O desassossego dos concorrentes e a dinâmica do mercado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Passamos pelo dia 16 de novembro, quando o único Prêmio Nobel da língua portuguesa, José Saramago, completaria 90 anos.

Entre as homenagens, está a criação do “Dia do Desassossego”*. Saramago, disse, em várias ocasiões, que escrevia para “desassossegar” seus leitores.

Ao buscar significados para esse “desassossego” em dicionários da língua portuguesa, encontra-se: “falta de sossego; inquietação, perturbação, agitação”.

E como desassossegar nossos competidores?

Fortalecendo cada vez mais as vantagens competitivas de uma empresa. Ou seja, quanto mais e melhor uma empresa mostrar seus diferenciais para seus clientes, provavelmente, melhores serão seus resultados – lucro.

E para isso, é fundamental que a empresa tenha um profissional (Inteligência Competitiva) que constantemente esteja buscando antecipar movimentos de mercado, do consumo e dos consumidores.

Voltando a Saramago, Miguel Real, crítico português, avalia que o reconhecimento mundial e a atribuição do Nobel ao escritor português, se devem a três fatores:

  1. Escrevia para um leitor universal.
  2. Criou um novo estilo na língua portuguesa.
  3. Construiu uma literatura empenhada, defensora de causas e denunciadora de situações políticas opressivas.

Observando sua empresa quais os três fatores que a diferenciam dos concorrentes?

Ainda Saramago questionou o poder, a história, a verdade, a justiça e também a Igreja Católica.

Em tendo um profissional na sua empresa que faça esse trabalho de monitorar fatores externos, quais fatores estão sendo questionados?

Os efeitos da crise na Europa, a reeleição do Presidente Barack Obama e seu impacto na América Latina, ou os atrasos nas obras para a Copa ou os mais de três milhões de microempresários?

Por isso, antes de desassossegar os administradores, gestores, líderes da sua empresa, analise se os seus competidores estão em desassossego.

Aguardo seus comentários. Boa semana!

Referência

*VIEL, Ricardo. Memorial de Saramago. Valor Econômico, 16, 17 e 18 nov. 2012. Caderno Eu & Fim de Semana, p. 8-12. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.

Avatar de Alfredo Passos

Alfredo Passos - (@profdrpassos) Partner da Knowledge Management Company, Professor ESPM, Membro da Society of Competitive Intelligence Professionals - SCIP, autor de diversos livros sobre Inteligência Competitiva.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *