Precisa definir cenários? Quanto mais informações, melhor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma boa decisão é aquela tomada com base no conhecimento.

Esta posição nos leva a refletir sobre a nossa disponibilidade e interesse em buscar esse conhecimento. Claramente intuição estará presente em nossas decisões, afinal ela é uma característica humana, mas a dificuldade de acompanhar e interpretar o número cada vez maior de variáveis que influenciam nosso cotidiano é muito mais complexo hoje e requer mais a nossa atenção, para um ponto essencial.

As decisões e os impactos nos negócios

Nos últimos meses a mídia tem veiculado sobre as críticas que o CEO do grupo Procter & Gamble vem recebendo dos acionistas da empresa. O problema se iniciou com o seu antecessor, que deixou a empresa em 2009, e sua decisão de investimento prioritário no mercado americano e em produtos mais caros.

É do mercado americano que vem pouco mais de um terço da receita da empresa, mas um total estimado de 60% do lucro antes de impostos. Não investir intensivamente nos países em desenvolvimento e a crise do mercado americano, que fez os consumidores passarem a escolher produtos mais baratos, fez a empresa perder mercado e apresentar lucros menores (os países em desenvolvimento representam 38% da receita da P&G enquanto em sua concorrente direta, a Unilever, representa 56%).

Analisando os problemas enfrentados pela P&G verificamos a dificuldade das decisões estratégicas e sua influência na evolução da empresa por diversos anos. A P&G é a décima sexta empresa no ranking FT Global 500 de 2012.

Definir cenários, apoiar-se em informações estruturadas, disseminar o conhecimento perpassando a organização, é um caminho complexo, mas que com trabalho e empenho é viável.

Discutir qual conhecimento é importante no gerenciamento estratégico, definir responsáveis pela busca das informações, estruturar analises e planejar a atualização constante são ações estratégicas que devemos adotar, visando ter mais segurança e elementos para contribuir no resultado de negócio.

O investimento trará resultado? Com certeza. Facilitará ações estratégicas e táticas e permitira ao gestor um maior grau de acerto em suas decisões.

Observação: os dados utilizados no artigo foram veiculados pelo jornal Valor Econômico. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.

Avatar de Telma Cunha

Telma Cunha (@Ampla_Mercados), mestranda em Administração PUC/SP, pós-graduada em Administração de Empresas/Faap e Ciências da Computação/USP e bacharel em Estatística/Unicamp. Sócia-diretora da Ampla, consultoria focada em Serviços de Inteligência.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *