kkk
    Em termos de qualidade de imagem , se depender muito da tv ,isso posso garantir pois o plasma VT60 da panasonic impressiona na minha sala de home com o ambiente totalmente escuro !!
    Em relação ao Senhor indicar marcas ou modelos, deixo bem claro que comigo pode ficar a vontade , pois acompanho tecnologia e me basear em todo seu conhecimento técnico é um grande prazer e só tenho a agradecer pelo apoio e atenção prestada .
    O amigo Paulo Roberto , tem acompanhado os lançamentos na CES 2015 ? Observei que a panasonic vem de vagar com a tecnologia OLED enquanto a LG apresentou um tv de 77″ 77EG9900 4K OLED flexível. Já a Sony encantou a todos com o tv mais fina do mundo com a XRB X900C com duas opções de 55″ e 65″ .
    Bem meu objetivo mais no futuro quando tivermos mídias a disposição e um preço mais em conta é pular para uma Oled 4k, tipo da Lg 77 ” já que a minha atual VT 60 é de 65″ .
    Sempre fui fã pela qualidade de imagem do plasma panasonic ,mas com o fim dessa tecnologia ,se a empresa não caprichar em um modelo de grandes polegadas , vou ter que mudar para outra marca pela primeira vez !!!
    Agradeço de coração sua atenção Pulo Roberto e aquardo retorno .
    Fique Com Deus .
    Um abraço a todos os amigos do Blog.
    JOSÉ CARLOS

  36. Prezado José Carlos,

    Agradeço pelo seu feedback, e passo mais alguns comentários:

    Fale com o Marcelo. Sugiro até ligar para lá (o telefone está no site). Normalmente, nesta época de fim de ano eles vendem o estoque todo, e com estas incertezas da flutuação cambial é possível que o estoque custe a ser reposto.

    A Panasonic deve ter se retirado do mercado exatamente por causa dos problemas de importação e câmbio que citei acima. Eu tive o primeiro modelo de Blu-Ray deles. Na época, custou redondos cinco mil reais, um verdadeiro absurdo, mesmo sendo lançamento e com as dificuldades de manufatura daquele momento.

    O Sony BDP-S6200 é este da Fastshop. Eu ia comprar o meu lá, inclusive. Na loja, se você barganhar um pouco eles até fazem negócio com o preço. De qualquer forma, é um modelo com chipset mais moderno, toca SACD (se lhe interessa), mas não dá suporte a DVD-Audio. Se desse, eu não teria comprado outro Oppo. O controle remoto é um daqueles que não tem muito recurso, acompanhando a tendência atual, mas eu achoe que é possível se arrumar outro, universal ou da própria Sony.

    Note que os chipsets usados na maioria dos aparelhos à venda cumpre muito bem as funções de decodificação de áudio e vídeo que se precisa para filmes, e se você instala um A/V receiver competente nestas duas áreas (como é o seu caso), basta cabear com HDMI e usar bitstream (ou “Auto”) na saída. É uma conexão que tem lá seus problemas (fartamente comentados aqui na coluna), mas te dá a chance de usar o mesmo player com chipsets ainda mais avançados. O importante, para 3D, é que o player tenha o decodificador apropriado. A qualidade final da imagem dependerá muito mais da TV usada.

    Aqui na coluna, eu procuro prestar uma assistência a quem me escreve, mas sempre deixando claro que eu não sou analista de equipamentos e nem tenho bancada para fazer testes. Sempre que for possível eu evito indicar marcas ou modelos, porque eu corro o risco de sugerir marcas ou modelos que acabam não sendo de interesse posterior do usuário.

    A coluna continua aberta a qualquer solicitação sua. E eu espero sempre poder ajudar de alguma forma.

  37. Boa tarde,Doutor Paulo Roberto .

    O Senhor não imagina o quanto fiquei feliz pela sua resposta ao meu email !! Muito Grato de Coração .
    Aproveito para informar e que possa ser util na nossa conversa , informando que meu sistema de home consiste em ; Receiver Onkyo 806 ,Blu ray panasonic BD60 ,Condicionador d energia Savage DMA 2500 ex , Cabos HDMI absolut acustic e caixas torres de alta performance importadas .
    1- Sim a loja Logical Design (http://www.logicaldesign.com.br/ld/), que é representante da Oppo , já entrei em contato com o Senhor Vlamir , mas ate hoje nada !!
    2- o Senhor digitou abaixo ;( Agora, uma observação, se você me permite;) Com absoluta certeza Paulo Roberto , eu não só permito como tenho todo respeito e admiração pelo seu conhecimento em tecnologia !!
    3- Meu objetivo mesmo é qualidade de imagem ao extremo e audio pois admiro e sou um apaixonado !! Musicas em blu ray apenas tenho alguns , pois o que mais curto são filmes todos em blu ray e sou um colecionador com mais de 150 títulos originais e mais de 600 DVDs todos originais. Então não é tão necessario um OPPO ok ?
    4- Esse blu ray da sony 3D BDP-S6200 ele inicia a leitura rápido e vem desbloqueado para DVD ? Devo então compralo e na fastshop tem por R$ 498,00 , confira ai no site se é o mesmo !!
    5- Verdade ; acabei de confirmar a panasonic não importa para o Brasil blu ray não !! Inacreditavel , não é de acreditar; sempre vendeu grandes tvs como a VT60 plasma que tenho e não nos oferece o blu ray kkk.kk..nos dando espaço ou autorizando a compra de outras marcas . Que estratégica é essa panasonic ?

    Se eu não estiver lhe encomodando aguardo o retorno .
    Mais uma vez muito obrigado pela resposta tão detalhada abaixo .
    JOSÉ CARLOS
    COLATINA ES

  38. Olá, José Carlos,

    Em primeiro lugar, quanto ao Oppo BDP-103D eu sugiro você contactar a Logical Design (http://www.logicaldesign.com.br/ld/), que é representante da Oppo. Você pode se dirigir ao Marcelo R. Pereira, citando a coluna e o meu nome. O Marcelo é uma ótima pessoa e te dirá com segurança se eles tem o 103D ou quando o estoque será reposto.

    Se não der certo, outra opção é a Virtual Mix (http://www.ciavirtualmix.com.br/loja/), mas lá as compras costumam ser feitas pelo telefone. Eles são de confiança, mas tem gente que não gosta de passar número de cartão pelo telefone, e eu sinceramente não as culpo.

    Agora, uma observação, se você me permite: o custo de um Oppo só se justifica se você de fato gosta de música e precisa de um aparelho com capacidade para tocar SACD, DSD em arquivos ou DVD-Audio.

    Se a sua intenção é apenas conseguir 3D, outros aparelhos bem mais baratos fazem isso com competência.

    Recentemente, eu cheguei a estar interessado em um Sony BDP-S6200 (http://www.trustedreviews.com/sony-bdp-s6200-review), que é um dos mais avançados do mercado, com a vantagem de que a Sony há anos fornece leitores com desbloqueio para DVD direto da fábrica.

    Mas, acabei importando um Oppo BDP-103 pelo site da Amazon, depois de ver que as despesas com a alfândega cobrem os preços daqui, apenas com a desvantagem de não haver parcelamento no pagamento.

    Por causa disso, desisti do Sony e não sei te dar uma opinião sobre ele com a segurança de que você precisa.

    Entretanto, note que a diferença de preços é brutal, e de repente compensa tentar o Sony ou outra marca da sua preferência.

    P.S.: até onde eu saiba, a Panasonic do Brasil saiu do mercado de players para Blu-Ray faz algum tempo.

  39. Boa noite , Paulo Roberto .
    Estava lendo sua matéria e lhe parabenizo pelo conteúdo .
    Gostaria de contar com seu apoio;
    1- Tenho comigo , comprei em Setembro a TV plasma panasonic 3D VT60 de 65″ espetacular em qualidade de imagem ,cores vivas e um contraste verdadeiro carvão .Sensancional !!
    Não tenho até hoje o blu ray 3D e minha intenção era comprar o blu ray player OPPO 103D , mas a loja autorizada no Brasil ,me informou que está em falta .
    Qual blu ray 3D me indicaria para comprar no Brasil que é do conheçimento do Senhor? Marca e modelo .
    Sou fã da marca panasonic mas não encontrei .
    Aguardo retorno e Saudações .
    JOSÉ CARLOS
    COLATINA ES

  40. Oi, Thiago,

    Normalmente os óculos são pareados e precisam estar preparados para entrar em sincronismo com o sistema ao qual eles se destinam. Por isso, acho pouco provável que um óculos de um fabricante sirva para o sistema do outro.

  41. Possuo um sensor IR da Nvidia e 2 óculos, meu pai comprou dois óculos da sony o “TDG-BR250”, seria possível usá-lo nesse sensor IR ou é impossível, funcionando apenas na TV do óculos?

  42. Oi, Tiago,

    Que legal você ter encontrado a solução.

    A propósito de 3D, saiu uma notícia por esses dias da finalização da restauração do filme “Kiss Me Kate”, por coincidência mencionado aqui nesta coluna. Infelizmente, nós vamos ter que esperar até o início do ano que vem para conseguir comprar uma cópia. Mas, valerá a pena, pois se trata de um pedaço da história da M-G-M e do cinema americano. E mais: quem teve acesso ao trabalho de laboratório diz que o filme está sendo transcrito em 1.75:1, que é o correto, e não 1.33:1 como foi feito para o DVD, cuja cópia eu tenho aqui e cujo lançamento gerou pilhas de reclamações por usuários por causa do enquadramento errado. O som é estereofônico e é belíssimo.

  43. Bom dia!

    Obrigado Paulo pelas respostas, vou ler oque foi indicado, pretendo mesmo trocar alguns cabos lá por melhores, porem ontem na ferramenta da Nvidea ativei a opção 3D, ai ele reconheceu como 3D minha TV, Bom o resultado não me agradou muito Também.

    Vou fazer alguns testes no PS3 com um BD 3D, quero ver se arrumo o Filme Avatar para testar.

    Mais depois de muito tentar o 2D parece ser bem mais simples e agradar sempre, hehhe

    Obrigado amigo.

  44. Olá, Tiago,

    Se você me permite, eu gostaria de sugerir a leitura de um texto que eu publiquei na coluna, a respeito do HDMI versão 1.4: http://br74.teste.website/~webins22/2011/03/17/hdmi-versao-1-4/

    Sucintamente, o problema dos cabos HDMI se refere à sua capacidade de enviar dados na velocidade correta e com o mínimo de erros. A HDMI.org já recomendou aos fabricantes não colocar nas embalagens menções sobre as versões de protocolo (1.3, 1.4, etc.) porque a pinagem dos cabos é padrão e não muda, ou seja é o mesmo cabo para qualquer versão.

    Com a versão 1.4 foi adicionada uma pinagem específica para rede (Ethernet), mas você pode usar cabo com Ethernet sem problemas se quiser, mesmo sem ter o equipamento onde ele se aplica.

    O que importa é a capacidade do cabo ser “full speed” (ou cat-2). Os testes para esta categoria são feitos em laboratório, o que significa que ao nível do usuário final o único “teste” seria trocar o cabo por outro.

    Porém, antes de fazer esta troca, eu sugeriria o seguinte:

    1 – verificar se o seu computador está configurado corretamente.

    2 – se o seu cartão é com chipset NVidia, eu acho recomendável instalar o programa GeForce Experience, que verifica se todos os drivers estão instalados e atualizados.

    A minha experiência com 3D reproduzida pelo computador é pequena, e eu te confesso que não gostei dos resultados. Pense na possibilidade de usar um bom player de mesa para reproduzir 3D.

  45. Bom dia Amigo, tudo bem? Bom estou com uma dúvi que pode ser de conceito ou física mesmo.

    Hoje meu sistema é uma TV LG LM6400 de 47′, está ligada no meu HTPC com placa de vídeo GT6300 via HDMI, uso o PowerDVD 14, estou usando alguns filmes BD full 3D, Bom o filme começa e no PowerDVD tem uma opção de ativar o 3D, beleza ativo porem a TV eu percebo que não entra automaticamente em modo 3D, ai eu mesmo aperto o botão 3D, porem nenhuma das opções percebo o efeito 3D. oque pode ser? o cabo que estou usando é um que veio junto com um aparelho da sky, será que o mesmo não é 1.4? será que pode ser esse o problema? tem alguma forma de testar o cabo para saber a versão?

  46. Olá de novo, Thiago

    O problema nada tem a ver com o fato do óculos ser passivo. A culpa é da cópia ruim ou originalmente mal feita, exibida no cinema.

    Agora, endosso as suas palavras, porque a falta de qualidade nas salas é acachapante, e pior ainda, com um preço de ingresso que custa os olhos da cara.

  47. Ok, obrigado mesmo pela atenção, seu artigo foi muito útil para mim. Recentemente fui no cinema e assistir Transformers 4 em 3D e cara, o 3D do cinema que é passivo me decepcionou muito, não é mais a mesma coisa que era quando chegou aqui, e realmente, meu óculos 3D ativo da Nvidia é muito melhor do que o passivo do cinema, muito mais nítida as imagens, no passivo do cinema você luta para tentar enchergar algo que está escuro!

  48. Oi, Thiago,

    Para assistir 3D é preciso que a TV seja capaz de reproduzir a imagem 3D vinda do seu equipamento reprodutor, portanto os modelos 2D não servem. Se a ligação for feita com um cabo HDMI a função 3D é automaticamente desabilitada.

    Ao Thiago Ferrari,

    Novamente me deparo com uma das mensagens que ficaram perdidas no editor do Webinsider. Aliás, o nosso editor-chefe está fazendo um esforço para resolver isso e eu mesmo pesquiso diariamente se não há comentários novos.

    Thiago, eu não tenho experiência alguma com projetores 3D para lhe indicar algum. E sem bancada de testes, seria leviano da minha parte fazer isso, desculpe.

  49. Tenho uma tv da philips LCD 2D e Comprei um Home Theater Blu Ray 3D. Minha tv precisa ser 3D para poder assistir filmes Blu Ray 3D?

  50. Muito obrigado por esclarecer um pouco mais Paulo, bom o jeito é comprar um drive bluray e testar mesmo, e espero ver algum filme que o 3D venha na minha cara, porque assistir somente com profundidade não tira vantagem do 2D! Quero montar um sistema completo em 3D por isso a dúvida, pois os equipamentos são muito caros e se não tiver os efeitos que espero não vale tanto a pena. Você sabe me dizer se projetores 3D tem um bom desempenho e qual seria um ideal?

  51. Inicialmente, peço desculpa aos leitores por responder em um comentário só. O site está enfrentando um problema com o software editor, que impede que eu receba a comunicação das postagens das mensagens. Eu tenho sido salvo pelo nosso editor-chefe Vicente Tardin, munido de uma extraordinária paciência para atender a todo mundo.

    Mas, vamos lá:

    Ao Peter:

    Nos sistemas 3D com óculos ativos o pulso de sincronismo é conseguido pela transmissão de sinal do reprodutor para o óculos. Basta que a frequência entre sistemas seja diferente, para que o efeito 3D não seja conseguido. Por isso, é recomendável usar o par de óculos recomendado pelo fabricante do projetor ou da TV.

    Ao John Lennon,

    A minha recomendação é você verificar a fonte de sinal (o seu Blu-Ray player) e o cabeamento HDMI do mesmo. No player existem parâmetros de ajuste que precisam ser atendidos, a não ser que o ajuste seja automático (o usuário então não tem como intervir). Neste caso, a solução é procurar a atualização de firmware com o fabricante. Outra coisa neste direção a ser testada é você colocar mais de um disco no aparelho. Se o efeito 3D aparecer corretamente é possível que a versão atual de firmware tenha erros (bugs) que impedem a leitura correta de todos os discos sem exceçõ.

    O suporte da LG está correto. Entretanto, nada te impede de forçar o modo 3D manualmente. E para isso, você pode usar o remoto para alternar os modos de reprodução 3D da TV. Note que a LG está sempre atualizando o firmware também. Se a sua TV estiver conectada na Internet, verifique se não há uma atualização pendente.

    Quanto ao cabeamento, use somente cabos HDMI de alta velocidade, com certificação explicitada pelo fabricante.

    Ao Thiago Ferrari,

    Parece estar tudo certo no setup do 3D Vision. O SBS deveria dar o mesmo efeito 3D que qualquer dos outros formatos, mas o Blu-Ray, uma vez decodificado corretamente, deverá te dar o melhor efeito possível, ao lado da melhor definição possível.

    Infelizmente, eu não tenho experiência com o sistema da NVidia. No final do ano passado, cheguei a trocar o meu cartão de vídeo por um modelo mais moderno, com GPU Kepler, mas quando chegou na hora do 3D, desisti por vários motivos. Assim, fica difícil te dar uma experiência pessoal sobre o uso de 3D no computador.

    No computador, qualquer drive para Blu-Ray com um mínimo de velocidade compatível (2X ou superior) será capaz de reproduzir um disco 3D. Entretanto, haverá necessidade de instalar o decodificador MVC através de um software reprodutor adequado. Se o seu PowerDVD atende a esta condição, então basta instalar o drive.

    Para quem usa um drive Blu-Ray, eu acho altamente recomendável instalar o AnyDVD HD, que retira todas as proteções que impedem a reprodução de discos de zonas diferentes, e daqueles discos com Cinavia.

    Se o efeito conseguido com discos Blu-Ray for superior ou não, tudo dependerá da maneira como o disco for autorado. E você poderá consultar a lista dos melhores pela Internet.

  52. Olá Paulo você esclareceu bastante dúvidas que eu tinha referente ao 3D, mais ainda estou em dúvida em uma coisa! Possuo o Nvidia 3d Vision junto com o monitor Benq xl2420t, fiz alguns testes em jogos, filmes, youtube e testes da nvidia, e o resultado foi de tirar o fôlego, a definição dos óculos ativos é muito boa, mais em relação á filmes não achei tão envolvente como a qualidade de cinema, por enquanto só fiz testes com filmes lado a lado baixados da internet, o problema é que eu não vejo o efeito “saltar da tela” como no cinema, tanto que com Resident Evil Afterline o efeito POP UP é melhor no cinema e aqui no máximo o efeito sai em média 5cm ou menos da tela, quando no cinema os efeitos chegavam bem perto, cheguei a achar que eram as tarjas preta que estavam atrapalhando o efeito pois no filme fúria de titans 2 a tela é completa e os efeitos são bem melhores, mais nada de POP UP. Sendo que no YouTube o efeito POP UP sai bastante da tela. Gostaria de saber se comprando um drive bluray 3D para meu pc vou ter esse efeito, ou o bluray 3D é igual ao SbS? Se ajudar eu estou usando o Cyberlink PowerDvD 14 que é bem superior ao player da nvidia!

  53. Oi Paulo, vc foi bem esclarecedor na minha dúvida sobre a imagem 3d da minha tv lg 42lm6400. Segui seu conselho e comprei filmes blurays 3ds pra comparar com as imagens lado a lado q vinha assistindo no HD externo. Assisti o filme Avatar por exemplo no bluray 3d com essa TV mas infelizmente a imagem não saiu da tela em nenhum momento, mesmo aquelas cenas q a imagem se aproxima da câmera. Minha grande decepção é q vídeos 3d do youtube q baixo a imagem vem parar no meu nariz, mas em filmes nunca vi esses efeitos 3ds em nenhuma cena, seja no bluray seja no HD. Eu até aumento as configurações 3d para o maximo de profundidade, mas é como se as imagens dos filmes so ficam da tela pra dentro. Falei com a LG eles disseram q se reconheço videos do youtube 3ds não é problema na TV. Meu grande fascínio em ter comprado a TV era poder ver filmes com minha família com esses efeitos. Outras pessoas tambem não veem diferença. Vc tem mais alguma sugestão pra eu diagnosticar o q está havendo? Grato.

  54. Ola ,

    Tenho a mesma dúvida do Cezar, possuo um benq ms513 e quero comprar um player bluray Sony , eu terei efeitos 3D caso eu comprar um oculos benq somente ?

    Se eu comprar o oculos e o bluray sony, terei efeitos 3D normalmente ?

    Aguardo.
    Peter

  55. Ao Cezar,

    O sincronismo ativo da imagem 3D é proprietário e cada fabricante faz o seu, em função do design do equipamento. Por isso, você não pode usar o óculos de um aparelho esperando que dê certo para a imagem de outro.

    Cada equipamento com óculos ativos exige, em princípio, o par de óculos para a marca e o modelo utilizado.

    No seu caso, eu sugiro um contato com a BenQ do Brasil (http://www.benqbrasil.com.br/), e ver com eles como é possível resolver isso.

    Ao José Ivair,

    Agradeço a sua sugestão, e vou ver o que posso fazer, ok?

  56. Caro sr.: Paulo Roberto Elias,gostei muito dos seus esclarecimentos,principalmente sobre estes arquivos de internet ou HD externo.Eu particularmente gosto do 3D,tanto que adquiri uma Tv 43 de Plasma/3D ativo e de filmes com pessoas e não animação.Estou bem situado quando a esta tecnologia em nosso tempo e não espero grandes avanços por enquanto,gosto muito do efeito de profundidade nos filmes e não pouco me preocupo com os efeitos saltando da tela.Eis um próximo tema para o sr,Realidade Virtual.

  57. Boa noite
    não sei se pode me ajudar
    Comprei um equipamento LG TV E BLU RAY 3D que é uma beleza, imagem perfeita em 3d porem comprei um projetor novo de marca BENQ MS 513 e não cosegui a imagem em 3d com um oculos ativo da SONI O que fazer, o oculs esta errado, tenho alguma forma de conseguir o 3d .
    grato
    um Abraço

  58. Olá, Alexandre,

    A conversão 2D para 3D tem limitações bastante evidentes, e normalmente o usuário só vai se dar conta delas quando fizer uso de um sinal 3D nativo.

    Em vez de perder tempo explicando por que, eu acho sim recomendável que você instale o Blu-Ray player 3D pretendido e coloque para tocar discos 3D de boa qualidade. A diferença poderá impressioná-los a ponto de não querer mais assistir imagens convertidas.

  59. Caro amigo, boa noite, gostei muito do seu blog, estou a procura de uma resposta e talvez o senhor possa gentilmente me responder.
    Ano passado adquiri um Televisor LG, modelo Lm8600 de 55 polegadas, como eu sou assinante de tv a cabo e a mesma tem canais em HD, nunca me importei muito em usar o recurso de 2D para o 3D, mas minha filha mais velha ultimamente tem posto este recurso em uso. Temos na sala um Blu-ray da Samsung, que comprei junto com a Tv da mesma marca porém era de LCD, assisti o filme com ela em 3D convertidos pela TV Lg, confesso que gostei muito, mas me ficou uma dúvida e é justamente nisto que o amigo pode me ajudar.
    Gostaria de saber se eu comprar um Home-theater blu-ray 3D para usa-lo na TV Lg 3D, se a imagem 3D vai ter um ganho real e significativo de como eu tenho usado na conversão de 2D para 3D? Ou se a conversão já é o suficiente no quesito qualidade e não preciso assim comprar o Blu-ray 3D? Por gentileza me esclareça, confesso que fui na loja pesquisar, mas o vendedor não soube tirar a minha dúvida. Abs.

  60. Olá, Jorge,

    Normalmente, os ajustes para a imagem 3D estão disponíveis quando você reproduz um sinal compatível, que é reconhecido automaticamente ou manualmente pela TV.

    Se nada foi alterado na saída do seu reprodutor de Blu-Ray é possível que a TV esteja com a configuração de 3D fora do padrão. E você poderá confirmar isso, usando uma fonte de sinal alternativa, como o 3D do site Youtube, por exemplo, ou similar.

    Em última análise, caso você não consiga resolver o problema, você poderá executar um comando de reset da imagem da TV, quando então ela volta às configurações de fábrica. Para tanto, você deverá consultar o manual.

    Caso você já tenha tido acesso aos ajustes 3D, verifique qual deles afeta o efeito que você perdeu (o nome do comando pode variar segundo o modelo da TV). Este ajuste deve ser feito com a imagem no ar, e assim se pode ter uma ideia se o problema foi corrigido.

    Não creio que haja defeito no equipamento. Mas, não custa nada consultar o suporte técnico da Sony a este respeito.

  61. Boa tarde,Paulo !
    Adquiri recentemente uma tv 3d modelo KDL-EX725 40″ Soby e um blu-ray 3d BD_S4100 Sony. E óculos 3d TDG-BR 250 recomendados pelo fabricante, o 3D ativo realmente é muito bom e não vi tanto crosstalk como comentam,no início o efetio saltar da tela era percebido,mas de um tempo pra cá ,ao tentar rever os filmes ,notei que não se reproduz mais o efeito saltar da tela nos filmes anteriormente vistos a até os artuais em que alugo ou compro ,só reproduz o efeito profundidade,mesmo tendo muito pop-up(efeitos saltar da tela) no filme Por favor me ajude, o que será que pode ter acontecido(pergunto)
    Obrigado, e parabéns pelo artigo !
    No aguardo.
    Jorge

  62. Prezado Vinício,

    Tivemos um problema no site sobre a notificação de comentários nas minhas colunas, que já foi sanado, mas que me impediu de ler e dar resposta à sua pergunta, pelo que peço desculpas.

    Sim, o 3D da RedeTV é perfeitamente compatível com óculos passivos.

    O que está acontecendo na sua TV não tem nada a haver com o tipo de óculos. Quando o sinal 3D é detectado pela TV a tela é ajustada automaticamente, segundo o tipo de óculos usado.

    Mas quanto o sinal não é reconhecido de imediato, o usuário tem que forçar o modo de detecção manualmente, através de um comando no remoto, que muda de modo de tela, até que o 3D seja reconhecido.

    Este comando deveria indicar visualmente ou por palavras o tipo de tela 3D (lado a lado, no caso da RedeTV), para facilitar o ajuste.

    Se o comando não está atuando, é bastante provável tratar-se de um defeito na TV e você pode confirmar isso com fontes lado a lado que você pode baixar da Internet ou visualizar pelo YouTube.

    Note que é preciso testar com material alternativo com mais de uma fonte, porque existem codificadores que não incluem as flags de detecção para que a TV faça o ajuste por ela própria.

  63. Boa noite, sr. Paulo!

    Acabamos de adquirir, no pré-lançamento, uma TV Sony 3D modelo KDL-50R555a, conhecida como TV da FIFA. O diferencial deste modelo, no anúncio, era a utilização dos famosos óculos passivos. Ao assistirmos um Blu-ray 3D ficamos fascinados, mas ao sintonizar a REDETV 3D (canal 6.2 no RJ) a imagem fica duplicada (lado a lado), sem alteração quando usamos os óculos. Quando pressionamos o botão “menu 3D” no canal 6.2, no controle remoto, surge uma mensagem de “Função não disponível”, mas este botão funciona normalmente quando utilizamos o blu-ray. Já re-ajustamos a TV às configurações de fábrica e nada se resolveu. Ligamos para a Sony e eles sugeriram várias soluções, mas todas foram em vão. Eles aconselharam descobrirmos se o sinal 3D da REDETV é compatível com óculos passivos ou somente ativos. Caso seja somente com ativos nosso problema não teria solução mas, caso seja compatível com ambos, ficará constatado um defeito na TV, apesar de funcionar muito bem com o blu-ray.

    Você sabe se o sinal 3D da REDETV é compatível com os óculos passivos, ou somente ativos??? Essa dúvida tira o nosso sono pois este modelo é recém-lançado e não há nenhum fórum na internet que o cite. Muito obrigado! Vinicio

  64. Boa noite, sr. Paulo!

    Acabamos de adquirir, no pré-lançamento, uma TV Sony 3D modelo KDL-50R555a, conhecida como TV da FIFA. O diferencial deste modelo, no anúncio, era a utilização dos famosos óculos passivos. Ao assistirmos um Blu-ray 3D ficamos fascinados, mas ao sintonizar a REDETV 3D (canal 6.2 no RJ) a imagem fica duplicada (lado a lado), sem alteração quando usamos os óculos, e quando pressionamos o botão do menu 3D no controle remoto, aparece uma mensagem de “Função não disponível”, botão este que funciona durante a utilização do blu-ray. Já re-ajustamos a TV às configurações de fábrica e nada se resolveu. Ligamos para a Sony e eles sugeriram várias soluções, mas todas foram em vão. Eles aconselharam descobrirmos se o sinal 3D da REDETV é compatível com óculos passivos ou somente ativos. Caso seja somente com ativos, não haverá solução mas, caso seja com ambos, ficará constatado um defeito na TV, apesar de funcionar muito bem com o blu-ray.

    Você sabe se o sinal 3D da REDETV é compatível com óculos passivos, ou somente ativos??? Essa dúvida tira o nosso sono pois este modelo é recém-lançado e não há nenhum fórum na internet que o cite.

    Muito obrigado! Vinicio

  65. Boa noite Paulo.
    Comprei uma TV LG 42″ mod. 42LA6130.
    Tenho tido um pouco de dificuldades, vejo o efeito 3D com profundidade mas nada vindo em direção aos meus olhos como vi em uma apresentação da LG na loja. Os testes que fiz foram com mídias baixadas na net. com formatos SBS .MKV de 12GB. Um problema que na minha opinião tem sido crítico é com relação a alguns “fantasmas” que vejo no contorno das pessoas no filme, fica tipo sobreposto uma imagem na outra ou distorcido. Vc acha que pode ser pelo fato da qualidade da gravação? se eu tiver um Blu ray player 3D e usar uma mídia original este problema seja resolvido?
    Obrigado e um abraço

    1. Olá, Gustavo,

      Como já disse a outros leitores antes de você o material baixado da Internet é inconfiável e por isto não deveria ser usado como parâmetro. Entretanto, existem vídeos no YouTube capazes de exibir diferenças de paralaxe com eficiência.

      Em se tratando de Blu-Ray, os parâmetros de codificação são mais seguros e indicados para testes de observação do usuário. Mas, é sempre aconselhável ver como um disco é autorado antes de usá-lo para testes. Existem sites que dão listas de discos com 3D bem feitos, é só pesquisar.

      Sobre fantasmas na imagem, o que eu posso te dizer é que as TVs da LG usam tecnologia 3D passiva e portanto não deveriam estar exibindo este tipo de artefato. Assim, acho mais provável ser problema na fonte mesmo. Se você for usar um Blu-Ray 3D para testes, poderá verificar isto você mesmo.

  66. Oi, John,

    É difícil descobrir o que está havendo. Como você conseguiu detectar 3D em um dos vídeos, isto indica que a TV não está com defeito. Ela poderia, hipoteticamente, estar calibrada errada. Lembre-se que os ajustes 3D somente estão disponíveis quando a TV entra em modo 3D. Nada lhe impede de resetar todos os ajustes para os de fábrica, o que então deveria, em princípio, colocar todos os efeitos 3D nos seus ajustes padrão. Se você não quiser fazer isso, você pode colocar um material 3D de bom nível e ajustar a TV ao seu gosto ou percepção.

    Outra possibilidade é a de que este material em 3D que você coletou não ser de boa qualidade. Eu sugiro que você tome um disco Blu-Ray do Avatar como referência e não uma cópia do mesmo em 3D, que é, aparentemente, o que você usou para avaliar o filme. E explico porque: Avatar em 3D no original não é lado a lado. Qualquer transformação para outro formato dependerá de um programa de conversão e aí os resultados são imprevisíveis.

    Uma coisa saudável a se fazer no caso de dúvida deste tipo é pedir a outra pessoa para assistir contigo este material. As diferenças de paralaxe dependem dos olhos de quem vê, e quem tiver algum tipo de deficiência em um dos olhos pode não ser capaz de perceber o efeito 3D. Comigo, por exemplo, o método anáglifo não funciona de jeito algum, portanto ele não me diz se eu sou capaz de ver 3D ou não, percebe?

  67. Amigo, bastante esclarecedor o artigo e comentários aqui expostos. Tenho um problema que ainda não achei solução. É que comprei um tv 3d da lg 42lm6400. Porém ainda não consegui detectar um filme verdadeiramente em 3d. Assisti vários filmes 3d via USB mas nenhum deu diferença com ou sem efeito 3d. O último que vi foi Avatar 3d, mas não houve diferença quando ativei o 3d, nem as imagens saltaram como todos falam. O impressionante é que baixei um video do youtube em 3d em que as imagens foram parar no meu nariz, aí sim pude reconhecer o 3d, diferente dos filmes que estou vendo. Detalhe, todos que assisti são lado a lado na visualização normal e quando escolho a opção 3d a tv junta as imagens, mas com os oculos não vejo diferença. O interessante é que o unico video que baixei do youtube que senti a impresão 3d, mesmo na visualização 2d ele não fica lado a lado, apesar de no computador o video ser um duas telas, como nos outros que vi. Por favor, preciso de ajuda!

  68. Olá, Nuno,

    Obrigado pela leitura e comentário.

    Eu não testo equipamento nem, neste caso, estou familiarizado com os que você cita. Entretanto, me proponho a dar uma opinião:

    Dei uma olhada nas especificações e na experiência dos usuários, as quais, se devidamente filtradas, podem até servir de algum parâmetro.

    O Sony BDP S185 goza de boa reputação, principalmente pela relação custo/benefício, mas é, por outro lado, desprovido de alguns recursos, como por exemplo um adaptador Wi-Fi. Mas o pior é que ele não reproduz discos 3D, portanto se você quiser assistir 3D com a TV da Samsung não irá conseguir.

    A Samsung, em contrapartida, mais ou menos padroniza a qualidade da imagem em todos os modelos e vai acrescentando recursos nos modelos mais caros. O modelo que você cita vem da série 6. Os mais caros são de série 8 ou 9, dependendo do país. Acho que, se o tamanho da tela lhe convém, você não estaria mal servido.

