A Apple acaba de lançar o seu mais novo brinquedinho. O iPad mini. No preço não tem nada de mini. Mas aparentemente possui mais tecnologia embarcada, uma vez que já possui conexão nativa para redes WIFI, 3G e 4G que agoram passam a se chamar simplesmente de conexão celular. Redes estas, 4G, que estão prometidas para nós aqui no Brasil em abril de 2013. Tudo bem; a primeira fornada de mini iPad também não chegará aqui tão cedo. A não ser que você viaje para o exterior e consiga um.
A estratégia da empresa da maçã é não perder o nicho de mercado dos tablets de tela menor. Foi o que a Samsung já havia enxergado há muito tempo com o seu Galaxy Tab.
Creio que a tendência de mercado será uma substituição de tamanhos até o fim de 2013. Pois os dispositivos de telas de 7 e 8 polegadas, além de serem mais leves, são mais fáceis de carregar e segurar. Não pesam tanto quanto os de tela de 10 polegadas. O que foi bem destacado durante o seu lançamento é que este é o tablet de “uma só mão”. Enquanto o seu irmão maior precisa de duas mãos. Será que esta é uma boa estratégia?
Correndo por fora, a Microsoft finalmente lançará o seu tablet Surface RT nesta sexta-feira, 26. Mas os críticos de plantão já disseram que este produto ainda precisa comer muito arroz e feijão para fazer frente aos outros players de mercado já consagrados. Bateram firme em duas teclas. Desculpe-me o trocadilho. Afirmam que o sistema operacional ainda se apresenta lento e também que não existem muitas apps disponíveis para download. A própria Microsoft admite a segunda queixa e prevê que em janeiro de 2013 já possua mais de 200.000 apps disponíneis na nuvem.
Parece que tudo isso remete a uma viagem no tempo. Pois é óbvio que a Microsoft não joga para perder. Ainda mais com o Windows 8 já embarcado nos seus tablets. Windows 8 que também será lançado hoje em Nova York com preço bem atrativo de upgrade para quem tem o Windows 7. Mas voltemos à viagem: quando Bill Gates desdenhou da internet, o browser Netscape foi padrão de mercado por um longo tempo. Até que Bill resolveu lançar o Internet Explorer que, além de tornar-se líder de mercado, levou a Netscape à falência. Desta vez então a Microsoft está observando o mercado desde o lançamento do iPad 1, comprou o Skype e fez uma parceria com a Nokia. Veremos então se estratégia dela está certa ou se trata apenas de vaporware.
MS Surface Tablet com Windows 8
PS. Vale a pena lembrar que a Microsoft já teve lá trás o seu próprio tablet com o Windows XP. Olha a foto aí embaixo.
[Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Tablet para ler jornal… em 1994
- Investir em mobilidade para alavancar o crescimento
- O que faz aplicativo mobile dar certo e outro não?
…………………………
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.
Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.
Leonardo Cardoso de Moraes
Leonardo Cardoso de Moraes (leonardo@cardosodemoraes.com.br) é diretor comercial da TI Safe e perito forense.