Os brindes podem ser uma ferramenta poderosa de marketing quando escolhidos para participar do dia a dia de um profissional ou serem lembrados pelo cliente em momentos de lazer e outras ocasiões.
Mas como escolher o brinde certo? Canetas, chaveiros, cadernos e canecas são os mais populares e opções certas de agradar público diversificado, mas ainda há muita dificuldade por parte das empresas na escolha do brinde promocional mais adequado à sua campanha – apesar do crescimento de ofertas por parte do segmento de brindes personalizados em todo Brasil.
A decisão de comprar brindes deve vir precedida pelo planejamento, em que se estuda o brinde adequado, o objetivo ao entregar tal brinde ao cliente (utilidade, branding etc), a ocasião, a mensagem que estará no brinde personalizado e o tempo de uso do brinde relacionado à sua campanha.
Qual seu objetivo ao entregar um brinde ao seu cliente? Se o cliente for um profissional, um brinde mais caro e útil como uma calculadora, um pen-drive ou uma régua para arquiteto, com certeza fará com que esse brinde tenha valor prático e seja usado por ele.
Com a satisfação em ter tal produto, o cliente desejará outro produto de mesma qualidade e vai lembrar de que empresa? A sua, que forneceu o brinde personalizado.
Em que ocasião você entregará esse brinde? No lançamento de um serviço ou produto novo, na confraternização da empresa, na compra de um produto. A definição da ocasião pode direcionar a decisão para a escolha do brinde personalizado.
Por exemplo, certa vez fui fazer uma caminhada em montanha organizado pelo RH da empresa em que trabalhava. Os brindes que ganhei foram uma Squezze e uma mochila, no estilo saco. Tenho os brindes até hoje e recordo da ocasião com boa lembrança.
Qual será a mensagem? A mensagem que o brinde deve transmitir é de extrema importância para o sucesso de sua campanha. Mesmo sem palavras.
Algumas campanhas são temporais, como o lançamento de um filme, de um evento, de uma data de aniversário. Um brinde personalizado muito utilizado são as squezzes e canecas com imagens de filmes como Homem Aranha, Harry Potter ou camisetas para datas comemorativas.
Esse tipo de brinde tem um ciclo de vida curto, mesmo que o produto mantenha-se em boas condições de uso, a mensagem fica ultrapassada e há necessidade de renovação.
Adequação da marca e uso de cores. Não adianta ter um ótimo brinde se a marca não tem destaque ou o desenho de sua logo perde a característica em função do design do produto. As cores também devem ser levadas em consideração. Como a cor de sua logo vai se relacionar num produto de cor, vermelha por exemplo.
Você pode personalizar um produto com a logo da empresa, acrescentar uma frase, utilizar um ícone que represente uma marca. Como os exemplos abaixo:
Marcador de página com logo.
Pingente para celular adesivado com o ícone 21 que remete à Embratel.
.
.
Bloco reciclável com duas marcas em destaques trabalhando o brinde em parceria.
Inovação também deve fazer parte do planejamento do marketing promocional. Inove e surpreenda o cliente com brindes personalizados. [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Uma porção de estratégia para sua empresa não virar spam
- Destrua seu marketing digital cometendo esses 10 erros
- Ter fan pages criativas é uma ótima estratégia de marketing
…………………………
Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.
Patricia Canarim
Patricia Canarim (@patriciacanarim), jornalista atuante em marketing e presença digital com especialização em Informação Estratégica pela UFMG. Professora nos cursos online da Nautilos Marketing Digital. Mantém o blog Patricia Canarim.
2 respostas
Seus textos estar perfeito parabéns por deixar claro para o cliente Como escolher brindes promocionais, estar fácil para o cliente entender o como compra um brinde e escolher o melhor para sua empresa Carla Arantes https://www.brindesgrafica.com.br/
Ótimo artigo, realmente é muito importante saber destinar para quem e o que deseja alcançar com a distribuição dos brindes!
Mesmo sendo um texto de 2012 ele se mantém muito atual.