    Se fosse você, eu compraria um Blu-Ray player com 3D. Aí pela Europa eu creio que os modelos Philips são bastante acessíveis, seria só questão de achar um com recursos e que caiba no seu orçamento.

  69. Olha, Marcio, sem querer dar uma de guru em vídeo 3D, porque eu não sou mesmo, acho que a resposta à sua pergunta você mesmo já achou: a de que existem diferenças de codificação entre um mp4 gerado por você e um gerado por terceiros.

    Se esta diferença pode ser compensada por algum ajuste só mesmo experimentando, na base da tentativa e do erro, caso você não tenha experiência prévia neste tipo de acerto.

    Eu posso te falar de cadeira que em áudio as diferenças de autoração do mesmo material são bastante notórias. Uns anos atrás, eu e um amigo, que é audiófilo experimentado e com melhor ouvido que o meu, experimentamos vários programas e descartamos vários deles. No final, eu acabei comprando um, no alcance do meu poder aquisitivo, e que me deu (e dá até hoje) resultados satisfatórios.

    A discrepância de resultados é bastante compreensível. Cada programa é escrito com códigos redigidos pelo programador, baseados em algoritmos que ele é capaz de escrever e baseados na engenharia do formato, e não seria diferente com áudio ou vídeo. Com qualquer tipo de codificador ou decodificador existem programas melhores do que outros.

    Em vídeo, qualquer parâmetro de cadência pode ter influência na estabilidade do decodificador, que eu saiba. Usar a sua TV como parâmetro de decodificação é um tanto perigoso, porque a gente vê por aí uma lista de formatos cuja reprodução é conseguida em um dado aparelho e em outros não. E talvez uma coisa que você pode (e a meu ver deveria) fazer é testar o seu arquivo mp4 em outras TVs 3D, antes de descartá-lo por completo.

    Eu no seu lugar, daria uma fuçada nas variantes dos diversos codecs, para saber exatamente onde você está pisando.

    Eu só lamento não ter experiência nisso, que me permitisse te dar uma maior ajuda.

  70. Paulo , grato por tentar ajudar.

    Só para arrematar o assunto , os filmes 3D baixados pela internet variam geralmente nos formatos .mp4 .mkv .wmv e até mesmo .avi

    Eu consigo gerar meus filmes 3d nestes formatos (sbs),e estes são executados com êxito no player estéreoscópico do meu pc utilizando o sistema 3d vision (ativo).
    você saberia me dizer o que há de diferente num .mp4 de um filme baixado pela internet (que roda sem problemas na entrada USB da tv 3D) e o .mp4 gerado por mim?
    É isso que me intriga , por que um roda e o outro não?

  71. Olá, Marcio,

    Eu não sou a pessoa indicada para lhe aconselhar sobre autoração e formato, porque eu não uso software para codificar 3D. Mas, me proponho a dar uma opinião sobre isso:

    Os formatos de broadcasting variam de side-by-side, top-and-bottom e frame packing, sendo que o terceiro consome muita banda. Os dois primeiros têm a desvantagem de apresentar uma redução de resolução horizontal (SBS) ou vertical (TaB). A qual destes dois últimos o olho da gente é mais sensível em termos de perda, eu sinceramente nunca me dei ao trabalho de investigar, e noto que há por aí controvérsias a respeito.

    A economia de banda força as emissoras a adotar um desses dois, como você pode notar na RedeTV! 3D do ar. Segundo uma palestra que eu assisti existem críticas deste trabalho, por motivos diversos, então fica a dúvida se algum de nós pode usar a imagem da emissora como parâmetro.

    De qualquer forma, esta economia é justificável, e eu creio que é por isto que o SBS é constantemente visto em vídeos do YouTube.

    Quanto ao software de autoração, a sua escolha deveria, a meu ver, contemplar o que é oferecido profissionalmente e para o consumidor, e as respectivas variações de preço. E para lhe dar um empurrãozinho, eu indico esta página como um primeiro guia: http://video-editing.findthebest.com/d/c/3D-Editing

  72. Olá Paulo!

    Trabalho com o 3dsmax gerando filmes de animação 3d estereoscópicos utilizando o sistema 3dvision na exibição para meus clientes . Tenho a intenção de divulgar meu trabalho na rede em download , oferecendo um arquivo estereoscópico num formato que possa ser lido de forma genérica nas Tvs 3D .
    Qual o software e qual formato gerar para
    conseguir este intuito? O mkv pode ser a solução , já que testes que fiz com avi , mp4 e outros não leram.
    Grato!

  73. Oi, Guilherme,

    Qualquer codec, de qualquer tipo, precisa de um decodificador para ser reproduzido como inicialmente pretendido.

    Para o 3D não seria diferente. O 3D é codificado no Blu-Ray conforme explicado no texto acima. O aparelho de reprodução (player) precisa de um decodificador, e a TV precisa ter um circuito capaz de identificar o tipo de sinal 3D e colocá-lo na tela.

    Se um dos dois não estiver preparado para tal, não haverá reprodução de imagem em 3D.

    Conforme também foi explicado, o Blu-Ray pode ser 2D/3D, o que garante que possa ser tocado em sistema 2D. O “3D-only” só pode ser reproduzido em player 3D.

  74. Boa Noite, então…

    Eu tenho uma tv de 42 polegadas, mas não é 3D..

    Filmes blue-ray 3D não irão rodar nela? Apenas 2D?

    Blue ray 3D é apenas para televisões 3D?

    Att.

  75. Olá, Fernando,

    Para que uma atualização de firmware possa funcionar é preciso que exista previamente um hardware compatível. Na microeletrônica moderna, as funções são conseguidas pela interação dos chips com programas contendo comandos de execução de rotinas dentro deles.

    A não ser que o fabricante diga o contrário, o hardware para 3D só está disponível em aparelhos desenhados e equipados com um decodificador apropriado.

    Na dúvida, você poderá consultar o fabricante do teu player, porém eu acho pouco provável ser este o caso, o que na prática significa que você terá que investir em um leitor novo.

  76. Bom dia, Paulo!

    Tenho um Blu-Ray que não é 3D e me surgiu uma dúvida.
    É possível baixar um firmware para eu poder assistir um filme em 3D ou eu terei que comprar um Blu-Ray 3D para isso.

    Obrigado.

  77. Seus óculos são obrigatoriamente compatíveis!

    Uma das características do 3D ativo é o sincronismo do óculos com a TV, portanto o óculos é feito pelo fabricante e só funcionará com a TV deles.

    Eles podem não estar funcionando corretamente, o que é mais provável estar acontecendo contigo.

  78. PAULO, QUANDO ATIVO A TECLA 3D DA TV A IMAGEM FICA SIM DUPLICADA,PERDE O FOCO QUANDO VEJO SEM OCULOS, POREM QUANDO COLOCO OS OCULOS ELA CONTINUA COM UMA DUPLICIDADE(FANTASMA) SEMPRE A ESQUERDA, ENTAO PRESUMO PELO QUE VC FALOU QUE DEVO ESTAR TENDO ALGUM PROBLEMA COM OS OCULOS, PODEM NAO SER COMPATIVEIS, MESMO SENDO DA MESMA MARCA, VOU ATE A LOJA FAZER ALGUNS TESTES, OBRIGADO.

  79. Anderson,

    A conversão 2D para 3d tem limitações bastante óbvias. A minha sugestão seria você somente fazer uma avaliação da performance da sua TV com fontes confiáveis. O Blu-Ray, por exemplo, é uma delas.

    Se a imagem 3D na tela estiver corretamente duplicada, ela provavelmente perderá o foco para quem estiver sem os óculos.

    Se, mesmo assim, usando os óculos a imagem 3D não aparecer, eu sugiro uma inspeção na alimentação elétrica dos mesmos. Lembre-se que para o 3D ativo é obrigatório que ambos TV e óculos estejam sincronizados em frequência de batimento das duas imagens.

    Se por acaso as baterias dos óculos estiverem abaixo da tensão correta, eles podem não funcionar corretamente.

    Em qualquer hipótese, seria aconselhável um contato para suporte técnico com o fabricante da TV.

  80. Paulo, obrigado pela resposta mas ainda estou em duvida, andei procurando em sites sobre TV 3D e inclusive recebi uma oferta de TV 3d do site do shoptime, uma TV da LG também com conversor 2D para 3D, no site fala que poderá assistir a todos os programas em 3D, novelas, jogos, pois bem, minha TV da PHILCO tem esse conversor 2D para 3D mas não consigo visualizar nada em 3D com o óculos que comprei(óculos ativos da PHILCO) vou levar os óculos que adquiri e fazer um teste não loja, e vou verificar em outra loja um televisor com conversor 2D para 3D, se caso realmente o conversor funcionar e conseguir visualizar 3D vou devolver a TV a loja, pois ai é propaganda enganosa, vou fazer testes.

