Hoje vamos falar sobre a competitividade da sua loja no mercado. A tão falada e temida concorrência. Antes de tudo, tão importante quanto saber como superar as lojas que atuam na mesma área que a sua é se posicionar em um segmento específico, além de, é claro, aproveitar todas as potencialidades que ele proporciona.
É extremamente complicado competir com players fortes e consolidados como Submarino, Americanas e Saraiva, não? Eles já dispõem de um poderoso sistema de entrega, um grande catálogo de produtos além de uma marca muito conhecida no mercado. Mas existe algo que eles não têm. Não com o nível de excelência e personalização que a sua loja virtual pode oferecer. A especialização.
Uma excelente alternativa para alcançar o seu lugar ao sol no comércio online é explorando, de verdade, o nicho em que você atua e isso inclui conhecer tudo sobre o assunto, participar de discussões sobre esse tópico e oferecer um serviço de qualidade diferenciada para seus clientes. Mais uma vez, especialização.
Saiba tudo sobre o que você está oferecendo
Você tem um produto, certo? Então você sabe tudo sobre ele, ok? Não importa se são aeronaves desmontáveis, sementes orgânicas ou casacos feitos de garrafas pet, você domina, ou espera-se que domine, o produto/serviço que vende. É claro que, para isso, não há jeito, o caminho é um só: estudar muito! Conhecer ao máximo aquilo que você está oferecendo, destrinchando todos os detalhes, sejam as funcionalidades, as características e os diferenciais que ele possui. Este é o primeiro passo.
Participe ativamente de grupos
Seja em blogs, redes sociais ou sites específicos, é muito importante se fazer presente para a comunidade que compartilha interesses com os da sua empresa. É nessa hora que você vai dividir aquele conhecimento adquirido no parágrafo anterior, gerando mais exposição para a sua empresa e informações preciosas com relação às pessoas que compõem o seu público alvo.
Atendimento de primeira
Como explicou Chris Anderson, no livro A Cauda Longa, o momento atual é propício às segmentações. É mais comum vermos vários produtos de um mesmo segmento respondendo por 50% das vendas daquela categoria, do que um único item. Já falamos que há uma grande demanda por produtos específicos no mercado, então por que também não personalizar o seu atendimento? Isso inclui não apenas o atendimento em si, mas a criação de um relacionamento duradouro, buscando soluções para os problemas e carências que você diagnosticou junto aos seus clientes no item 2. Dessa forma o sucesso do seu e-commerce deixa de ser uma questão de sorte, para ser apenas uma questão de tempo. [Webinsider]
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