  81. Olá, Anderson,

    O Blu-Ray não é a única fonte 3D disponível. O sinal 3D pode sim ser transmitido por qualquer emissora de TV, pelo ar (caso da RedeTV! 3D HD) ou por cabo ou satélite. O padrão usado costuma ser o “Side By Side” (SBS), com as duas imagens uma ao lado da outra. A resolução de ambas é a mesma, mas passível de ser transmitida corretamente.

    No caso da Claro, é a empresa quem deverá informar se transmitirá sinal 3D em algum evento e se o tornará disponível para a sua assinatura. A minha sugestão é que você faça uma consulta a eles.

  82. BOA TARDE, COMPREI UMA TV LED 3D DA PHILCO COM CONVERSOR 2D PARA 3D, E TENHO TV DA CLARO EM HD, VOU PODER UTILIZAR ALGUM RECURSO DO 3D COM O SINAL QUE RECEBO DA CLARO?
    OU APENAS VOU VER ALGO EM 3D SOMENTE EM BLU-RAY
    OBS. TENHO OCULOS 3D ATIVO DA PHILCO.

  83. Caro Rafael,

    O Blu-Ray 3D seria a melhor opção para imagem de boa qualidade. Porém, nada lhe impede de usar outras fontes de sinal.

    As TVs 3D são desenhadas de forma a reconhecer automaticamente o sinal 3D com a qual ela é alimentada. A imagem 3D pode ainda ser acionada manualmente, e o usuário escolher o formato que trabalha melhor com qualquer sinal. E finalmente, simular 3D com sinais 2D.

    Note também que para reproduzir um Blu-Ray 3D é necessário usar um reprodutor 3D como fonte de sinal e cabeamento HDMI de alta velocidade.

  84. Bom Dia!!

    Desculpe minha ignorancia.. mas não entendo bolhufas sobre o assunto..

    Comprei uma Smart tv 3d!

    Para conseguir reproduzir filmes em 3d necessito comprar um Blu-ray 3d é isso?

    Obrigado

  85. bom dia! amigo, queria saber o seguinte eu tenho um playtation 3 que tem a função 3d a minha tv tabem é 3d coloquei um filme pra assistir coloquei na propria tv para 3d e a imagem ficou duplicada, com a sensação de 3d mas ficou ruim pois tem duas imagens saberia me dizer o pq? achei interessante o que foi abordado

    Obrigado

    Dennis

    1. Olá, Dennis,

      Eu sugiro você procurar manualmente o ajuste correto do PS3 para a sua TV. Este ajuste se encontra no menu principal da TV ou em algum botão do remoto. É provável que a TV não esteja identificando corretamente o formato do sinal 3D, que é um problema recorrente a vários tipos de firmware. Com a identificação correta e os óculos você deverá assistir 3D sem este artefato. Basta apenas alternar o comando entre as entradas de sinal, até achar a que melhor funciona.

  86. Tenho uma TV da LG com funcionalidade 3D passiva e não vejo problema algum nas reproduções de blu ray 3D.
    A imagem em 3D é tão nítida e perfeita como a da exibição 1080p em 2D. Não tenho do que reclamar.
    Já o 3D do cinema é dose……

  87. Oi, Jonathan,

    Você pode ligar um leitor 3D em equipamento que não tenha capacidade de reprodução 3D sem problema algum.

    Durante a negociação de protocolo HDMI, a função 3D é automaticamente bloqueada.

    Você, entretanto, ficará restrito à reprodução de discos 2D ou 3D/2D, na parte deste último. Os discos “3D-only” não serão reproduzidos.

  88. boa tarde!

    Estou querendo saber se eu comprar um projetor que nao seja 3D, consigo ligar nele um blu-ray 3D ?

    att aguardo

  89. Tenho um projetor Benq MX660 e um Home Theater Philips.
    O projetor tem entrada HDMI 1.3 e o Home saída 1.4.
    Qual cabo devo usar, sendo no comprimento de 5 metros?
    Confesso que estou confuso com tantas opções.

  90. Olá, Wilson,

    Lembrando a você que no disco Blu-Ray dois quadros de resolução plena (1080p) são armazenados em sequência para a imagem 3D e o MKV é um container cujo objetivo é comprimir material de áudio e vídeo para armazenamento e/ou transporte ou streaming, não há como comparar a qualidade relativa entre ambos, independente desta diferença ser percebida.

    Eu entendo que o máximo que um vídeo MKV pode apresentar em resolução e qualidade seria próximo à qualidade nativa do Blu-Ray.

    Também entendo que o investimento num Blu-Ray player é tecnologicamente sadio, mesmo que o usuário não perceba a diferença de qualidade.

    E você pode reunir o melhor dos dois mundos, se adquirir um Blu-Ray player com capacidade para reproduzir MKV 3D.

    Note que se você optar por um leitor de mesa para Blu-Ray é sempre aconselhável verificar antes o suporte que ele dá para os formatos de áudio e vídeo alternativos, como o MKV.

  91. Boa tarde Paulo Roberto Elias!

    Achei de grande valor seus relatos e agradeço por alguns esclarecimentos.
    Agora tenho uma pergunta.

    Penso em investir em um Blu-Ray, até então tenho visto filmes 3D em MKV. Antes de fazer tal comprar gostaria de saber: existe diferença em qualidade de imagem entre MKV 3D e Blu-Ray 3D?

    Aguardo ansiosamente sua resposta.

  92. olá Paulo Roberto

    Obrigada pelo seu conselho, é que na correria do dia , dia sobra muito pouco tempo para resolver ou decidir questoes que se errar terá que conviver e talvez esse seja o motivo do meu “stresse” ja errei muito comprando sem pesquisar e tem os vendedores tb que de alguma forma tentam te convencer a levar um produto que la no fundo voce sabe q nao é o que realmente quer e depois ja era rs.rs e o R$ é sofrido para ganhar, um exemplo comprei meu bluray sem ser em 3d nao tem 6 meses e agora vou ter q comprar outro rs..rs é mais ou menos por aí rs….rs mas muito obrigada pelas dicas ja comprei a tv e agora tb pesquisando vou comprar bluray 3d da philips modelo BDP5500X/78 acho que vai ficar bacana sendo da mesma marca, infelizmente nao pude fazer uma compra casada como vc orientou pq onde comprei a tv nao tinha o dvd mas achei uma promocao bem bacana nas americanas e consegui um desconto, valeu vc ajudou bastante na minha decisao, fico muito grata, agora é so esperar chegar, instalar e Deus queira q dê tudo certo pq vou passar um bom tempo pagando rs..rs..rs

  93. Prezada Bianca,

    Primeiro, se você me permitir, um conselho: faça da sua compra um prazer e não um estresse. Em um investimento alto para o bolso da gente é sempre recomendável cabeça fria para escolher o melhor que o seu dinheiro pode comprar.

    Philips e LG são bastante próximas em tecnologia de tela, ambas usam 3D passivo, e é o que eu te recomendo. Dei uma olhada rápida no modelo da Philips que você escolheu e me parece que as especificações são mais ou menos padrão para este tipo de modelo. Não acredito que você irá se arrepender.

    Porém, para o melhor efeito 3D possível, é recomendável comprar e instalar um Blu-Ray player 3D. Verifique com a revenda a possibilidade de venda casada, porque às vezes se consegue uma boa combinação de preços.

    Se for possível, não deixe de conectar a TV e Blu-Ray à Internet. A TV já deve vir com um adaptador, mas é bom se certificar sobre isso.

    Ao ligar a imagem em 3D, não se esqueça de ajustá-la ao seu gosto. Muita gente se queixa da imagem 3D passiva, mas negligencia na calibração da tela.

    Não se esqueça de interligar o seu Blu-Ray player com a Tv através de um cabo HDMI de alta velocidade (High Speed). Exitem bons cabos deste tipo à venda, sem atingirem preços exorbitantes. Se você não sabe onde comprar, eu te indico a loja virtual da Videosonic.

    Sobre esta estória de marcas e opiniões, faça a sua própria, ao invés de se fiar na dos outros!

  94. boa noite, uma ultima pergunta, eu li o seu artigo acima varias vezes e essa resposta que vc for me da sei q vai esclarecer minha duvida, eu ja to quase louca pesquisando na internet e as pessoas falam mau de uma e de outras marcas, nenhuma é perfeita mesmo todas tem seus contras e seu pros, entao apesar de muitos falarem que o menu da philips é lenta, eu decidi pelo modelo42 smart 3d 42pfl7007g/78, entao antes eu queria falar que morei em sao paulo capital e todo final de semana assistia cinema e sempre na sala 3d, e infelizmente onde vim morar nem cinema tem( so pra variar) o que quero saber Paulo é que se eu comprar tb o bluray 3d eu vou ver os filmes 3d mesmo, os personagens saindo da tela, ou vou ter muita dor de cabeca pra configurar, instalar progamas etc.e nao sera como no cinema, me ajude pois ja estou quase fechando negocio com essa tv e nao quero me arrepender, vc pode me ajudar, obrigada fico anciosa esperando sua resposta…

  95. obrigada pela sua resposta eu ja havia pesquisado e pensei que fosse isso mesmo que vc escreveu é que eu havia ligado na panasonic e a atendente me disse q eu poderia assistir 3d mesmo sem o bluray 3d(acho que ela queria vender a tv rsrsrs)sua resposta me ajudou, mas eu estou com outra q ta me corroendo, me ajude por favor, eu tenho uma philips lcd32″, mas quero comprar um 3d 42 smart, qual a melhor é philips, panasonic passiva ou sansung ativa, me ajude eu nao sei qual decidir e tenho medo de me arrepender ja que compro por internet pq onde moro nao existe mostruarios,(detalhe, onde moro assistencia perto so da sansung) fico no aguardo

  96. Olá, Bianca,

    Ambos os aparelhos TV e Blu-Ray têm que ser capazes de reproduzir discos 3D. No seu caso, não tendo um leitor Blu-Ray com esta capacidade, o máximo que você consegue é mandar a TV simular 3D a partir de discos 2D.

    Espero que tenha tirado a sua dúvida. Se não, volte a escrever, ok?

  97. Boa tarde!

    Na verdade nao é um comentario e sim uma pergunta, eu estou querendo comprar uma tv 42″ da panasonic modelo TC-L42ET5B e meu dvd é bluray mas nao em 3d eu vou conseguir assistir em 3d? por favor me responda pois estou com medo de me arrepender por ser leiga no assunto.obrigada

  98. Bem, após ler alguns comentários aqui, resolvi me pronunciar… Em casa atualmente, possuímos 2 TVS maiores, LED, full HD, com local dimming. uma LG 4k 3d de 85′ e uma TOSHIBA 3d de 65. são, tecnologias diferentes. A primeira, passiva, e a segunda, ativa. Notei que realmente a LG perde quando se dá pause e ficamos perto da tv… só enxergamos borrões e desfoques. Isto também acontece quando deslocamos o corpo muito para a direita ou muito para a esquerda. Na toshiba, notei que tanto faz se formos para esquerda, direita, ou se pausar o video – – a profundide e efeito continua da mesma maneira, sem as linhas que aparecem na passiva, e com realmente uma definição melhor. testei no filme avatar, que na minha opinião, é um forte 3d para testes em full hd. em resumo, para mim, o 3d ativo é bem superior ao passivo, mas gera uma fadiga cerebral maior, depois de umas 4 horas ( avatar versão extended tem 3 )mas compensa. Outro título que testei, foi o circo de soleil, worlds away, em 3d.. espetáculo a parte com 3ds fantásticos… incrivelmente superior na tv ATIVA. isso tudo através do bluray 3d. Mas, garanto a vocês, o SBS trás filmes muito bons também… assisti a bela e a fera, prometheus, e silent hill 3d e fiquei impressionado com a qualidade mesmo sendo baixados pela internet. Digo mais; qualquer pessoa normal, eu duvido que encontre diferenças entre um desses filmes em 3d rodados a partir desses arquivos sbs, ou de bluray 3d. somente nós, com visão e capacidade técnica apurada, conseguimos ver essa pequena diferença.

  99. Olá, Rodrigo,

    A causa provável deste problema está no ajuste de paralaxe da legenda, que geralmente fica muito à frente, causando desconforto de focalização a muitas pessoas, podendo até ser o seu caso.

    A imagem 3D apresenta a ilusão de planos diferentes, de acordo com o ajuste de paralaxe: se ela for positiva, os objetos ficam mais ao fundo, e se negativa aproximará os objetos (legenda, por exemplo) do espectador.

    Você pode consultar o manual ou o suporte por telefone da sua TV para se instruir se há e como fazer o ajuste de profundidade.

    É possível que você encontre um ajuste que resolva este tipo de problema. Como eu nunca testei, eu não posso lhe dar uma resposta honesta e direta. Porém, não se preocupe, porque toda TV tem retorno de tela aos ajustes padrões, que você recorre se algo for ajustado errado e você esquecer o ajuste original.

  100. Ótimo artigo!

    Gostaria de sua opinião sobre filmes em 3d legendados. Particularmente, não consigo ver nada em 3d legendado, pois sinto enorme desconforto. Você sabe se isso é comum?

    Tenho uma plasma Samsung com 3d ativo, mas imagino que o problema que relatei ocorra em qualquer dispositivo 3d.

  101. Olá, Walter,

    Obrigado pelo elogio e pela leitura.

    Se você me permite ser franco, não acho que a observação de linhas de varredura seja um ponto divisor de águas das duas tecnologias de percepção, existem outros que têm peso bem maior na escolha de um dos dois padrões.

    É óbvio que você fez a escolha certa, porque ela incorpora as características técnicas que te beneficiam como observador da imagem.

    Sobre a visão da varredura, uma parte do problema depende também de como a TV é calibrada e da freqüência de varredura da tela. Eu te afirmo isto, porque eu uso óculos passivo e não tenho este tipo de problema nem ninguém que tenha visto alguma coisa aqui em casa se queixou disto.

    É por isto que tenho insistido com o leitor que toda vez que a TV entra em modo 3D ela precisa ser recalibrada, porque os ajustes de fábrica, a meu ver, não são satisfatórios.

    Por outro lado, acho que a tecnologia 3D é um produto inacabado, e os engenheiros ainda estão nos devendo algo superior ao que está vendendo aí, não importa se ativo ou passivo. Se você assistir uma imagem 2D bem ajustada, garanto que não vai se queixar de nada.

  102. Prezado Dr.Paulo Roberto Elias.
    No seu excelente e revelador artigo sobre as vantagens e desvantagens da visualização 3D ativo versus passiva eu concordei com sua explanação em quase tudo, mas o Sr. omitiu um efeito colateral muito importante do sistema 3D passivo que me incomoda que se farta: eu consigo enxergar as linhas horizontais (como no VHS) que formam as imagens, independente do tamanho do ecrã, o que para meus olhos reduz a qualidade da definição da imagem gerada, mas eu tenho que admitir que os efeitos 3D passivos são espetaculares. E agora, como fica o seu artigo nesse quesito? Por causa desse efeito colateral acabei por comprar uma TV 3D ativa Panasonic VT50b, bem mais cara mas mais “FullHD” de ser ver. Obrigado.

  103. Olá, Carlos,

    O MVC, descrito no texto da coluna, é padrão para todos os discos Blu-Ray, podem ser assistidos com qualquer tipo de óculos, exceto aqueles baseados no formato anáglifo (http://en.wikipedia.org/wiki/File:Anaglyph_glasses.png).

    Discos Blu-Ray com imagem 3D anáglifa existem (Coraline, por exemplo), mas eles sequer necessitam de TV 3D. Eu não recomendo nem os discos nem o formato, mas a escolha é sua.

    LG e Philips costumam usar óculos passivos mesmo, e funcionam sem nenhum problema com discos MVC.

  104. Amigo, parabéns pelo artigo! Excelente!

    No entanto, tenho uma dúvida, não sei se podes me ajudar.

    Olá, Adquiri recentemente a TV 42PFL6007G/78 e o Home HTS3564/78, ambos 3D da Philips. Sei que a tecnologia 3D da TV é passiva. Estou tentanto comprar alguns discos blu-rays 3D, e em todos encontra a seguinte mensagem: “para assistir o conteúdo deste produto em 3D (tecnologia ativa), é necessário uma TV de alta-definição 3D, cabo HDMI de alta velocidade (que suporte no mínimo 10.2 gbps) e óculos 3D (de tecnologia infravermelha de obturação ativa, não inclusos).”
    Existem discos blu-rays distintos para TV 3D ativas e passivas? Ous os discos 3D são universais?
    Será que vou conseguir assistir esse filme na minha TV com meu home?
    Obrigado!

  105. Muito bom,Paulo.Tenho uma Samsung 3D ativa mas quase não uso.Prefiro 2D,não porque o 3D seja cansativo,mas ele não acrescenta em nada ao meu estado de “curtir” um filme. A evolução para a côr e a alta definição foram ao meu ver,importantes,mas para o 3D….passo.
    Parabéns pelo artigo.O estou divulgando.

  106. Marcio,

    Eu tenho por experiência de vida no áudio que é impossível a gente determinar o que julga melhor e convencer os outros. Até porque, os ouvidos das pessoas são os únicos dispositivos de audição diferem e são insubstituíveis.

    O problema da audição não é do ouvido, é também da sala, do equipamento e uma miríade de variáveis.

    Se alguém me pergunta o que é que soa melhor, eu diria que é aquilo que a pessoa se sente mais confortável ao ouvir, seja em resolução seja em timbre.

    Na minha experiência pessoal, eu já comparei HDMI com multicanal analógico diversas vezes, usando equipamento Oppo como front-end. A diferença é quase nenhuma e eu preferi então usar somente HDMI, e comprei um A/V receiver melhor. Embora eu reconheça várias limitações no meu sistema de amplificação, eu entendo que existem vantagens na condução do sinal no ambiente digital, até onde for possível. E através de vários e-mails trocados com a própria Oppo, foi exatamente isto que eles me aconselharam, até porque se você usa bass management é sempre melhor fazer o ajuste em um equipamento só.

    Não querendo te influenciar sobre isto, eu te sugeriria fazer uma pesquisa sobre a fonte desta aspereza que você está notando. Em tese, S/PDIF é muito limitado para sinais de alta resolução, mesmo em codecs legacy.

  107. Ah, sobre os cabos HDMI:
    Apesar de transportarem audio e video em largas taxas de amostragem, ainda não fui convencido que, quando o assunto é música, sejam melhores que o próprio toslink ou coaxial em âmbito digital.
    Tenho percebido uma aspereza se comparado com outros meios. Mesmo qdo utilizando fontes em 24/96, noto certa inferioridade na audição de música em estéreo.

  108. Exatamente, caro Paulo.

    Do jeito que a coisa anda, com roteiros sendo preteridos em relação aos efeitos, logo teremos obras que mais parecerão um amontoado de imagens magníficas mas paupérrimas em matéria de conteúdo, mais ou menos como os discos de demonstração…

  109. Oi, Marcio,

    Obrigado pela leitura e pelo elogio.

    Eu entendo o seguinte:

    O 3D não é capaz de substituir ou disfarçar a potencial mediocridade dos roteiros de cinema. Ele no máximo embeleza ou realça algum efeito, ao contrário de contribuir para o desenvolvimento da narrativa. A linguagem do cinema está ancorada no enquadramento e na cenografia. Se o roteiro for mal feito, não há 3D que dê jeito!

    Agora, o lado comercial nos mostra que muitos cineastas falam do 3D como se fosse uma forma de apelo visual para atrair mais o público para as salas de exibição. Até agora, eu não ouvi nenhum dizendo que o 3D melhorou a narrativa de seus filmes.

    E no tocante aos televisores, eu também entendo que os fabricantes deveriam focar a atenção em melhorias do processamento de imagem. Os mecanismos anti-judder, por exemplo, continuam mostrando artefato, apesar da multiplicidade de frequência que as telas apresentam.

  110. Estou no mesmo caso do Alceu. Ja tenho minha 3D a mais de um ano (uma LG Ativa) e me decepcionei com o conteudo disponivel em 3D e quando encontra-se, geralmente nem vale a pena assistir em 3D e tbm acabo desligando e vendo em 2D. Enfim, os óculos estão guardados na gaveta =(

  111. Eu, como portador de ambliopia (visão monocular), sinto-me frustrado com todos os modelos, lançamentos e possibilidades dessa geração 3D! No máximo, os óculos servem-me para “desborrar” a imagem. Várias foram as vezes em que presenciei meu filho ou minha esposa “desviando” de coisas vindas da tela do cinema enquanto eu quase caia no sono…rs.
    Ou seja, a única maneira de eu acompanhar o 3D é através de ótimos artigos como o seu, Paulo!

  112. Oi, Tresse,

    Para variar, concordo totalmente contigo. Eu tenho uma deficiência congênita na vista direita e uso óculos. Aturei 3 horas de Titanic em 3D porque o filme é bonito e os efeitos os melhores que eu já vi, apesar de convertido em estúdio. Acho que muito se deve às virtudes do Super 35, mas enfim…

    Na hora de trocar de disco, os que estavam ao meu lado, tiraram os óculos para descansar a vista. E olha que eram passivos!

  113. Paulo, o meu commentário é e será default para tudo que você escrever: NÃO PARE DE ESCREVER. Ainda não vi 3D em 4K, vi somente em 2K. Não gosto. Prefiro 4K em 2D. Já vi 8K em 2D; é melhor que a natureza. Quando perguntado sobre 3D, repondo: Se usa lente ou óculos, não fique mais de 1 hora vendo 3D; descanse em 2D (não menos que 10 minutos, e depois volte para 3D.

  114. Charles,

    Apenas para esclarecer um ponto:

    Eu evitei mencionar a tal “fusão cerebral” propositalmente, porque ninguém conseguiu prová-la de forma convincente. Acho especulativa demais e, até onde eu tenho conhecimento, nem LG nem Vizio declararam que a percepção das 1080 linhas se dava por persistência de visão.

    Acho, por outro lado, o debate interessante (eu não sou dono da verdade e abro o espaço para quem quiser dar a sua opinião), e, se você me permite, gostaria de sugerir a leitura desta página: http://stijndewitt.wordpress.com/2012/03/03/active-vs-passive-3d-myth-revisited/

    Nela, o articulista mostra graficamente a diferença entre entrelaçamento convencional e entrelaçamento 3D. Neste último, as linhas pares e ímpares são mostradas alternadamente, mas na mesma linha de varredura. Este efeito provoca uma queda de detalhe teórica, por perda de resolução vertical (judder), mas em uma varredura alta (tipicamente 240 Hz) ele pode não ser percebido por quem vê. Joe Kane, o especialista, acha que a LG aplica um filtro de alta frequência, para atenuar o problema. E se você continuar lendo as opiniões de outros especialistas, notará que o consenso é a última coisa a ser conseguida neste assunto.

  115. 1 – Nas antigas TVs CRT, são exibidas de forma intercalada 240 linhas Pares e 240 linhas Ímpares – o resultado é uma imagem única de 480 linhas.
    2 – Nas TVs 3D Ativas é exibida uma ÚNICA imagem de 1080 linhas por vez para cada olho – os óculos alternam as imagens – bloqueando a visão do olho esquerdo enquanto exibe a imagem do direito. O cérebro junta as duas imagens dos olhos E e D, resultando em imagem única de 1080 linhas.

    3 – Nas TVs 3D Passivas são exibidas DUAS imagens distintas AO MESMO TEMPO – quem as separa são os óculos polarizados. São 540 linhas Ímpares para o olho Esquerdo e 540 linhas Pares para o olho Direito. O cérebro junta as linhas pares e ímpares, formando imagem única de 1080 linhas.

    Explico: não é exibido um quadro inteiro de 540 linhas para olho Direito – aquilo é 1/2 frame de uma imagem de 1080 linhas, pois é formado SOMENTE pelas Linhas Pares. É como se você, com cada olho, estivesse vendo uma imagem 1080 com listras transparentes, que correspondem ao oposto do outro olho. A meia imagem Par, fundida com a meia imagem Ímpar formam o full frame de 1080 linhas.

  116. Excelente artigo! Abrangente e esclarecedor.
    Na minha experiência pessoal, pesquisei por várias semanas TVs com óculos ativos e passivos testando diversos modelos em exposição nas lojas.
    Em relação a qualidade de imagem gostei de um modelo com óculos ativos e tela de plasma, porém acabei optando por uma com óculos passivos. Escolhi essa opção pelo conforto.
    No meu caso em 10 minutos assistindo um filme com óculos ativos fico com os olhos vermelhos e com um princípio de dor de cabeça.
    E como uso óculos, a tecnologia passiva permite o uso de clip-on sobre os óculos normais com relativo conforto.
    Além de toda a dificuldade na escolha da TV, ainda temos o problema do conteúdo. Além de escasso, há a questão da qualidade do “3D”.
    Na maioria dos discos a profundidade não acrescenta nada ao filme, e às vezes quase nem é notada, e acabo desativando o “3D”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *